Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2019

Com mais de 100 exposições exibidas no Brasil e no exterior, o artista cearense Sebastião de Paula comemora 36 anos de carreira com mostra individual no Dragão do Mar

Imagem
Imagens da exposição Memórias que não escrevi, de Sebastião de Paula (Foto: Divulgação)
Filho do sertão cearense, o xilogravurista Sebastião de Paula nasceu em 1961, em Morada Nova. Foi essa origem, influenciada pelo imaginário popular nordestino, pela cultura oral sertaneja, com suas lendas e cantorias que, junto às inúmeras viagens pelo mundo com as mais de 100 exposições, trouxeram o artista à exibição de Memórias que não escrevi. Com abertura amanhã, 14, o Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebe a mostra com 22 xilogravuras impressas sobre papel, com algumas intervenções feitas com stickers (adesivos comumente utilizados na arte urbana). Memórias que não escrevi fica em cartaz até 28 de julho com entrada gratuita. O artista chegou à Fortaleza ainda na adolescência, aos 14 anos. De lá até aqui, são 36 anos de carreira expondo suas obras e impressões. Frutos das vivências entre o sertão e sua circulação por várias metrópoles do mundo. "…

Semana Nacional de Museus começa hoje

Imagem
Exposição 'Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo' será uma das atrações.


Museu do Amanhã realiza uma ação educativa que propõe conversar sobre a territorialidade dos alimentos, refletir sobre os regionalismos e o significado de tradição. (Tomaz Silva/Agência Brasil) A 17ª Semana de Museus oferecerá mais de 3 mil atrações em museus de todo o Brasil, a partir desta segunda-feira (13) até o domingo (19). A atual edição da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Em São Paulo, diversas instituições vão participar, entre elas a Pinacoteca de São Paulo, no Parque da Luz, que terá visitas educativas à exposição do artista Ernesto Neto e também à exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. O Museu Afro Brasil, …

Fieis de todo mundo se reúnem para celebrar Fátima

Imagem
Igreja celebra aparições de Nossa Senhora de Fátima com milhares de fieis de todo o mundo em santuário centro de devoção.

Vigília da peregrinação internacional foi celebrada na noite do dia 12 e contou com a presença do cardeal de Manila, D. Luis Antonio Tagle. (Santuário de Fátima)  O cardeal português D. António Marto elogiou hoje em Fátima o testemunho “impressionante” dos peregrinos que acorreram à Cova da Iria, para as celebrações do 13 de maio, resistindo ao calor. “Parabéns, muitos parabéns, e muito obrigado pelo vosso impressionante testemunho de fé, que muito me alegra e me conforta”, disse o bispo de Leiria-Fátima, no final da Missa conclusiva da peregrinação internacional. As celebrações evocativas da primeira aparição de Fátima, em 1917, foram presididas pelo cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas). “Peço que leve um grande abraço de Fátima para todo o povo das Filipinas”, disse D. António Marto. O bispo de Leiria-Fátima falou da experiência que peregrinos de…

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Imagem
Defensora dos direitos dos animais, Doris Day morreu em casa ao lado de parentes e amigos.


Doris Day em cena em 'Confidências à Meia-noite' (1959) (Divulgação) A atriz americana Doris Day, a estrela loura de voz diáfana que encarnou a namoradinha da América em musicais e comédias românticas nos anos 1950 e 1960, morreu nesta segunda-feira (13), aos 97 anos - informou sua fundação. A Doris Day Animal Foundation afirmou que Doris estava bem de saúde até que pegou uma pneumonia recentemente. Ela morreu em sua residência em Carmel Valley, na Califórnia, cercada por amigos e parentes. Além de atriz, Doris era ferrenha defensora dos direitos dos animais. "Os desejos de Doris eram de que ela não tivesse um funeral, ou um velório, e que não houvesse uma lápide em seu túmulo", disse a fundação. "Para as pessoas da minha geração, Doris Day era sinônimo de ícone de Hollywood", postou no Twitter o ator George Takei, que encarnou o Sr. Sulu na série original de "Sta…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”