Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2019

Revelação do Cordeiro de Deus

Padre Geovane Saraiva*
A criatura humana que, mergulhada na escuridão, acolhe as maravilhas de Deus através de seus mensageiros é concreta na pequenez e humildade de São João Batista. Ele, longe de toda e qualquer postura ambiciosa, dizia: “Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas, vede, depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias” (At 13, 24). Ele está no meio de nós, alimentando-nos e chamando-nos a segui-lo, mas na alegria de reconhecê-lo numa busca de coerência, como no anúncio do precursor.
Outrora, em tempos messiânicos, descreveu o profeta Zacarias como Deus suscitaria sobre Jerusalém “um espírito de graça e de consolação” (Zc 11, 10), consolação essa, entendida pelos tempos, que chega depois por outro Zacarias, muito mais conhecido, não por ser simplesmente um sacerdote, mas favorecido por ter recebido a visita do Anjo Gabriel, enquanto executava suas funções sacerdotais no templo. O Anjo lhe trouxe a notícia de que seria pai, porém sua primeira …

Reunião mensal da AMLEF - 22 DE JUNHO 2019

Reunião mensal da AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.  Palestra do presidente da OAB-CE, dr. Erinaldo Dantas, festa junina e muita alegria e descontração.




Crédito: Grecianny Carvalho

TV O POVO: Programa Letras&Livros estreia hoje, destacando escritores e gêneros literários a partir de debates com autores cearenses

Estabelecendo-se como mais uma plataforma de difusão, visibilidade e discussão sobre literatura, Letras&Livros é a nova atração das noites de sábado da TV O POVO. Apresentado pela jornalista e blogueira Isabel Costa - repórter do O POVO e autora do blog Leituras da Bel-, e com direção de Renato Abê, dramaturgo e editor do Núcleo de Imagem do O POVO, o programa foi pensado para apresentar escritores, debater obras e destrinchar gêneros e subgêneros literários. A primeira temporada, que estreia hoje às 18 horas, terá como tema central a literatura de fantasia. O Letras&Livros, mais uma das ações comemorativas pelos 30 anos do Vida&Arte, faz parte do investimento do O POVO em literatura, que conta ainda com quadro voltado ao tema no Programa Vida&Arte da Nova Brasil FM (106,5); o recém-lançado podcast Antologia, que une ficção e jornalismo; a publicação de contos do podcast no V&A; e nova edição do evento Letras&Livros, que tem próxima edição marcada para 5 de ju…

Casa de Vidro recebe evento sobre teologia e literatura em Campinas; entrada é gratuita

Evento terá lançamento do livro 'Liberdade e Sofrimento: no Diálogo entre Juan Luís Segundo e Guimarães Rosa' e acontece neste sábado (22), a partir das 10h; Por G1 Campinas e Região
A Casa de Vidro, em Campinas (SP), recebe neste sábado (22) o evento "Conversas Teológicas", com debate e reflexão sobre a relação entre teologia e literatura. O dia também terá o lançamento do livro "Liberdade e Sofrimento: no Diálogo entre Juan Luís Segundo e Guimarães Rosa", do escritor Clademilson Paulino, a partir das 10h. O evento contará com dois momentos de reflexão: uma discussão sobre a correlação entre o espaço literário de Guimarães Rosa e a teologia de Juan Luis Segundo, conduzida pelo autor do livro, e uma palestra acerca da referência cristológica presente na literatura de Fiódor Dostoievski, que será desenvolvida por Claudinei Paulino. Ambos são acadêmicos e pesquisam a interlocução entre a fé e a literatura. A conversa será intermediada por Sidney Sanches. Ser…

Seja no pódio ou no júri, Ceará é destaque no Prêmio Sesc de Literatura 2019

Por Diego Barbosa,  Natural de Canindé, Felipe Holloway venceu na categoria Romance, ao passo que Tércia Montenegro e Ana Miranda integraram a comissão avaliadora
Ao divulgar recentemente os vencedores da 16ª edição, o Prêmio Sesc de Literatura evidencia algo importante: a presença de cearenses na comenda, seja no pódio ou no júri. Não à toa, um dos ganhadores é filho de nosso chão. Felipe Holloway nasceu no município de Canindé, apesar de desde criança residir em Cuiabá (MT). Professor de Língua Portuguesa, formado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição, ele ganhou o concurso com a obra “O legado de nossa miséria”, na categoria Romance. Na seara do Conto, o mineiro João Gabriel Paulsen foi quem levou a melhor, com “O doce e o amargo”. O projeto, neste ano, teve 1969 obras inscritas, um recorde, e deve realizar a cerimônia de premiação em novembro. Em entrevista ao Verso, Felipe…