Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2018

Comportamento

Imagem
Gonzaga Mota*
Não adianta a adoção de teses ortodoxas ou heterodoxas, os exemplos de "apartheid" social persistem ao longo do tempo e continuarão, caso não surjam modificações no pensamento da humanidade relacionadas, do ponto de vista coletivo, com a paz, a justiça e a liberdade, como também, do individual, com o amor, a solidariedade e a humildade. Não podemos entender que, na época da alta e sofisticada tecnologia, representada por microprocessadores, fibras óticas, velocidade de informações medida em trilhões de "bits", conexões entre satélites, circuitos de imagem digital, existem, no mundo, dois bilhões de pessoas em extrema pobreza (dos quais três quartos são mulheres e crianças), 20% de miseráveis (cada pessoa sobrevive com menos de um dólar diário), a cada dia um quinto da população não tem o que comer, 25% dos adultos são analfabetos, enquanto mais de um trilhão de dólares (equivalentes à renda da metade da população mundial) são gastos por ano em program…

Literatura distópica feminista reflete desigualdades

Imagem
Numa ilha desolada, três irmãs foram criadas no isolamento, afastadas de uma epidemia que está fazendo com que as mulheres adoeçam. Para se proteger das toxinas, transmitidas pelos homens às mulheres, as irmãs passam por rituais de limpeza que incluem simulação de afogamento e exposição a condições extremas de calor e frio. Acima de tudo, são ensinadas e evitar o contato com os homens. Essa é a assustadora premissa do perturbador romance de estreia de Sophie Mackintosh, “The Water Cure” [Cura pela água], uma história que parece ao mesmo tempo futurista e uma fábula estranhamente familiar. Nasceu de uma pergunta simples e sinistra: e se a masculinidade fosse literalmente tóxica? “The Water Cure” faz parte de um crescente número de ficções distópicas centradas em mulheres, obras futuristas que fazem perguntas desagradáveis a respeito da persistência da desigualdade de gêneros, da misoginia e da violência contra as mulheres, a erosão dos direitos reprodutivos e as consequências extremas…

Professores do 'Fera Aprovação' dão dicas de português e literatura

Imagem
O projeto da TV Asa Branca, "Fera Aprovação", será realizado no dia 2 de novembro, no Polo Caruaru. Professores do Colégio GGE e da Wizard irão participar da ação, que visa auxiliar os estudantes que estão nos preparativos para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os professores de português, Ana Lídia Queiroz, e de literatura, Paulo Neto, ambos do GGE, integrarão o time de docentes da iniciativa e aproveitam para dar algumas dicas antecipadas a quem for fazer o Enem. Confira:
Português - Ana Lídia Queiroz Português - Ana Lídia Queiroz
Olá fera, para você ficar sabendo, o gênero publicitário, assim como todos os gêneros textuais, possui regras para sua formação. Em sua produção há sempre contato direto entre texto e leitor por meio de verbos no modo imperativo e pronomes que garantem a marca da interação.
Literatura - Paulo Neto G1 Caruaru Literatura - Paulo Neto
Olá fera, para você ficar sabendo, a Semana de Arte Moderna que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, no…

Conheça possíveis temas para a redação do Enem deste ano

Imagem
Com a proximidade do Enem, que acontece em novembro, é fundamental exercitar habilidades específicas cobradas pela prova. Dois consultores pedagógicos elencam possíveis temas de redação para o Exame deste ano, assim como os argumentos necessários para trabalhar cada um desses assuntos. – Sustentabilidade e reciclagem As discussões acerca da reciclagem são recorrentes e podem vir a se tornar tema da redação do Enem 2018. De acordo com a Alana Vivas, consultora pedagógica do SAS Plataforma de Educação, o tema possibilita ao estudante sugerir diferentes soluções para problemas ambientais, considerando as ações que já vêm sendo realizadas no Brasil e outras práticas sustentáveis que combatem o acúmulo de lixo, em especial o plástico. “Uma das propostas possíveis é o aumento de investimento público em pesquisas e produção de materiais biodegradáveis que possam substituir o plástico e não agredir o meio ambiente”, aconselha. – Envelhecimento da população Aumento da expectativa de vida, dimin…

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira

Imagem
A recomendação é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar sem imprevistos. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. (Reprodução)
Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas.
A recomendação da pasta é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Além do local, o cartão também indica número de inscrição, data e horários das provas, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade – se foi solicitado –, e o idioma estrangeiro escolhido.
A assessoria do Inep afirmou que não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas. De acordo com o órgão, os dado…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil