Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2018

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós que recorremos a vós!

Fernando S Rocha Filho*

Celebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho “Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral”. Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama.
Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.
Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e campones…

Literatura vale-paraibana será destaque na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A literatura da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RM Vale) será destaque no “Espaço Coletivo Editorial”, que estará na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto, no Anhembi. O estande, uma parceria entre o Coletivo Editorial, The Bhaktivedanta Book Trust, Almanaque Urupês e o Taubaté Shopping, reunirá escritores da região para bate-papo e lançamento de livros, além de contar com biblioteca com obras de escritores da RM Vale. “O Taubaté Shopping, um dos maiores polos geradores de cultura de Taubaté, segue firme com a missão de democratizar o acesso ao livro e valorizar a cultura regional, dedicando na Bienal do Livro, evento mais importante do segmento, um espaço à literatura vale-paraibana e sua diversidade”, explica Mauro Fontes, gerente de marketing do Taubaté Shopping. No espaço haverá uma exposição que retrata o encontro da literatura da Índia, um dos braços de atuação do Coletivo Editorial, com a do Vale do Paraíba. A mostra homenage…

Exposição 'Eu leitor' aposta em tecnologia e interatividade para estimular literatura em Brasília

Por G1 DF A Biblioteca Nacional de Brasília recebe, até 23 de setembro, a mostra "Eu leitor". A exposição mistura interatividade e tecnologia – com vídeos, imagens em 3D e projeções – para tratar da história da escrita e da importância da leitura. O percurso da exposição passa por cerca de 500 autores. É possível escutar gravações de trechos de livros, mexer na disposição das linhas de grandes obras, montar uma constelação própria de autores – e, no fim, deitar-se em redes para ler as obras disponibilizadas pela Biblioteca Nacional com uma vista ampla da Esplanada dos Ministérios.