Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2017

Site disponibiliza acervo raro de fotografias de Icó das décadas de 1940 a 1970

Registros fotográficos das décadas de 1940 e 1970 apresentam o cotidiano da população de Icó. Em constante mudança, o olhar passa pela cidade durante o tempo, emoldurada por seculares casarões, sobradões, igrejas e monumentos como o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, e a Casa de Câmara e Cadeia. As fotos e as informações detalhadas de cada uma delas agora estão disponíveis online, em um total de 36.821 documentos sobre o patrimônio histórico e cultural brasileiro. Tudo isso por meio da Rede de Arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As imagens de Icó são compostas da visita de João José Rescala a Icó, em 1941, quando existia o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Iphan, e da década de 1970, quando foi realizado estudo de tombamento para o conjunto histórico de Icó. Dentre os raros elementos presentes, estão o coreto da Praça Marcial Teixeira Pequeno, em 1941; a praça com o coreto de Genebaldo, na década de…

Com lista de tarefas do bem, “Baleia Rosa” propõe o oposto de jogo mortal

Nas últimas semanas, um jogo conhecido como Baleia Azul ganhou notoriedade por incentivar o suicídio de adolescentes. Em reação, uma dupla de publicitários idealizou a versão positiva do game, com desafios que estimulam a corrente do bem-estar.Foto: Reprodução / Facebook Eu Sou Baleia Rosa
Descobrir que uma pessoa que você ama segue uma série de 50 tarefas cujo o objetivo é levá-la ao suicídio é desesperador. Mas é o que propõe o “Baleia Azul”, um jogo mortal que vem sendo praticado em comunidades fechadas nas redes sociais. Nas últimas semanas, o jogo ganhou notoriedade, principalmente, com notícias de que adolescentes estavam seguindo as atividades propostas pelo Baleia Azul. Chocados com o teor do jogo, dois publicitários paulistanos criaram o “Baleia Rosa”, uma versão positiva do game, que propõe uma lista de tarefas do bem e estimula a corrente do bem-estar.
Entre as propostas da “Baleia Rosa” estão tarefas como “Converse com alguém com quem você não fala há muito tempo” e “Grite …

Museu da Fotografia realiza workshop e palestra com fotojornalista Evandro Teixeira

Inaugurado em março deste ano, o Museu da Fotografia já ocupa espaço relevante no contexto cultural do Estado, como um importante equipamento no campo das artes visuais. Após apresentar seu acervo à população, o equipamento agora realiza sua primeira atividade de formação, voltada tanto a profissionais e estudantes de fotografia quanto para o público em geral apaixonado pela linguagem. Neste sábado o Museu recebe o fotojornalista Evandro Teixeira para ministrar o workshop "Como trabalhar a fotografia para jornal". No mesmo dia, ele participa da segunda edição do Papo Fotográfico, com o tema "A importância da fotografia no contexto da história", também no Museu. Inédito em Fortaleza, o workshop tem vagas limitadas. Interessados devem fazer a inscrição na recepção do Museu, até sábado (29), das 12h às 17h - ou até o limite de vagas ser atingido. O valor da inscrição é de R$ 100, com pagamento somente em espécie. Já a palestra contará com mediação dos editores de fot…

Exame de sangue detecta retorno de câncer

Médicos britânicos conseguiram identificar o retorno de um câncer um ano antes dos exames tradicionais, em uma descoberta animadora para o combate à doença, conseguindo rastrear no sangue sinais de câncer quando este era apenas um pequeno amontoado de células invisíveis a raio-X e tomografia. Pode ser que isso permita aos médicos tratar o tumor de forma precoce, o que também aumentaria as chances de curá-lo. O estudo também pode levar a novas ideias para remédios contra câncer, após notar como DNA instável permite a rápida evolução do tumor. A pesquisa focou em câncer de pulmão, mas pela essência básicas dos processos estudados, podem ser aplicadas a outros tipos de câncer. O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo, e o principal objetivo do estudo era acompanhar o seu desenvolvimento. Exame  Para verificar se um câncer pode estar voltando, os médicos precisam saber o que exatamente têm de rastrear. Por isso, partiram de amostras de tumores de pulmões removidos durante cirurgias. …

Shopping de Fortaleza faz desfile em homenagem ao dia das mães

(Foto: Divulgação)O RioMar Fortaleza recebe, até 28 de abril, mais uma edição do Fashion Mom. O evento conta com desfiles de moda das lojas do shopping em que na passarela as modelos são as mamães e os filhos e a família a plateia. Durante os dias de desfile , as mães irão apresentar as novas coleções das lojas de roupas, sapatos, bolsas, joias e acessórios femininos do shopping. Veja mais… As ‘mamães-modelos’ foram convidadas pelas lojas do shopping para participar do evento como forma de homenagear às clientes pelo Dia das Mães. Todos os desfiles acontecem no piso L2, no Lounge Manhattan, a partir das 18h. Cada desfile conta com a participação de cerca de 30 mamães. Para participar dos desfiles, os convidados recebem os convites de cada loja e de cada mamãe que desfila.
Programação de Desfiles 26/04 18h – Rosa Chá 20h – Jhon Jhon 27/04 20h – Bayusha 28/04 18h – D’Noite 19h – Hering e Rosamango 20h – Sagian Local: Piso L2, Lounge Manhattan, RioMar Fortaleza O Povo

Novo filme da Marvel, "Guardiões da Galáxia, volume 2" estreia nos cinemas de Fortaleza

Os cinemas de Fortaleza recebem nesta quinta-feira, 27, três novos filmes. Destaque para o segundo longa da franquia "Guardiões da Galáxia", que estará em exibição em 19 cinemas da Capital e da Região Metropolitana.  "Norman: confie em mim", do diretor norte-americano Joseph Cedar, e "Além das Palavras", do britânico Terence Davies, são as outras estreias que completam a lista de filmes disponíveis nos cinemas da Capital. Com direção de James Gunn (II), "Guardiões da Galáxia, volume 2" estreia sob grande expectativa do público. A franquia baseada em heróis pouco conhecidos da Marvel retorna após três anos do primeiro filme. Os personagens, agora mais conhecidos, viajam através do cosmos e lutam para tentar manter sua família unida. Em meio às viagens, eles tentam desvendar os mistérios da verdadeira paternidade de Peter Quill (Cris Pratt). >>> Leia crítica do filme "Guardiões da Galáxia, volume 2" "Norman: confie em mim&quo…