Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 14, 2018

“Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”

Homenagem ao 30º aniversário de ordenação presbiteral do Padre Geovane Saraiva Ricardo Alves* A liturgia das horas, oração oficial da Igreja, no responsório breve das vésperas, do comum dos pastores inicia da seguinte forma: “Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”. É com esta nota que começo minhas breves palavras. De fato, Deus quis consagrar homens frágeis para guardar o seu povo. Neste sentido, o guarda provê tudo o que é necessário para o bem do redil a ele confiado, cuidando diligentemente até entregar ao verdadeiro pastor de nossas almas, Cristo Jesus. O presbítero, homem de Deus, consagrado para a missão, participa do sacerdócio de Jesus Cristo, mediante a sua ordenação, agindo em nome de Cristo cabeça. Há 30 anos, Dom Aloísio Lorscheider, conferia pela imposição das mãos e oração consecratória, o 2º grau da ordem a Pe. Geovane Saraiva, o presbiterado, no popular: foi ordenado padre. Neste período, o mesmo exerceu sua atividade pastoral em diversas localidades desta arquidi…

Parabéns, Padre Geovane!

Carlos Delano Rebouças*

Trinta anos, de fato, não são trinta dias, e sim três décadas que muito podem representar na vida de qualquer pessoa, sobretudo, na de alguém que a dedica no propósito de sempre exaltar o nome do Senhor.
Há quem acredite em escolhas, justificando-as pela condição na qual Deus nos dignifica, permitindo-nos o livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de tomarmos decisões por conta própria. Contudo, é um presente valioso de Deus, porque nos permite escolher amá-lo de “todo o coração” (Mateus 22, 37).

Mas com o devido respeito, peço humildemente licença às escrituras sagradas para aferir minha opinião a respeito dessa condição de escolha, quando até mesmo pode parecer, em alguns momentos, que mais significa estar escrito para algumas pessoas que os caminhos a serem seguidos na terra já vêm predestinados, sob os planos e o controle de Deus.
Assim vejo a trajetória do querido, respeitado e ilustro Padre Geovane Saraiva, digníssimo pároco da nossa Igreja de Santo Afonso, n…

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Ricardo Jardel Silveira* Francisco Geovane ou, em uma tradução livre, Francisco Jovem, é filho de agricultores humildes da comunidade de Mazagão II da cidade de Capistrano-CE. Daquele casal de agricultores que vivenciou o drama da infertilidade por quatorze anos, brotaram cinco filhos, sendo que o terceiro destes viria a ser Apóstolo do Cristo. Desde cedo, aprendeu a devoção a São Francisco de Assis com o próprio Pai, que durante várias décadas peregrinava, a cada setembro, à cidade de São Francisco de Canindé, distante quarenta e sete quilômetros de Mazagão, para visitar a basílica e assistir à Missa. Seguindo os passos da Fé no Cristo, que transbordava em seu próprio lar, aos dezessete anos, o Francisco Jovem, sem olhar para trás, troca o arado do campo pelo arado do Senhor, embarca enfim em seu sonho de adolescente, de se tornar Pescador de Homens.

Durante aproximadamente dez anos, realiza seus estudos de Filosofia e de Teologia nas cidades de Salvador, Brasília e Viamão, e então …

Diretora Gabriela usa o horror como espelho de uma sociedade violenta

por Diego Benevides - Crítico de cinema Luciana Paes, Murilo Benício e outros integrantes do elenco em diferentes momentos do filme, que debate temas como homofobia e racismo Um dos nomes mais criativos do cinema brasileiro contemporâneo, Gabriela Amaral Almeida lança nos cinemas "O Animal Cordial", seu primeiro longa-metragem após uma carreira premiada de curta-metragista. A nova obra segue algumas propostas já familiares da cineasta, utilizando-se do gênero de horror para dialogar com questões sociais. Na trama, assaltantes invadem um restaurante de classe média de São Paulo. Entre os reféns estão Inácio, o dono do estabelecimento, interpretado por Murilo Benício, e a garçonete Sara, vivida por Luciana Paes, parceira de longa data da diretora. Sempre tentando fugir do óbvio, o roteiro, faz com que as escolhas dos personagens sirvam como elemento surpresa. A entrega do elenco, que ainda inclui nomes como Irandhir Santos, Humberto Carrão e Camila Morgado, garante a boa articu…

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo

Os adjetivos e conjunto de comportamento que determinavam o que fazia de alguém um homem, aos poucos, começam a ser desafiados. Homem chora, sim. Tem sentimentos. Cuida dos filhos e cozinha. Na medida em que a revolução feminista parte para mais uma etapa, o conceito de masculinidade também se modifica. Para discutir o tema, foi realizado até um evento de três dias em São Paulo. O Homem Brasileiro trouxe debates da pesquisa ao comportamento de consumo. Enquanto as mulheres lutam pelo mercado de trabalho, segurança em casa e respeito ao seus corpos, a luta do homem contemporâneo é pela capacidade de se expressar e aceitar os próprios sentimentos. Ainda que os desafios impostos pelo machismo sejam enormes para elas, eles também têm comportamento moldado por ele. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, 90% dos homens brasileiros têm pensamento machista e 67% concordam que homem de verdade não chora. No entanto, o rumo para aceitação de novos moldes começa a se tornar mais cl…

Matemáticos descobrem quem compôs 'In My Life', dos Beatles, usando estatística

Matemáticos de Harvard e Dalhousie, chegaram a uma resposta por meio de estatísticas, após observarem a frequência de termos usados por cada membro da banda.


Opinião de Devlin faz sentido ao se observar a contradição entre os dois músicos. (Arquivo) Até hoje não se sabe ao certo quem escreveu a canção In My Life, lançada pelos Beatles em 1965. No entanto, os matemáticos Mark Glickman e Ryan Song, da Universidade de Harvard, e Jason Brown, de Dalhousie, chegaram a uma resposta por meio de estatísticas.
O trio participou da conferência Joint Statistical Meetings, no Canadá, e apresentou o modelo Sacola de Palavras, que reúne os vocábulos de um texto sem considerar a ordem deles e a gramática. A partir dele, os pesquisadores observaram a frequência de termos usados por cada membro da banda e concluíram que a música foi escrita por John Lennon.
O matemático Keith Devlin, da Universidade de Stanford, explicou à rádio norte-americana NPR que os pesquisadores analisaram 70 melodias de Lennon …

A sedução de Deus

Padre Geovane Saraiva*
A Igreja, comunidade dos batizados, espalhada por todo o Brasil, vive o mês vocacional, recordando a todos que a vida é vocação: da parte de Deus, é um chamado; da dos seguidores de Jesus de Nazaré, uma resposta. Essa resposta deve ser sempre mais generosa, compreendida como vida espiritual – vida de oração – a partir do interior, numa luta desigual, nas exigências e desafios do mundo, mas na convicção de que Deus precisa de nós na sua obra redentora. Na mais segura convicção da necessidade do sacerdócio ministerial, que Cristo, sumo e eterno sacerdote, além de sua viva presença no seio da comunidade dos batizados, nutra-a por meio de sua palavra e da eucaristia, despertando-a da fome de justiça, solidariedade e paz.
Aproveito a circunstância vivida pela Igreja, por ocasião do mês vocacional, para agradecer ao bom Deus pelos meus 30 anos de ministério sacerdotal (14/08/1988), com um lema que escolhi, embora longe de vivenciá-lo na sua plenitude: "Seduziste-me…

Cascavel sedia Seminário de Leitura e formações gratuitas em Educomunicação, Arte e Cultura

As formações serão realizadas em duas etapas durante o mês de agosto na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE, com vagas abertas para educadores da região e todo o entorno, incluindo escolas em Pindoretama e Beberibe Foto: Divulgação / Assessoria Uma jornada intensa de oficinas práticas com atividades para além da sala de aula, despertando um novo caminho de ensino-aprendizagem com o lúdico, a cultura, a arte e o incentivo à leitura fazendo parte do cotidiano da escola! Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar, o Programa de Desenvolvimento da Educação do Instituto Brasil Solidário, avança para mais uma etapa no Ceará, levando para o município de Cascavel/CE, seminários, oficinas e formações gratuitas em eixos como Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias. Dividida em duas etapas durante o mês de agosto, a iniciativa pretende alcançar mais de 400 p…