Pular para o conteúdo principal

Cascavel sedia Seminário de Leitura e formações gratuitas em Educomunicação, Arte e Cultura

As formações serão realizadas em duas etapas durante o mês de agosto na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE, com vagas abertas para educadores da região e todo o entorno, incluindo escolas em Pindoretama e Beberibe
Foto: Divulgação / Assessoria
Uma jornada intensa de oficinas práticas com atividades para além da sala de aula, despertando um novo caminho de ensino-aprendizagem com o lúdico, a cultura, a arte e o incentivo à leitura fazendo parte do cotidiano da escola! Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar, o Programa de Desenvolvimento da Educação do Instituto Brasil Solidário, avança para mais uma etapa no Ceará, levando para o município de Cascavel/CE, seminários, oficinas e formações gratuitas em eixos como Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias.
Dividida em duas etapas durante o mês de agosto, a iniciativa pretende alcançar mais de 400 participantes, entre educadores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação dos municípios de Cascavel, Pindoretama e Beberibe, no Ceará.
O projeto já está com inscrições abertas através do
e-mail: administrativo@brasilsolidario.org.br ou pelo telefone: (85) 9 9646.2474

Seminário da Leitura
Abrindo as atividades, o município de Cascavel/CE, recebe no dia 14 de agosto, um Seminário de Leitura, que será realizado no auditório do Hotel Jangadas da Caponga – Águas Belas/CE, pela manhã, de 08h às 12h. Na mesma semana, entre os dias 15 e 17 de agosto, começam as primeiras oficinas práticas de mediação de leitura, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, que acontece de 08h às 17h. As ações incluem desde técnicas de organização e montagem da biblioteca, conteúdo teórico e prático para atividades de contação de histórias, até a doação de um acervo de mais 1000 livros para a biblioteca da escola.
Enriquecendo o intercâmbio literário entre os educadores, a semana de oficina de leitura contará também com participação de representantes das escolas e secretaria de educação dos municípios de Cabaceiras/PB e Tracuateua/PA, regiões que já receberam as oficinas do IBS e são exemplos de continuidade das ações nas escolas sendo motivadas pelos próprios alunos e educadores do município, com grupos que foram criados a partir das oficinas e hoje mobilizam toda a comunidade.
II Etapa de Oficinas Práticas
A segunda etapa de oficinas práticas acontece entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, de 08h às 17h, na Escola Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE. As formações serão realizadas por profissionais que são multiplicadores das atividades do PDE/IBS em várias regiões do Brasil e estarão ministrando oficinas de Teatro de Sombras e de Bonecos (Nado Rohrmann – Companhia de Inventos/MG), Fotografia e Audiovisual (João Macul/SP e Jefferson Maciel/BA), Xilogravura (Carolina Lopes/RJ), Oficina de Artesanato/ Materiais para Montagem da Biblioteca (Levina Borges/BA), Mediação de Leitura (Zenaide Farias/RN), Construção de espaços literários (Rociania Barreto/CE) e Teatro (Daniele Yanes Rodrigues/CE).
Promovendo ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em mais de 25 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE, a proposta está sendo fomentada de modo a alcançar 100% das escolas dos três municípios participantes, garantindo representantes de cada escola envolvida. “O IBS já tem alcançado resultados muito positivos nas escolas do Ceará, os educadores percebem que o projeto consegue utilizar de recursos e linguagens simples, aproveitando o que a escola e a comunidade já oferecem dentro do seu contexto cultural, e passam a mobilizar ações ainda maiores, com participação das famílias, da comunidade, dando espaço para o protagonismo dos próprios alunos. Além deles, termos participantes de outros Estados como Paraíba e Pará, que também estarão se deslocando para as formações”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.
Segundo o Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira, os educadores estão recebendo as ações do Instituto Brasil Solidário com muito entusiasmo e disposição para dar continuidade em sala de aula. “Nós estamos multiplicando atividades do Instituto Brasil Solidário desde o ano passado, tem escolas com ações de Educação Ambiental, educação financeira e de incentivo à leitura só com as ideias coletadas na formação que aconteceu em Beberibe, agora que estamos tendo essa oportunidade das oficinas serem realizadas diretamente na escola do município, a ideia é potencializar ainda mais essa iniciativa. Pela secretaria, estamos dispostos a garantir multiplicação em pelo menos 10 escolas da região”, ressaltou Fábio.
Regionalismo e Valorização Cultural
Para esta edição, as formações ganharam um reforço importante de parcerias e apoiadores locais que vão contribuir para enriquecer as oficinas com ações que valorizam e ressaltam a identidade e os potenciais da própria região, como a participação do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro e de artistas plásticos que trabalham com a cerâmica e o cipó da comunidade de Bica e Moita Redonda. A oficina, que será realizada com produção de vários materiais artesanais, além do conhecimento técnico, permitirá aos educadores o contato com tradições ancestrais do município de Cascavel, que é um dos principais polos de produção da cerâmica artesanal.
No eixo de incentivo à leitura, a Oficina de Contação de Histórias, será ministrada pela atriz Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, e atualmente, é produtora cultural e diretora da companhia de teatro itinerante – InConto Marcado. A formação promete uma semana de muita produção criativa e interativa, com técnicas de postura, controle da voz, além do estudo sobre o vasto acervo da biblioteca e as muitas possibilidades de contação de histórias e aprendizado dentro de cada gênero literário.
Serviço
Seminário de Leitura – dia 14/08;
Horário: 08 às 12h
Local: Hotel Jangadas da Caponga
(Endereço: Av. Ipanema, s/n – Praia de Águas Belas, Cascavel – CE)

I Etapa de Oficinas práticas
Oficina de Mediação de Leitura – de 15 a 17/08;
Horário: 08 às 17h
Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

II Etapa de Oficinas práticas
Oficinas de Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias – de 30/08 a 01/09;
Horário: 08 às 17h
Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …