Pular para o conteúdo principal

Exposição reúne 500 peças de Santos Dumont, inclusive réplica de aeronave

Alberto Santos Dumont
A trajetória profissional e de vida de Santos Dumont – também conhecido como o pai da aviação – é tema de uma exposição com mais de 500 peças. A vida de Alberto Santos-Dumont é contada entre fotos, documentos, objetos, vídeos e até réplicas. Juntos esses itens detalham a trajetória do pai da aviação.
“Detalhes da vida cotidiana dele. As pessoas vão encontrar por exemplo, o imposto de renda do Santos Dumont, recibo de carro, cartas que ele escrevia para a família. Tem coisas muito próximas do homem Santos Dumont”, explica a curadora da exposição, Luciana Garbin.
É a primeira vez que o acervo de Santos Dumont chega a Fortaleza. Um dos destaques é a réplica, em tamanho original, da aeronave Demoiselle, considerada sua obra-prima. 
“Com a Demoiselle, ele voou todos os dias durante um ano, então é um pai dos ultraleves modernos. Na verdade, a aerodinâmica ali é muito semelhante à dos ultraleves que continuam voando hoje em dia. A gente fez uma réplica em tamanho real. É impressionante, porque é tudo de bambu, de seda, parece muito frágil. Mas, com a Demoiselle, Santos Dumont chegou a alcançar 96 km/h na época”.
A exposição do acervo de Santos-Dumont acontece no Espaço Cultural Unifor até o dia 9 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.
Tribuna do Ceará

Comentários