Exposição reúne 500 peças de Santos Dumont, inclusive réplica de aeronave

Alberto Santos Dumont
A trajetória profissional e de vida de Santos Dumont – também conhecido como o pai da aviação – é tema de uma exposição com mais de 500 peças. A vida de Alberto Santos-Dumont é contada entre fotos, documentos, objetos, vídeos e até réplicas. Juntos esses itens detalham a trajetória do pai da aviação.
“Detalhes da vida cotidiana dele. As pessoas vão encontrar por exemplo, o imposto de renda do Santos Dumont, recibo de carro, cartas que ele escrevia para a família. Tem coisas muito próximas do homem Santos Dumont”, explica a curadora da exposição, Luciana Garbin.
É a primeira vez que o acervo de Santos Dumont chega a Fortaleza. Um dos destaques é a réplica, em tamanho original, da aeronave Demoiselle, considerada sua obra-prima. 
“Com a Demoiselle, ele voou todos os dias durante um ano, então é um pai dos ultraleves modernos. Na verdade, a aerodinâmica ali é muito semelhante à dos ultraleves que continuam voando hoje em dia. A gente fez uma réplica em tamanho real. É impressionante, porque é tudo de bambu, de seda, parece muito frágil. Mas, com a Demoiselle, Santos Dumont chegou a alcançar 96 km/h na época”.
A exposição do acervo de Santos-Dumont acontece no Espaço Cultural Unifor até o dia 9 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.
Tribuna do Ceará

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

MASP completa 50 anos de histórias

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado