Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2014

Papa Francisco: Jesus é o nosso primeiro advogado

Cidade do Vaticano (RV) - Jesus reza por cada um de nós, mostrando ao Pai as suas chagas. É uma das passagens fortes da homilia do Papa Francisco na Missa na manhã desta terça-feira na Casa Santa Marta. O Pontífice sublinhou que Jesus é nosso advogado, que nos defende mesmo se somos culpados e cometemos muitos pecados.
A despedida de Jesus, a despedida de São Paulo. As leituras do dia ofereceram ao Santo Padre a oportunidade para deter-se sobre a oração de intercessão. Quando Paulo vai embora de Mileto, observou Francisco, todos estão tristes e assim havia acontecido com os discípulos quando Jesus pronunciara o discurso de despedida antes de “ir ao Getsêmani e começar a Paixão”. O Senhor, prosseguiu o Papa, consola eles, e “há uma pequena frase de despedida de Jesus que faz pensar”. Jesus “fala com o Pai, neste discurso, e diz: ‘Eu rezo por eles’. Jesus reza por nós”. Como tinha rezado por Pedro e por Lázaro diante do túmulo. Jesus nos diz: “Todos vocês são do Pai. E eu rezo por vocês …

As advertências do Papa à Renovação Carismática

Cidade do Vaticano (RV) – O pedido que o Papa Francisco fez à Renovação Carismática à unidade está contido também em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

O Pontífice concluiu sua participação no Estádio Olímpico de Roma, no domingo, com um apelo: “Busquem a unidade da Renovação, porque a unidade vem do Espírito Santo. A divisão vem do demônio. Fujam das lutas internas, por favor.”

Na Evangelii Gaudium, Francisco escreve que quando somos nós que pretendemos a diversidade e nos fechamos em nossos particularismos, em nossos exclusivismos, provocamos a divisão; e, por outro lado, quando somos nós que queremos construir a unidade com os nossos planos humanos, acabamos por impor a uniformidade, a homologação. Isto não ajuda a missão da Igreja.

Os dons do Espírito Santo servem para renovar e edificar a Igreja. Não se trata de um patrimônio fechado, entregue a um grupo para que o guarde; mas são presentes do Espírito integrados no corpo eclesial, atraídos para o centro que é Cristo.

De fat…

Oração pela paz na Terra Santa é uma convocação

Cidade do Vaticano (RV) - “Não deve ser considerado somente um momento para pedir o dom da paz. É uma convocação espiritual e moral para todos”. Sergio Paronetto, vice-presidente nacional da Pax Christi, comentou para a Rádio Vaticano o convite do Papa Francisco aos presidentes de Israel e Palestina, para rezar no Vaticano, pela paz na Terra Santa no próximo dia 8 de junho.
“Espero que seja uma ocasião capaz de despertar a escuta recíproca, de modo a alcançar uma forma de desarmamento mental e emocional. Desarmamento dos medos, das obsessões, dos preconceitos, das arrogâncias, dos fanatismos. Devemos despertar as energias da família humana, redescobrindo a nossa carteira de identidade relacional. Como escreve David Grossman – recorda Paronetto – é preciso ressuscitar a pessoa dentro das armaduras”.
Indicativa a data escolhida para o encontro, que recai no dia da Solenidade de Pentecostes: “A paz é uma pessoa, - repete frequentemente Francisco - é o Espírito Santo”.
Paronetto convida a pe…

EUA: condenados à prisão perpétua escrevem ao Papa

Washington (RV) – Cerca de 500 jovens detentos dos Estados Unidos e condenados à prisão perpétua escreveram ao Papa. E Francisco respondeu, declarando-se “profundamente comovido”.

A troca de correspondências foi referida pelo jornal dos jesuítas estadunidenses “America Magazine”. O conjunto de 500 cartas foi recolhido pelo Diretor Executivo da Iniciativa Jesuíta para a Justiça Restaurativa, Padre Michael Kennedy.

«Li as cartas que chegaram de todos os ângulos dos Estados Unidos, por parte de centenas de jovens condenados com tão pouca idade à prisão perpétua sem condicional. Suas histórias e seus pedidos de que esta forma de sentença seja revista à luz da Justiça e que exista a possibilidade de reforma e de reabilitação me comoveram profundamente», escreveu Francisco ao sacerdote jesuíta.

O padre Kennedy entregará a cada detento uma cópia da resposta do Pontífice.

A existência de condenados à prisão perpétua com menos de 18 anos constitui uma preocupação para associações dos Direitos Huma…

Semana ecumênica no Brasil: mutirão pela unidade

Brasília (RV) – Está em andamento em todo o Brasil a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

O tema “Acaso Cristo está dividido?” quer refletir sobre as diversas expressões de fé, em torno do mesmo Cristo. A atividade é promovida pelo Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos (CPUC) e Conselho Mundial de Igrejas (CMI) de 1º a 8 de junho.

Em mensagem enviada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), as igrejas desejam que a Semana de Oração possa ser ocasião de “convívio fraternal”.

“Convidamos a cada um de vocês a se unirem a este grande mutirão pela Unidade, que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Cada um é chamado a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor, vencendo preconceitos e buscando o respeito e a unidade”, diz o texto.

Confira a íntegra da carta do Conic para a Semana de Oração:

Irmãos e Irmãs da Caminhada Ecumênica!

Nós, representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), nos …

Cristo ficará verde e amarelo

domtotal.comEm dias de jogos do Brasil, o monumento ganhará as cores da Seleção.Rio de Janeiro se enfeita para a Copa do Mundo que começa dia 12. O Cristo Redentor será iluminado em verde e amarelo na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, e em todos os jogos do Brasil no Mundial. Para a homenagem, serão utilizados 300 novos projetores de led, que vão economizar energia e permitir a utilização de cores variadas na iluminação do monumento em outras ocasiões.

A iluminação especial é fruto de um acordo entre a Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, administradora do Cristo.  De acordo com o presidente da Rioluz, Henrique Pinto, a empresa está negociando para que a iluminação especial com as cores do Brasil seja mantida durante todo o período da Copa, e não apenas quando houver jogos das seleção brasileira. "Como estamos tocendo para que o Brasil chegue até a final, esperamos que o Cristo também fique verde e amarelo no ultimo …

O capitalismo selvagem está de volta

domtotal.comNo sistema capitalista, crescimento alto e desigualdade menor é 'anomalia histórica'.Idosa pede esmolas nas ruas de Roma: capitalismo em estado selvagem está de volta. Por David Graeber*

Os capitalistas propagam a prosperidade somente quando ameaçados pela rivalidade mundial, pelos movimentos radicais e pelo risco de rebeliões locais.
Na década de 1990 eu costumava discutir com amigos russos a respeito do capitalismo. Este período era aquele em que muitos dos jovens intelectuais do Leste europeu se mostravam vívidos para abraçar qualquer coisa associada com este sistema econômico em particular, ainda que as massas proletárias de seus países continuassem profundamente desconfiadas.
Sempre que eu trazia alguns excessos criminosos cometidos pelas oligarquias e por políticos corruptos que estavam privatizando tudo a favor de si próprios, eles simplesmente davam de ombros.
Lembro de um russo, com seus 20 e poucos anos, explicando para mim: "Se olharmos para os Estad…

A força que ergue e destrói coisas belas

domtotal.comCarta à minha filha, engenheira debutante, nesse momento crítico da história do Brasil."Então o Rio será uma cidade submersa. Os escafandristas virão explorar sua casa, sua alma, desvãos". Por Carlos Eduardo Leão*

Tomo a liberdade de compartilhar com os meus leitores uma página dirigida à minha filha Eduarda que hoje se forma em Engenharia. São palavras de incentivo e esperança que se fazem necessárias nesse crítico momento político que vivemos:
Minha filha tão querida, hoje você acorda ainda mais bela. Seu semblante, de traços perfeitos e suaves, está enriquecido por uma alegria que transcende o entendimento comum e nos contagia de forma irreversível. Um misto de orgulho e admiração invade sem nenhuma cerimônia o meu coração, totalmente envaidecido por mais este sonho realizado.
Hoje, você acorda engenheira! Um fato corriqueiro não fosse o raro brilhantismo que acompanhou a sua trajetória impecável nos bancos da Escola de Engenharia da UFMG. Não se trata de coruj…

O gesto ecumênico de Franciso

domtotal.comPapa se ajoelhou para receber a oração das 50 mil pessoas sobre ele.Francisco, ajoelhado diante a multidão: não é um gesto pacífico na Igreja. Por Luigi Accattoli

"Recomendo-me à eloquência dos gestos", disse Francisco aos bispos italianos no dia 19 de maio: e ei-lo nesse domingo (1º) no Estádio Olímpico de Roma, ajoelhado para "receber" a oração das 50 mil pessoas sobre ele. Aqui a eloquência está na capacidade daquele gesto de dar uma evidência plástica ao seu constante pedido "rezem por mim". O gesto desse domingo não é um gesto pacífico na Igreja, porque, no meio da multidão que rezava por ele, também havia os "carismáticos" pertencentes a Igrejas protestantes. Assim como não ocorrerá sem ressonâncias polêmicas o encontro de oração do próximo domingo, ao qual ele chamou os presidentes Shimon Peres e Abu Mazen. O papa Bergoglio sabe bem que os gestos não são eloquentes se forem inócuos, mas falam quando abalam. Francisco fez o gest…

PADRE GEOVANE SARAIVA: um pouco de sua história

Padre Geovane Saraiva*
Padre Geovane Saraiva, nascido aos 30 de Outubro de 1956, em Capistrano - CE, filho de Agapito Saraiva Costa e de Maria Eliete Saraiva. Sacerdote de origem simples e humilde iniciou o estudo das primeiras letras na Escola Pública de Mazagão, Distrito de Capistrano - CE. O menino Geovane, desde cedo, manifestou sua vocação para o sacerdócio, que foi postergado pelas circunstâncias, uma vez que, como bom filho que era, e é, de ajudar os pais nos trabalhos da propriedade do pai, obrigando-o a permanecer em Mazagão. A providência divina tarda, mas não falha, diz a Sabedoria Popular. Aos 17 anos deixa a casa de seus queridos pais, no seu sonho de dedicar-se à messe do Senhor. Esse desejo do seminário fala mais alto.
No inicio de 1974, ingressa no Seminário de Tucano, Estado da Bahia, transferindo-se depois para Ilhéus, também na Bahia. A seguir, em 1976, transfere-se para a longínqua cidade de Campo Mourão, no Estado do Paraná, quando completa o Curso Secundário em 1979…