Postagens

Mostrando postagens de Outubro 7, 2016

FRANCISCO, O AVENTUREIRO DA PAZ

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O dia de São Francisco, em  4 de outubro, mantém-nos viva toda uma simbologia, na constante busca da paz tão sonhada, dentro da Igreja e da sociedade como um todo. Que as humildes e confiantes súplicas de todas as pessoas de boa vontade, no dadivoso exemplo oferecido ao mundo pelo poverello de Assis, cheguem aos céus, numa clamorosa inspiração de gratidão fervorosa, no sentido de que todas as armas, sobretudo as armas do ódio e do rancor, armazenadas no coração das pessoas, transformem-se em instrumentos daquela paz proclamada pelo Santo de Assis.
No tempo em que São Francisco viveu (1182-1226), era fácil encontrar pessoas armadas, num constante estado de guerra, pelas armas conduzidas na cintura, preparadas para o que desse e viesse. Nosso mundo de hoje, 800 anos distante do vivido pelo trovador de Assis, também não foge à regra, com as pessoas de todas as classes sociais, começando pelo interior, encontrando-se bastante armadas. A paz anunciada com a própria v…

SABEDORIA GREGA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Por volta do ano 405 a.C., foi representada pela primeira vez no teatro grego a peça: “Ifigênia em Áulis”, escrita pelo dramaturgo Eurípides, autor de inúmeras outras peças, dentre dramas satíricos e tragédias.
Na peça “Ifigênia em Áulis”, Eurípides trata sobre o drama do rei Agamenon em ter de sacrificar a própria filha, de modo a obter ventos favoráveis para que a esquadra grega aportada em Áulis pudesse partir em direção à Troia e ali ser vitoriosa.
  Agamenon, rei de Micenas, era o Chefe Supremo dos exércitos gregos que combateriam em Troia, tudo em razão do rapto da bela Helena, esposa do rei espartano Menelau – irmão de Agamenon – pelo príncipe troiano Páris. Os exércitos gregos se reuniram no porto de Áulis, donde partiriam para Troia; todavia, os ventos eram completamente desfavoráveis. Assim, o adivinho Calcas informou que os ventos mudariam somente se a filha de Agamenon, Ifigênia, fosse dada em sacrifício à deusa Ártemis.
Agamenon, Menelau, Calcas e…

Temer sanciona lei que endurece punições para tráfico de pessoas

Imagem
Texto prevê pena de prisão de 4 a 8 anos para quem cometer o delito. Proposta havia sido aprovada pelo Senado em setembro. Do G1, em Brasília
O presidente Michel Temer sancionou a lei que endurece as punições para pessoas que cometem tráfico interno e internacional de pessoas. A sanção foi publicada nesta sexta-feira (7) no "Diário Oficial". A proposta, que foi aprovada pelaCâmaraem 2015 peloSenadoem setembro deste ano, gira em torno de três eixos: prevenção e repressão dos crimes; e atenção às vítimas.
Antes dessa lei, não havia uma legislação sobre tráfico de pessoas de forma mais abrangente, somente sobre tráfico de mulheres e de crianças. O texto procura adequar a legislação brasileira a acordos internacionais que tratam do tema.
O texto acrescenta ao Código Penal o crime de tráfico de pessoas que, segundo a proposta, é agenciar, recrutar, transportar, comprar, ou alojar pessoa mediante ameaça, violência, coação fraude ou abuso com a finalidade de:

Estresse vivido na infância acelera envelhecimento, segundo estudo

Imagem
Experiência impactou no tamanho dos telômeros, parte do cromossomo. Estudo avaliou 4.598 pessoas de mais de 50 anos nos Estados Unidos. Da France Presse

Estresse durante a infância pode impactar saúde na fase adulta, segundo estudo (Foto: Phil Boorman / Cultura Creative) As dificuldades familiares e o estresse vividos na infância poderiam acelerar o envelhecimento na idade adulta, segundo um estudo que sugere o impacto biológico duradouro dos traumas sofridos durante os primeiros anos de vida. Os pesquisadores mediram o comprimento dos telômeros, estruturas do DNA protetoras dos cromossomos, cujo encurtamento ao envelhecer está vinculado à maturidade celular e às doenças. Para este estudo, publicado nesta segunda-feira (3) nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS, em sua sigla em inglês), os autores compararam o comprimento dos telômeros das glândulas salivares de 4.598 homens e mulheres de mais de 50 anos nos Estados Unidos, que responderam entre 1992 e 2008 a perguntas sobre …

Livro "Para Belchior com amor" reúne histórias inspiradas na obra do compositor cearense

Imagem
Show de lançamento traz clássicos de Belchior interpretados pelos cantores cearenses Erickson Mendes, Jord Guedes e Lúcio Ricardo. Livro é organizado pelo escritor e letrista cearense Ricardo KelmerBelchior é um literato. Nada mais justo do que homenageá-lo com literatura. Para isso, 14 escritores cearenses escrevem, em contos, crônicas e cartas, histórias que misturam realidade e ficção costurando a obra do poeta, cantor e compositor cearense. 'Para Belchior com amor' será lançado nesta sexta-feira, 7, no show Belchior Sete Zero, no Theatro José de Alencar. Com 96 páginas, o livro organizado pelo escritor e letrista cearense Ricardo Kelmer será vendido a R$ 10 nos eventos de lançamento, começando nesta sexta. Os músicos Erickson Mendes, Jord Guedes e Lúcio Ricardo interpretam os grandes sucessos do cantor, acompanhados de Moacir Bedê, Fábio Amaral e André Benedecti. Fascinado pela obra do poeta desde a adolescência, Kelmer afirma que a ideia é fugir das homenagens convenciona…

Estátua da Liberdade terá em breve novo museu

Imagem
A Estátua da Liberdade, ícone dos Estados Unidos que recebe em sua ilha cerca de 4,3 milhões de turistas por ano, logo terá um museu moderno e multimídia, anunciaram nesta quinta-feira autoridades nova-iorquinas.
A célebre estátua de Auguste Bartholdi e Gustave Eiffel - um presente da França aos Estados Unidos para marcar o centenário de sua independência em 1876, e inaugurada em 1886 - não conta desde 2001 com um museu verdadeiramente seu.
Ordens de segurança reforçadas após os atentados de 2001 reduziram a capacidade de acolhida da exposição localizada dentro do monumento a apenas 20% do total de visitantes da Liberty Island, explicou o Serviço Nacional de Parques, que administra o lugar.
A fundação que gere a Liberty Island e a vizinha Ellis Island - e que renovou o Museu da Imigração de Ellis - lançou nesta quinta-feira a construção desse edifício de vidro, que deverá custar 70 milhões de dólares.
Quando inaugurar em 2019, o museu oferecerá uma bela vista de Manhattan simultaneame…

STF considera vaquejada inconstitucional

Imagem
Essa prática passa a ser ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida.
"Não se pode admitir o tratamento cruel aos animais", disse Toffoli.
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nessa quinta-feira (6) inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida.
A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e questionava, especificamente, a legislação cearense. Contudo, a decisão do STF poderá ser aplicada nos demais estados e no Distrito Federal.  O julgamento, iniciado em agosto do ano passado, terminou com seis votos a favor da inconstitucionalidade e cinco contra.
Muito comum no Nordeste, a vaquejada é uma atividade competitiva no qual os vaqueiros tem como objetivo derrubar o boi puxando o animal pelo rabo.
Votaram a favor os ministros …

Ator Mark Wahlberg: Os católicos precisamos de santos sacerdotes

Imagem
(ACI).- “Quero que os meus filhos e as gerações futuras tenham bons sacerdotes em suas vidas, assim como eu tive”, expressou o ator e produtor de cinema Mark Wahlberg, através de um vídeo publicado na página do Facebook do Departamento de Vocações da Diocese de Providence, nos Estados Unidos. Wahlberg, cujo vídeo foi dirigido à Conferência Nacional de Diretores Diocesanos de Vocações (NCDVD) em Boston, aos seus 45 anos foi indicado ao Oscar por seu papel no filme “Infiltrados” (2006) e foi um sucesso de bilheteria em “Transformers 4: A era da extinção”, “Invencível” e “Uma saída de mestre”; embora também em filmes polêmicos como “Ted”. “Minha fé católica é a âncora que sustenta tudo o que faço na vida. Em minhas orações diárias peço direção e força em minha vocação de esposo e de pai”, continuou Wahlberg. Além disso, disse se sentir “abençoado por ter tido muitos sacerdotes maravilhosos” em sua vida. “Durante a minha infância em Dorchester, de vez em quando estava envolvido em problem…

Hoje é celebrada Nossa Senhora do Rosário, o auxílio dos cristãos

Imagem
(ACI).- “O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa”. Estas são as palavras de São João Paulo II que remetem à data celebrada neste 7 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário. Foi a própria mãe de Deus quem pediu que essa oração fosse difundida para a obtenção de graças abundantes. Em 1208, a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão para ensinar-lhe a rezar o Rosário e pediu que ele difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé. Foi por causa deste anúncio do santo que as tropas cristãs, antes da Batalha de Lepanto (7 de outubro de 1571), rezaram o Santo Rosário e venceram os turcos otomanos. Em agradecimento a Nossa Senhora, o Papa São Pio V instituiu esta data como a Festa de Nossa Senhora das Vitórias e acrescentou o título de “Auxílio dos…

Bancários de pelo menos 17 estados e do DF encerram greve

Imagem
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Os trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Brasil decidiram pelo fim da greve em assembleia feita na tarde de hoje (6), em capitais do de 16 estados e voltam ao trabalho amanhã (7) após 31 dias de greve em Acre, Amapá, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Piauí, Minas Gerais, Amazonas, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Alagoas, Pará, Ceará e no Distrito Federal, onde já foram concluídas as assembleias dos sindicatos dos bancários. No entanto, os bancários da Caixa decidiram manter a paralisação pelo menos no Rio de Janeiro e em Pernambuco e São Paulo. Em São Paulo, cerca de 5 mil trabalhadores participaram das três assembleias (Banco do Brasil, Caixa e bancos privados), segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ontem (5) ao Comando Nacional dos Bancários, na 11ª rodada de negociação, um acordo com validade de dois anos, no qual, em 2016 a categor…

Prêmio Nobel da Paz é concedido ao presidente da Colômbia

Imagem
Da Agência Lusa Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, recebe o Prêmio Nobel da Paz -EPA/Olivier Douliery/Arquivo Agência Lusa



O prêmio Nobel da Paz foi concedido ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil no país, que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220 mil colombianos. O prêmio foi anunciado hoje (7) pelo Comitê Nobel norueguês.
Juan Manuel Santos Calderón nasceu em Bogotá, a capital, no dia 10 de agosto de 1951. Advogado e economista, ele ocupa a presidência da Colômbia desde 2010. É membro do partido De la U (Partido Social de Unidade Nacional). Antes de ser eleito, foi ministro da Defesa no governo de Álvaro Uribe.

Campanha arrecada brinquedos e roupas para crianças da região metropolitana de Fortaleza

Imagem
Ação organizada pela chef Dannia Lucena tem o objetivo de angariar brinquedos e roupas para cerca de 100 crianças da comunidade Jurema, no município de CaucaiaFoto: Arquivo pessoalChef cearense Dannia Lucena destina metade da renda de doces para realização da festa No Brasil, outubro é o mês das crianças. A data foi criada em novembro de 1924, mas, somente em 1955 passou a se comemorar devido às estratégias de marketing utilizadas por uma grande empresa de artigos infantis. Infelizmente, muitas das nossas crianças não podem contar com esse dia de alegria.
Pensando nisso, a professora Dannia Lucena, que atua na área gastronômica há 9 anos e que também é mãe, decidiu realizar a campanha “ Alegrando e Saboreando” para ajudar as crianças e também os pais que muitas vezes não têm condições de proporcionar um momento de alegria aos filhos no dia 12 de outubro. “Muitas vezes os pais até desejam dar um presente ou passear com os filhos, mas as condições não viabilizam para que isso aconteça. …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599