Postagens

Mostrando postagens de Março 24, 2017

O STF NÃO PODE SER FANTOCHE  

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* O Ministro do STF, Gilmar Mendes, mostrou-se indignado com o "vazamento seletivo" das informações relacionadas à Operação Lava Jato. Disse que a Procuradoria Geral da República não está acima da lei e que corre o risco de o STF transformar-se em seu fantoche. Senhor Ministro, Tudo o que o Ministério Público, a Polícia Federal, diversas instituições e a sociedade brasileira querem é que o STF não seja mesmo um fantoche. Que o STF não seja fantoche ao terem alguns de seus Ministros com fortes ligações e amizades íntimas com autoridades investigadas na Operação Lava Jato. Que o STF não seja fantoche ao decidir pelo fim do sigilo da "Lista de Janot", já pedido pelo Procurador Geral da República, pois é preciso saber quem nela se encontra. Que o STF não seja fantoche ao decidir pela autorização das investigações contra todos os políticos envolvidos na Lava Jato, inclusive, os chefes do Executivo e do Legislativo. Que o STF não seja fantoche…

O PREÇO DA VERDADE

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* A verdade é para poucos, para os corajosos. A verdade implica em enfrentar pessoas poderosas e influentes, jogos de poder e pelo dinheiro. Alguém é capaz de avaliar o alto preço cobrado àqueles que se dispõem a investigar crimes de alta complexidade, envolvendo pessoas influentes e empresas multimilionárias? No episódio da "Operação Carne Fraca", desencadeada pela Polícia Federal, o governo brasileiro se empenha em desacreditar o trabalho da Polícia Federal e enaltecer a qualidade do produto brasileiro, exportado para países do mundo inteiro. Confie no sistema! Diz o Ministro da Agricultura. Nas entrelinhas, diz o Ministro: não confie na Polícia Federal. Como confiar no sistema? Se nada nesse país é confiável? Se agentes públicos e empresários - mais uma vez - se valem da velha propina para que seus interesses sejam atendidos? Como confiar no sistema? Se os grandes frigoríficos são financiadores de partidos políticos e de campanhas políticas? As…

ESPÍRITO DE SABEDORIA

Imagem
Padre Geovane Saraiva*


Em Jesus de Nazaré, Deus Pai, realizou o sonho da pessoa humana radicalmente livre, dando-lhe resposta e sentido à vida, convencendo-a de que no seu mistério de amor, a criatura humana é chamada a um permanente e estreito diálogo com o absoluto de Deus.  O convite é para fazer a mesma experiência que ele realizou, numa atitude de entrega confiante, experimentando a salvação, que é dom e graça, valendo-me da assertiva do Papa Francisco (19/03/2017): “Jesus nos fala como à Samaritana. Sabemos quem é Jesus, mas talvez não o tenhamos encontrado pessoalmente, falando com Ele, e não o tenhamos ainda reconhecido como o nosso Salvador”.
O livro dos Provérbios mostra para humanidade a sabedoria bem próxima de Deus, mesmo antes da criação, lá estava ela, agindo no mundo. Chega mesmo a afirmar que ela é a primeira obra da criação, tomando parte em todas as coisas, criadas por Deus, como se fosse arquiteto ou mestre de obras. A sabedoria, segundo o Livro Sagrado, confunde-se…

Desafios

Imagem
Gonzaga Mota* A exclusão econômica e social é mais do que uma característica inaceitável da sociedade brasileira. Trata-se de um problema que poderá ameaçar a própria estabilidade da nossa juvenil democracia. Afinal, como podemos legitimar uma democracia cujos frutos não podem ser compartilhados pela maioria da população? Temos uma carga       tributária altíssima, mas o que é arrecadado não retorna em favor do cidadão comum no que diz respeito aos serviços públicos que lhe são prestados. A concentração de renda perdura como um dos mais marcantes traços da sociedade brasileira atual. As taxas de juros, ainda muito elevados, inviabilizam os investimentos produtivos. A crise nacional encampa setores básicos da atividade humana, atingindo agudamente a economia, a política, a saúde, a educação, a segurança, em todas as camadas sociais, principalmente as menos favorecidas. Entretanto, é na ética e na moral que se encontra, a gênese, a força-motriz que gera toda a crise em que estamos envol…

Cearense pesquisa água na Holanda

Imagem
Há nove anos na Holanda, o professor cearense Luewton Lemos estudou Engenharia Civil na UFC, onde fez graduação e mestrado (em Saneamento), até que embarcou para Delft para fazer o doutorado, em física aplicada. Nesta época, começou a trabalhar com sistemas de dessalinização. De 2008 a 2012 trabalhou como doutorando na Universidade. Defendeu a tese, fez concurso para professor e começou a dar aulas no Norte do país, na NHL. Casado com uma filósofa, a mulher faz mestrado em psicologia. Ele tem dois filhos, um adolescente no ensino médio e uma criança de seis anos. O mais novo nasceu na Holanda, mas como filhos de brasileiros, só teria passaporte europeu se os pais abrissem mão da cidadania brasileira. “Optamos pela brasileira, é claro”, diz Luewton.A NHL é uma universidade de ciências aplicadas. Trabalha com a demandas das empresas. Uma das tarefas de Luewton é buscar convênios com empresas holandesas com negócios no Brasil. Tem projetos com empresas que têm filial no País. Exemplo é a…

Adolescente católica com Síndrome de Down questiona a ONU

Imagem
SIDNEY, 24 Mar. 17 / 06:00 am (ACI).- Olivia Hargroder é uma estudante australiana que nasceu com síndrome de Down e, com apenas 17 anos, fez um grande discurso em defesa das pessoas que têm esta deficiência ante a Organização das Nações Unidas (ONU).A menina foi convidada a falar em 21 de março na 12ª Conferência Mundial do Dia da Síndrome de Down na sede da ONU em Nova York, onde era a única estudante da Austrália convidada a dar um discurso.Embora os médicos tenham dito que nunca aprenderia a falar, Olivia fez o seu primeiro discurso no ano passado em uma conferência nacional de educação e atualmente faz parte da Associação da Síndrome de Down Queensland (Austrália), está terminando o último ano do colégio e trabalha meio período em um supermercado.“Tenho certeza de que o médico que disse que eu nunca falaria não imaginou que eu estaria aqui em Nova York falando com vocês nas Nações Unidas. Deste modo, quando nasce um bebê com síndrome de Down, simplesmente não podemos esperar o me…

Aplicativo chega ao mercado oferecendo serviços de apoio à entidades sociais

Imagem
A Pross é uma plataforma on line que ajuda a solucionar necessidades do dia-a-dia, conectando pessoas com profissionais próximos a sua região. Também facilita a busca por entidades sociais para o voluntariado, doações ou ajudar necessitados.É possível encontrar no aplicativo Pross App  a possibilidade de ligação entre instituições filantrópicas (Profissionais Sociais) e candidatos a trabalho voluntário. Funcionando similarmente à busca por um serviço, o candidato ao trabalho pode escolher a instituição pela localização ou causa (Assistência ao Idoso, Crianças e Jovens, Atenção à Mulher, Dependência Química, Proteção Animal e Meio Ambiente) ou ir direto a uma instituição específica.O voluntário também pode indicar instituições que precisam de trabalho voluntário e ainda não estão no aplicativo. As entidades filantrópicas também recebem uma quantia em dinheiro a cada negócio fechado por meio do aplicativo. “Acreditamos que com isso vamos facilitar o voluntariado e pessoas em maiores nec…

Hong Kong retira do mercado carne importada do Brasil

Imagem
Hong Kong anunciou nesta sexta-feira que irá retirar do mercado a carne brasileira supostamente adulterada e procedente dos 21 estabelecimentos investigados na operação Carne Fraca.A cidade, um dos maiores mercados para a carne brasileira, já havia proibido no início da semana as importações de carne do Brasil, assim como a China continental.As autoridades afirmam que as exportações caíram de 63 milhões de dólares diários a apenas 74.000 dólares.O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, anunciou a "retirada completa" de toda a "carne fresca, congelada e de ave" importada das fábricas no centro da crise."Não pudemos eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar", disse Ko aos repórteres para explicar sua decisão.Ko ressaltou que seis das fábricas afetadas no Brasil exportaram carne a Hong Kong e disse esperar que a ação devolva a confiança aos consumidores em relação à carne brasileira não proveniente das fábricas envolv…

Toquinho, João Bosco e Joyce interpretam Tom Jobim

Por Larissa Troian
Repórter Dom TotalÉ em homenagem ao grande maestro, compositor, pianista, cantor, arranjador e violonista Tom Jobim, que Toquinho, João Bosco e Joyce se encontram nesta noite de sexta-feira (24), no Palácio das Artes. No repertório, clássicos do artista considerado um dos criadores da bossa nova como “Águas de Março”, “Desafinado”, “Ela é Carioca”, “Água de Beber”, “O morro não tem vez” e “Garota de Ipanema”.Em entrevista exclusiva ao Dom Total, Toquinho revelou que a primeira composição que aprendeu era de autoria de Tom: “Antes de começar a estudar violão eu já estava envolvido com a Bossa Nova. Ouvia Dick Farney, Lúcio Alves, Maysa, Agostinho dos Santos e me impressionava o estilo de interpretação e as canções de seus repertórios. A música de Tom já prevalecia em todos eles e tornava-se cada vez mais presente em minhas preferências musicais, principalmente com ‘Esse seu olhar’”.Parceiros de longas datas, Toquinho se apresentou em 1977 ao lado de Tom, Vinícius e Mi…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil