Cearense pesquisa água na Holanda

Há nove anos na Holanda, o professor cearense Luewton Lemos estudou Engenharia Civil na UFC, onde fez graduação e mestrado (em Saneamento), até que embarcou para Delft para fazer o doutorado, em física aplicada. Nesta época, começou a trabalhar com sistemas de dessalinização. De 2008 a 2012 trabalhou como doutorando na Universidade. Defendeu a tese, fez concurso para professor e começou a dar aulas no Norte do país, na NHL. Casado com uma filósofa, a mulher faz mestrado em psicologia. Ele tem dois filhos, um adolescente no ensino médio e uma criança de seis anos. O mais novo nasceu na Holanda, mas como filhos de brasileiros, só teria passaporte europeu se os pais abrissem mão da cidadania brasileira. “Optamos pela brasileira, é claro”, diz Luewton.

A NHL é uma universidade de ciências aplicadas. Trabalha com a demandas das empresas. Uma das tarefas de Luewton é buscar convênios com empresas holandesas com negócios no Brasil. Tem projetos com empresas que têm filial no País. Exemplo é a Paques, em Piracicaba (SP), e a Water Let Fonds, em Minas. A Paques é a maior de tratamento de esgoto do mundo. Há mais de 10 anos está no Brasil.

Ele pode tanto trabalhar com a tecnologia das empresas na Holanda, testando equipamentos, como pode dar suporte no escritório brasileiro. Quando desenvolve projetos com estas empresas, ele traz alunos de mestrado e doutorado do Brasil para a Holanda. Quando voltam, são potenciais engenheiros da companhia. Outra, a Magnito tem unidade em Fortaleza.

O edital de dessalinização da Cagece tem cooperação de Luewton. Começou quando o governador Camilo Santana esteve no país, em agosto do ano passado, levado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio. O presidente é ex-professor do pesquisador cearense na UFC. Na visita, Camilo conheceu o complexo Water Campus, uma área que junta empresas, escolas técnicas e universidade. Camilo viu possibilidades.

Uma delas foi a abertura de edital via Funcap, para buscar tecnologias para o semiárido, como alternativas de fontes de água. A outra hipótese era dar suporte para o edital de dessalinização que está sendo lançado pela Cagece.

O Povo

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado