Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2016

PAPA ELOGIA «CRESCENTE PRESENÇA FEMININA» NA AÇÃO MISSIONÁRIA

Imagem
Agência Ecclesia 15 de Maio de 2016, às 11:48         http://missaodivinooleiroafrica.blogspot.pt/ Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2016 sublinha importância da evangelização em contextos de dificuldade
Cidade do Vaticano, 15 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco saudou a “crescente presença feminina” na ação missionária da Igreja Católica, numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano.
“Sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina”, refere, na mensagem para o Dia Mundial das Missões 2016, que se celebra em outubro.
O texto intitulado ‘Igreja missionária, testemunha de misericórdia’ assinala que muitas mulheres, leigas ou consagradas, estão empenhadas em vários campos da missão, desde “o anúncio direto do Evangelho ao serviço sociocaritativo”.
“Ao lado da obra evangelizadora e sacramental dos missionários, aparecem as mulheres e as famílias que entendem, de forma muitas vezes mais ade…

30 MI DE CRIANÇAS NUNCA FORAM AO DENTISTA NO BRASIL

Imagem
domtotal.com Os problemas dentários estão entre os mais graves na área de saúde pública. 85% das pessoas com 18 anos deveriam estar com todos os dentes. Os problemas dentários estão entre os mais graves na área de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente a população carente. É o que revela pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Os primeiros resultados, divulgados até hoje, mostram que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes. Entre as mulheres de baixa renda com mais de 50 anos, o índice chega a 55,9%. A Pesquisa Mundial de Saúde da OMS foi realizada com o objetivo de avaliar os sistemas de saúde de 71 países. Segunda a organização Dentistas do Bem, 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil.

O pior desfecho para a doença cárie é a perda dentária. Cientificamente, a extração dos dentes é considerada como uma decorrência do agravamento das doenças bucais mais prevalentes, entre elas a cárie. Mas na p…

VEM, ESPÍRITO SANTO!

Imagem
domtotal.com
Pentecostes marca a realização final da Páscoa. A promessa de Jesus cumpriu-se hoje. A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo João 20, 19-23.
Por Marcel Domergue*

Referências bíblicas
Missa de Vésperas
1ª leitura: "Foi chamada Babel, porque aí o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo" (Gênesis 11,1-9) Salmo: 103(104) - R/ Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. 2ª leitura: "O Espírito intercede em nosso favor com gemidos inefáveis". (Romanos 8,22-27) Evangelho: "Aquele que crê em mim, rios de água viva jorrarão do seu interior". (João 7,37-39)
Missa do dia
1ª leitura: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas". (Atos 2,1-11) Salmo: 103(104) - R/ Enviai vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. 2ª leitura: "A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum". (1 Cor 12,3-7.12-13) Sequência: "…

FILME REPETE VELHAS PRÁTICAS MASCULINAS

Imagem
domtotal.com Sátira política traz a atriz Dira Paes como senadora envolvida com empreiteira. Dira Paes em cena de 'Mulhers no Poder'. Por Nayara Reynaud O sentimento mais suscitado durante a exibição de “Mulheres no Poder” é o de estranheza. Parte dela é prevista pela própria produção, que propõe a inversão de papéis na política nacional, majoritariamente masculina, para discutir a baixa representação feminina nesta e em outras áreas, além de criticar o modus operandi governamental por todo o país, no qual acordos corruptos entre políticos, assessores e lobistas conduzem licitações fraudulentas. O segundo sentimento é o da execução falha, apesar das boas intenções do cineasta Gustavo Acioli. Em seu segundo longa, o diretor volta a trabalhar com Dira Paes, que esteve em seu debut “Incuráveis”, drama premiado no Festival de Brasília. Ela assina a produção e estrela o filme como a popular senadora Maria Pilar, que tenta ganhar seu espaço em Brasília, garantindo os interesses de uma …

GOLPE NO BRASIL: O NERVOSISMO DE PONTUAL, DA GLOBONEWS, AO FALAR SOBRE REPERCUSSÃO INTERNACIONAL NEGATIVA

Imagem
Diante da enxurrada de notícias e declarações críticas da mídia internacional com relação ao afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff, o correspondente da emissora nos Estados Unidos foi obrigado a falar sobre o assunto e, ao noticiar o editorial do NYT que sai em defesa de Dilma, chega até a gaguejar. Vídeo viralizou nas redes. Assista
Por Redação Pontual Na noite da última sexta-feira (13), apenas dois dias após o afastamento provisório, pela decisão do Senado, da presidenta eleita Dilma Rousseff, boa parte dos maiores jornais do mundo repercutiam negativamente o impeachment da petista e, principalmente, a formação do governo do vice-presidente Michel Temer (PMDB).
Ignorando, até então, o golpismo e os interesses que permeiam o processo de afastamento de Dilma, a GloboNews foi obrigada, até pelo alcance das informações nas redes, a noticiar a repercussão internacional negativa que estava posta com a formação de um governo composto apenas por homens, brancos e, principalmente,…

ATRIZES VÃO DESCALÇAS AO FESTIVAL DE CANNES COMO FORMA DE PROTESTO

Imagem
Julia Roberts, Kristen Stewart e Sasha Lane fizeram parte do movimento.
Em 2015, mulheres que usavam sapatos baixos foram impedidas de entrar. Do G1, em São Paulo, com informações de agências internacionais Julia Roberts caminha descalça pelo tapete vermelho do Festival de Cannes. (Foto: Antonin Thuillier/AFP) As atrizes Julia Roberts, Kristen Stewart e Sasha Lane inovaram no tapete vermelho do Festival de Cannes, nesta edição: decidiram tirar os sapatos e caminhar descalças. O objetivo delas, de acordo com a imprensa internacional, é protestar contra o fato de, no ano passado, mulheres terem sido impedidas de entrar no festival por usarem calçados sem salto.

HISTORIADORA MARY DEL PRIORE MAPEIA A VIDA COTIDIANA NO BRASIL-COLÔNIA

Imagem
por Luciano Trigo HTTP://G1.GLOBO.COM/POP-ARTE/BLOG/MAQUINA-DE-ESCREVER/POST/HISTORIADORA-MARY-DEL-PRIORE-MAPEIA-VIDA-COTIDIANA-NO-BRASIL-COLONIA.HTML Com mais de 30 livros publicados, a historiadora Mary Del Priore está lançando o primeiro volume de uma ambiciosa tetralogia: “Histórias da gente brasileira – Vol.1: Colônia” (Leya, 432 pgs. R$ 54,90). Menos preocupada com os grandes fatos, feitos e nomes, vitórias e fracassos que marcaram a nossa nação que com aspectos esquecidos da vida cotidiana, ela investiga os códigos da vida de personagens anônimos e esquecidos. Busca, assim, registrar as verdadeiras histórias de pessoas comuns, mostrando como elas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir, como se relacionavam.  Nesta entrevista, Mary fala sobre a sua pesquisa, que lança luzes sobre a formação da nossa identidade como brasileiros.
- De que maneiras o caráter e a identidade nacionais começaram a ser moldados já no Brasil-colônia? Que traços sociais e cult…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”