Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2016

LIVRO: “SENTIDOS DO TEMPO, SENTIDOS DO ÓCIO, SENTIDOS PARA O VIVER”

Imagem
Primeiro Doutor em Psicologia é um Padre Sacerdote é professor na FCF e  transformou tese em livro que será lançado nesta sexta-feira no Shopping RioMar Padre Francisco Antônio Francileudo, professor da Faculdade Católica de Fortaleza –FCF, consagra-se como o primeiro Doutor em Psicologia do estado do Ceará. O sacerdote lança em coautoria com o professor José Clerton de Oliveira Martins, seu primeiro livro intitulado “Sentidos do Tempo, Sentidos do Ócio, Sentidos para o Viver”. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 17h, na Livraria Leitura do shopping RioMar.
“Ser o primeiro doutor em Psicologia formado no estado do Ceará é uma vitória, fruto de disciplina, organização e excelente orientação do professor Clerton Martins”,conta padre Francileudo. O livro é o desdobramento da tese de doutorado de Psicologia do padre, defendida na Universidade de Fortaleza -Unifor, lançado pela Grácio Editor , de Coimbra, em Portugal. “O presente livro é um percurso interpretativo…

IRMÃ DOROTHY, MARTIRIZADA HÁ 11 ANOS

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
“Os mártires são exemplos máximos do perder a vida por Cristo. Em dois mil anos há uma série imensa de homens e mulheres que sacrificaram a vida para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e ao seu Evangelho” (Papa Francisco). Quando enterramos o corpo da Irmã Dorothy, em fevereiro de 2005, repetimos muitas vezes que não estamos enterrando a Irmã Dorothy, mas sim, estamos plantando-a. Ela é uma semente que vai dar muitos frutos.  Queremos celebrar estes frutos e as novas sementes que estes frutos estão produzindo, disseram as irmãs de sua congregação. Irmã Dorothy afirmou no momento no qual foi imolada: "Eis a minha alma" e mostrou o Livro Sagrado. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida iria assassiná-la, a mando do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida. Morta com seis tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, no Estado do Pará, Brasil. É a partir de uma grande e enorme simbologi…

O CHARME CONSERVADOR

Imagem
domtotal.com O pensamento conservador vê a sociedade organizada apenas por ideias e qualidades abstratas. O pensamento conservador quer passar por tolerante. Por Reinaldo Lobo*
O pensamento conservador namorou o autoritarismo fascista durante o século XX. Agora também. Mas é mais um flerte distraído, um jogo cheio de disfarces. A direita está pop e se pretende pós-moderna, faz-se passar por democrática, mas seus argumentos, seus truques dialéticos expressam o fundo de sua ideologia, sempre o mesmo. O truque mais frequente é parecer que representa as Luzes contra a escuridão da barbárie. Todos os que não comungam com suas doutrinas estão mancomunados com o terrorismo muçulmano ou com o totalitarismo que afundou com a União Soviética. Os mesmos intelectuais que justificam as ditaduras militares dos anos 60/70/80 na América Latina, hoje denunciam qualquer elevação de impostos ou medida estatal como “totalitária”. O pensamento conservador quer passar por tolerante e chama as cotas para o re…

CONVERSÃO, MISERICÓRDIA E FRATERNIDADE

Imagem
domtotal.com Começa a Quaresma e com ela nossa caminhada com Jesus, para celebrar a Páscoa. A atitude de conversão deve ser vivida através da oração, da penitência e da caridade. Por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena*

Começa a Quaresma e com ela nossa caminhada com Jesus, para celebrar a Páscoa. É tempo especial de conversão, misericórdia e fraternidade. Na Quarta-feira de Cinzas, ao receber as Cinzas, ouvimos o convite de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). A atitude de conversão deve ser vivida através da oração, da penitência e da caridade. A oração, como encontro pessoal com o Senhor, abreviando as distâncias criadas pelo pecado; a penitência, para nos libertarmos das dependências daquilo que passa e para procurarmos ser mais sensíveis e misericordiosos; e, a caridade, acolher quantos têm necessidade do nosso tempo, da nossa amizade e da nossa ajuda. Jesus nos chama a viver a oração, a caridade e a penitência com coerência. 
A cor roxa utilizada neste tempo …

FRANCISCO PEDE AOS JOVENS QUE RESISTAM ÀS REDES DE CRIMINALIDADE ORGANIZADA

Imagem
Agência Ecclesia 16 de Fevereiro de 2016, às 23:14        (Lusa) Papa alertou para ilusões da fama e do dinheiro fácil, com várias críticas aos «narcos»
Morelia, México, 16 fev 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje no México com mais de 50 mil jovens das várias dioceses do país, a quem pediu que resistam às redes de criminalidade organizada e às tentações do dinheiro fácil.
“É mentira que a única forma possível de viver, de poder ser jovem, seja deixar a vida nas mãos do narcotráfico ou de todos aqueles que a única coisa que fazem é semear destruição e morte. Isso é mentira”, declarou, durante uma cerimónia que decorreu no Estádio “José Maria Morelos y Pavón” de Morelia.
Na capital do Estado de Michoacán, centro geográfico do México e região afetada pelo narcotráfico, o Papa respondeu às interpelações feitas por vários jovens, que falaram da sua vida e da situação do país, convidando todos a rejeitar que a pobreza e a marginalização sejam uma fatalidade.
“Graças a Jesu…

ESTA MENINA QUE SÓ TEM METADE DO CORAÇÃO CORREU, ABRAÇOU E ALEGROU O PAPA

Imagem
Por María Ximena Rondón Foto: Sabrina e o abraço do Papa Crédito : Karla Robles - (Captura Vídeo)
Cidade do México, 17 Fev. 16 / 01:30 pm (ACI).- Sabrina Puig tem oito anos e apenas metade do coração. Esta pequena tem uma doença chamada hipoplasia do ventrículo esquerdo, porque um lado do coração não se desenvolveu. Foi operada quatro vezes e depende dos médicos para sobreviver. Esta menina teve a chance de abraçar o Papa Francisco no México.
Sabrina passou a cerca de segurança em frente à Nunciatura Apostólica na Cidade do México e correu para o Santo Padre, a quem abraçou com força.
Sua mãe, Karla Robles, disse ao Grupo ACI que a menina pode realizar as mesmas atividades cotidianas de qualquer outra pessoa, embora se cansa rápido. Não pode fazer muito exercício. Para ajuda-la, estão inscritas na fundação Kardias, que atende crianças com problemas cardíacos. 
Graças à fundação, no último 14 de fevereiro, ambas foram junto com outras nove crianças, acompanhadas de seus pais, para espe…

COP21: MINISTRA FRANCESA ASSUME PRESIDÊNCIA

Imagem
Em novembro, a presidência recairá no Marrocos para a COP22. A ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal. A ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, anunciou nesta quarta-feira que assumirá até novembro a presidência da conferência sobre o clima da ONU (COP21), que o ex-titular das Relações Exteriores Laurent Fabius deixou devido ao novo cargo à frente do Conselho Constitucional.
Em novembro, a presidência recairá no Marrocos para a COP22. Enquanto isso estão previstas várias reuniões formais, em particular o lançamento, em 22 de abril em Nova York, da assinatura do acordo obtido em dezembro em Paris.
O presidente François Hollande “me propôs esta responsabilidade e eu a aceitei”, declarou Royal, ex-mulher de Hollande, ao canal iTÉLÉ.
Laurent Fabius, que em um primeiro momento pensou em acumular suas funções de presidente da COP21 e do Conselho Constitucional, renunciou na segunda-feira em uma carta dirigida a Hollande.
Organismo independente, o Conselho Constituc…

SANEAMENTO DO CORAÇÃO

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Como é indispensável a vivência do batismo, o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica, o qual faz-nos integrantes do sacrifício pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-nos filhos de Deus e irmãos uns dos outros, como membros da Igreja do Filho Amado do Pai. Com o batismo se abre o caminho da esperança, o caminho da salvação, isto é, o do sonho da glória futura, proposta que nos é oferecida em todas as circunstâncias, valendo-me agora das palavras proféticas do Papa Francisco na celebração eucarística, em Ecatepec, nos arredores da capital mexicana (14/02/2016), ao apelar ao respeito pela dignidade humana, afetada pela pobreza, indiferença e insegurança: “Quantas vezes experimentamos na nossa própria carne, ou na carne da nossa família, na dos nossos amigos ou vizinhos, a amargura que nasce de não sentir reconhecida essa dignidade que todos trazemos dentro: a de filhos de Deus”.
Vivemos a Quaresma, tempo favorável à conversão do coração, tempo apro…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”