Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2016

FRANCISCO DE ASSIS: DIA DO SEU NASCIMENTO, HÁ 834 ANOS

Pe Rosivaldo Motta   5 de Julho de 2016
Dia do Nascimento de Francisco de Assis
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nasceu em Assis, no dia 5 de julho de 1182 e morreu em 3 de outubro de 1226.
Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores. Mais conhecidos como Franciscanos deram grande contribuição para a renovação da Igreja, pensada a partir dos pobres.
Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres…

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – PACATUBA-CE

 •
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacatubarealiza a festa de suaco-padroeira Nossa Senhora do Carmo de 06 a 16 de julho de 2016. O tema da festa é“Maria, a Mãe da Misericórdia”. Veja a programação completa:Dia 06 de julho (quarta) – ABERTURA E HASTEAMENTO DA BANDEIRA: 6h – Missa na Igreja do Carmo – durante o dia Adoração ao Santíssimo. 18h – Procissão saindo da Capela de Santa Luzia em direção a Igreja do Carmo. 19h Missa presidida por 

ONU reconhece papel chave da família: Unidade “natural e fundamental da sociedade”

(ACI).- O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou no dia 1º de julho de 2016, por 32 votos a favor, 12 em contra e 3 abstenções, a Resolução sobre a Proteção da Família, a qual reafirma que é a “unidade natural e fundamental da sociedade” e reconhece seu “papel chave” no desenvolvimento social. A resolução, a qual o Grupo ACI teve acesso, com um marcado caráter a favor da família, exige que ofereçam “a proteção e a assistência adequada”, assim como “o ambiente natural para o crescimento e bem-estar de todos seus membros, e especialmente às crianças”. A família, como unidade natural e fundamental da sociedade, deve receber a “proteção da cidade e do Estado”. “Os estados têm a responsabilidade principal de promover e proteger os direitos humanos e liberdades fundamentais de todos os indivíduos”, indica a resolução, ao mesmo tempo sublinha “a importância fundamental do total respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais de todos os membros da família”. A resolução …

Três novos livros para educação dos filhos

Uma coletânea com três livros destinados à família do século XXI A editora Katechesis publicou recentemente noBrasil três livros: “A Educação dos Filhos”, coletânea que agrupa conselhos para os pais vindos de santos como Santo Antônio Maria Claret, Santa Teresa de Ávila e São João Crisóstomo. “Da Vanglória e da Educação do Filhos”, de São João Crisóstomo:o livro relata os perigos da vanglória na educação dos filhos na época do autor. “Filhos e Pais – Sabedoria e orientação para os pais”: O livro é um apanhado de conselhos e vivências paroquiais retratadas por D. Fulton Sheen, um dos mais admirados bispos da Igreja Católica dos Estados Unidos do século XX. Para mais informações das obras e compra dos livros, acesse: http://katechesis.com.br ou envie e-mail para: contato@katechesis.com.br Zenit

Livro aborda formas de relacionamentos construídos por crianças da periferia de Fortaleza

A narrativa faz uma análise social e psicológica sobre a realidade da infância na comunidade do Pirambu, em Fortaleza Será lançado na próxima terça  (5), às 19 horas, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica, o livro "O Grupo como Estratégia de Sobrevivência para Crianças da Favela", da Profa. Dra. Hilda Coutinho de Oliveira. O livro fala sobre as configurações de vínculos construídos por crianças que moram no bairro do Pirambu, na capital cearense.
A pesquisadora investiga a psicodinâmica grupal com base na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas, onde afirmam que o ser humano não é apresentado como um objeto da natureza, mas sim como uma pessoa que, para existir precisa do cuidado e da atenção de um outro ser humano. O estudo baseia-se  nas seguintes referências : o grupo como espaço potencial e transicional e a tendência anti-social. A obra nasceu de pesquisa realizada…

Vocação do brasileiro

Precisamos construir um país com melhor dignidade e suprir a carência de boas lideranças.

Todo bem tem que estar revestido do projeto de Deus, mesmo com os condicionamentos humanos. Por Dom Paulo Mendes Peixoto* A palavra vocação é entendida, na Igreja, como instrumento e caminho por onde Deus realiza seu plano de amor. Portanto, é um perfeito dom que as pessoas têm para exercer sua missão com responsabilidade. Assim aconteceu com Abraão, com Moisés, com os profetas, mas continua nos dias de hoje. Podemos dizer que uma profissão, bem desempenhada, seja verdadeira vocação, doação. Na identidade da missão vocacional deve estar o desejo de fazer o bem, porque é doação, mas também o propósito de denúncia dos erros e falcatruas por quem impede os projetos de libertação. Todo bem tem que estar revestido do projeto de Deus, mesmo em meio aos condicionamentos humanos. Talvez aqui esteja a vocação do brasileiro, de construir um país com melhor dignidade. Interessante que todos nós passamos, e o …