Pular para o conteúdo principal

Livro aborda formas de relacionamentos construídos por crianças da periferia de Fortaleza

A narrativa faz uma análise social e psicológica sobre a realidade da infância na comunidade do Pirambu, em Fortaleza

Será lançado na próxima terça  (5), às 19 horas, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica, o livro "O Grupo como Estratégia de Sobrevivência para Crianças da Favela", da Profa. Dra. Hilda Coutinho de Oliveira.
O livro fala sobre as configurações de vínculos construídos por crianças que moram no bairro do Pirambu, na capital cearense.

A pesquisadora investiga a psicodinâmica grupal com base na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas ideias winnicottianas, onde afirmam que o ser humano não é apresentado como um objeto da natureza, mas sim como uma pessoa que, para existir precisa do cuidado e da atenção de um outro ser humano. O estudo baseia-se  nas seguintes referências : o grupo como espaço potencial e transicional e a tendência anti-social.
A obra nasceu de pesquisa realizada pela autora durante a elaboração da sua tese de Doutorado em Ciências Médicas, na área de Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo
O livro
Na obra, a autora cita  informações relevantes sobre a população de Fortaleza e mapeia a situação de alguns bairros, destacando a Barra do Ceará, Cristo Redentor e Cais do Porto. “Atualmente, a população marginalizada das favelas continua crescendo no Brasil. Situação na qual também se inclui o Bairro do Pirambu, em Fortaleza, formado por pessoas que migram do sertão para a capital, forçadas pelas condições climáticas de sua região de origem.  Este fenômeno é gerado pela situação política, econômica e social do nosso país, onde a crise agrava as precárias condições de sobrevivência. Apesar de seus infortúnios, a comunidade mais carente do Pirambu tem um privilégio: conta com o  apoio do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária, que o transformou na conhecida Comunidade 4 Varas e que é viabilizado por Projeto de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo à frente o Advogado Airton Barreto e o Médico Psiquiatra Prof. Dr. Adalberto Barreto”. E foi neste lócus onde a pesquisa foi realizada, oferencendo subsídios para  a contrução deste livro.


A pesquisadora observou que no Pirambu, onde quase tudo contribui para o aniquilamento,  o grupo ressurge como estratégia de sobrevivência psíquica quando as crianças usam os recursos da vincularidade para gerar solidariedade e pertinência. “Por meio de práticas lúdicas e interativas, as crianças se transformaram em heróis fortes e corajosos que enfrentam as ameaças da negligência, abandono, exclusão, violência e morte. Podendo, finalmente, transformar sua realidade frustrante e não apenas aceitá-la, sendo personagens ou sujeitos ativos que tentam reconstruir suas próprias histórias de vida” conclui a autora.



Serviço:
Lançamento do Livro - "O Grupo como Estratégia de Sobrevivência para        Crianças da Favela"
Data: 5 de julho de 2016
Local: ADUFC - na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica.
Horário: 19 horas



Com informações da Assessoria Inove Comunicação

Boa Notícia

Comentários