Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 15, 2014

S&P e Tripé - Totó

Gonzaga Mota * Inicialmente, pedimos desculpas pela aridez do assunto, bem como pela extrema limitação do texto. Nossa intenção nas poucas linhas a seguir, se for o caso, é despertar no leitor a curiosidade sobre o momento da economia brasileira, notadamente no que os analistas chamam de “avaliação de risco” e “tripé macroeconômico”.
 A Standard & Poor’s(S&P) é uma agência de classificação de risco cujo objetivo é medir a confiança dos investidores internacionais na economia de determinado país. As notas atribuídas servem como orientação para aplicação de recursos externos. No último dia 24 de março, a S&P reduziu de BBB para BBBˉ, com perspectiva neutra, a nota de risco do Brasil, ou seja, a atração por capitais financeiros ficou mais difícil. O Brasil está no limite inferior do grau de investimento, próximo ao grau especulativo(alto risco de inadimplência).
 O sinal amarelo acendeu. Acreditamos que a situação é complicada, no entanto, não é trágica desde que se procure u…

Internet leva americanos a perderem a fé

domtotal.com Por Gabriele De Palma

Nos últimos 20 anos, perderam-se 25 milhões de fiéis só nos Estados Unidos. Seria melhor dizer que 25 milhões de norte-americanos perderam a fé ou, melhor, que abandonaram a religião. A investigação do dado numérico foi feita por Allen Downey, cientista da informação do Olin College of Engineering in Massachusetts, que chegou a uma conclusão: o motivo do crescente ateísmo está relacionado principalmente pela difusão da Web. 
O fato de ser uma das principais indiciadas fica claro a partir dos dados sobre a adesão a uma religião: até 1993, menos de 8% dos norte-americanos declarava que não pertencia a nenhum credo religioso; hoje, o percentual cresceu para 18%. O ano de 1993 é o ano do nascimento da web comercial, mas o caminho para comparar os dois dados teve os seus obstáculos. 
Os dados em que Downey baseou a sua pesquisa são os coletados pela General Social Survey, a investigação sociológica que a Universidade de Chicago realiza desde 1972 e em que …

Bioética: o silêncio prudente do papa

domtotal.comPor Marco Politi

Papa Francisco: pedalando em obra de arte!

domtotal.com Roma - Um Francisco sorridente e guiando uma bicicleta: depois do grafite que retratava o Papa como super-herói, apareceu outra obra de um artista de rua. A imagem do Pontífice pedalando em uma bicicleta verde chamou a atenção de quem passava pela via da Conciliazone, em Roma. Francisco aparece sendo acompanhado por três pombas brancas, que simbolizam a paz. O artista que fez a arte não foi identificado. SIR/ANSA

O objetivo comum de João XXIII e João Paulo II

domtotal.com Papas que serão canonizados este mês trabalharam muito pela unidade da Igreja.
Roma  - Os papas João XXIII e João Paulo II, que serão canonizados no domingo 27 de abril, trabalharam muito para conseguir a unidade da Igreja e dedicaram boa parte de seu magistério a melhorar as relações com as distintas comunidades cristãs. 
João XXIII foi especialmente estimado pelas Igrejas ortodoxas, quando convocou o Concílio Vaticano II, e representantes dessas comunidades e de grupos protestantes foram convidados a participar do evento como observadores.

Segundo o falecido Cardeal Johannes Willebrands, que serviu por muitos anos como presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, João XXIII era reverenciado pelos ortodoxos russos que o consideravam “patrono do movimento ecumênico”. 
A preocupação do "papa bom” pelo ecumenismo se pode apreciar desde muitos anos antes de sua eleição como Sucessor de Pedro. Em 1944, na festa de Pentecostes na Turquia, o S…

Piora estado de saúde de García Márquez

domtotal.com Família e médicos decidem não submetê-lo a tratamento oncológico pela idade avançada.Gabo deixa o hospital onde esteve internado na Cidade do México. Por Juan Diego Quesada*

O escritor Gabriel García Márquez, de 87 anos, está recebendo cuidados paliativos na sua residência da Cidade do México devido ao câncer de que padece, segundo publicou nesta segunda-feira (13) o diário mexicano El Universal, um dos jornais mais importantes do país. A família do colombiano e os médicos, de acordo com essa notícia, decidiram não submeter o escritor a um tratamento oncológico. A decisão de não atacar diretamente a doença e de se limitar a melhorar sua qualidade de vida foi tomada tendo em conta a idade do paciente e os órgãos vitais afetados pelo câncer. Uma fonte consultada pela reportagem confirmou a informação.
Citando "fontes confiáveis", o diário mexicano explica que o câncer no sistema linfático que afetou o escritor há uma década se espalhou para outras partes do corpo co…

Artesão de palavras

domtotal.com Tímido e discreto, Herman Pieter de Boer foi um grande lírico das palavras simples.Boer: o holandês até parece a língua do amor e da solidão. Por Lev Chaim*
Muitos são os desconhecidos famosos, mas tão pouco infelizes, tal qual o recém falecido holandês Herman Pieter de Boer, que compôs coisas sublimes para outros cantarem. Para o público em geral, uma música é de quem a canta e não de quem a escreve. É como se o compositor pusesse a mão acima da cabeça do cantor e dissesse: eu o protejo com a sombra da palma da minha mão!
O cancioneiro holandês Ramses Shaffy, por exemplo, também já falecido, foi um dos que teve a sua imagem gravada pela lírica deste compositor, Herman Pieter de Boer. Egípcio de nascimento, Ramses Shaffy veio para a Holanda menino novo. Sua mãe, à morte, colocou-o num trem do sul da França para a Holanda, afim de que ele fosse criado por uma família holandesa.  
Shaffy tornou-se famoso como compositor e cantor. Mas o seu retrato perfeito foi transmitido pel…

A faceta nazista de Martin Heidegger

domtotal.com Causa escândalo a divulgação das anotações do escritor como aliado de Hitler.Martin Heidegger, identificado com um x, em ato de propaganda nazista, em 1933. Por Luis Fernando Moreno Claros*

Três novos volumes pertencentes à monumental edição das obras completas de Martin Heidegger (1889-1976), aparecidos em março na Alemanha, chamaram a atenção para a personalidade e a obra do autor controverso de Ser e tempo, “protagonista supremo da filosofia do século XX” para muitos, “filósofo nazista” a secas e trapaceiro, para outros. Tais volumes constituem as primeiras revelações dos chamados “livros pretos”, as cadernetas de capas de borracha preta que Heidegger usava para fazer anotações sobre seus pensamentos. Ele começou a usar este tipo de caderno em 1931 e continuou usando até pouco antes de sua morte.
Por vontade sua, as cadernetas só deveriam ser publicadas como epílogo de suas obras completas. Mantidas no Arquivo de Marbach, ninguém podia lê-las até então. O filho não-bioló…

Berlusconi vai cumprir pena com trabalho

domtotal.com Itália, Roma: O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi vai cumprir a condenação de um ano de detenção com trabalhos comunitários. A decisão foi tomada pelo tribunal de aplicação de penas de Milão. Partes desse vídeo:Berlusconi vai cumprir pena com trabalho (0:50)
Outros vídeosGrafite para Copa ganha painel gigante em SPObama lamenta ataque nos EUAEUA: empréstimo de US$ 1 bilhão para UcrâniaExame de DNA em massa na FrançaChile combate grande incêndio em Valparaíso+ Mais vídeos