Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 10, 2019

Interpretar textos

Imagem
Carlos Delano Rebouças*

Interpretar textos, para muitos, não é tarefa fácil. Requer alguns cuidados para não distanciar a percepção particular que teve do texto em análise daquela tida pelo autor. É como caminharem (autor e leitor) por estradas, a princípio, diferentes, mas que terminam sempre no mesmo ponto. 
Conhecer o autor é de suma importância, visto que suas características envidenciam-se nos seus escritos. Algo como personalidade, visão social e política, e crenças podem refletir nos textos, permitindo ao leitor tirar conclusões necessárias para uma correta interpretação. 
Também é importante conhecer o poder da palavra, suas possibilidades semânticas, sobretudo contextualizadas. O autor pode se apropriar dessa condição para dar outro enfoque ao que se ler, não com a intenção de dificultar a perfeita compreensão por parte do leitor, mas sim para enriquecer ainda mais o seu textos diante das possibilidade que a língua oferece.
Antes que aconteça a interpretação de um texto, que…

Vocação de pescadores de homens

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Na liturgia do 5° Domingo do Tempo Comum vemos a vocação de três figuras singulares da história do povo de Deus: Isaías, Pedro e Paulo. Deus os chama, mas antes de confiar a missão inerente ao chamado, de um modo terno e afável, se revela e se dá a conhecer. Quão maravilhoso é o profeta Isaías! Em seu inaudito testemunho, ele afirma: "...Vi o Senhor sentado num trono de grande altura...", com serafins prostrados diante de Deus em adoração e cantando: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos”. E, diante da incalculável grandeza e santidade, acha-se pecador e indigno, ao presenciar o próprio Deus, mas uma voz forte lhe fala: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”. Nota-se um Isaías vencido por Deus, respondendo num instante: “Eis-me aqui! Envia-me” (cf. Is 8).

Jesus de Nazaré dirige seu primeiro chamado a Pedro e seus companheiros de pescaria, uma vez que, até aquele momento, contava com eles, mas não como discípulos assíduos ao projeto salvífico do Pai.…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira