Pular para o conteúdo principal

Interpretar textos

Carlos Delano Rebouças*

Interpretar textos, para muitos, não é tarefa fácil. Requer alguns cuidados para não distanciar a percepção particular que teve do texto em análise daquela tida pelo autor. É como caminharem (autor e leitor) por estradas, a princípio, diferentes, mas que terminam sempre no mesmo ponto. 

Conhecer o autor é de suma importância, visto que suas características envidenciam-se nos seus escritos. Algo como personalidade, visão social e política, e crenças podem refletir nos textos, permitindo ao leitor tirar conclusões necessárias para uma correta interpretação. 

Também é importante conhecer o poder da palavra, suas possibilidades semânticas, sobretudo contextualizadas. O autor pode se apropriar dessa condição para dar outro enfoque ao que se ler, não com a intenção de dificultar a perfeita compreensão por parte do leitor, mas sim para enriquecer ainda mais o seu textos diante das possibilidade que a língua oferece.

Antes que aconteça a interpretação de um texto, que nada mais é que a conclusão que se tira dele, faz-se necessário analisá-lo a fim de melhor compreendê-lo. Isso acontece quando se verifica aspectos linguísticos, visíveis no textos, necessitando, quem sabe, de um razoável conhecimento gramatical, sobretudo dos elementos de coesão que permitem uma melhor fluidez textual. E importante também um vasto repertório vocabular, para que se identifique o que significa, por exemplo, determinada palavra, e se busque respectivos sinônimos.

Enxerga-se que detalhes, por menores que possam parecer, podem ser cruciais para fechar um entendimento correto de um texto, permitindo uma interpretação perfeita, de acordo com o que se enxerga o autor.

Portanto, estude a lingua portuguesa, leia muito, pesquise, desenvolva sua percepção, amplie o seu senso crítico-analítico e seja cauteloso ao apreciar um texto. Seguido essas sugestões poderá ter muito sucesso na hora de fazer suas interpretações.

*Professor de Língua Portuguesa e redação, conteudista, palestrante e facilitador de cursos e treinamentos, especialista em educação inclusiva e revisor de textos.

Comentários