Postagens

Mostrando postagens de Junho 27, 2017

Para desacelerar o envelhecimento, comece a cuidar dos seus telômeros

Imagem
A bióloga Elizabeth Blackburn foi uma das ganhadoras do Prêmio Nobel de fisiologia/medicina em 2009 por causa das descobertas que fez sobre os telômeros (sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades dos cromossomos) e sua relação com o envelhecimento. Parece grego? Mas a explicação desta cientista é de uma simplicidade que só mostra sua genialidade: “se você tem um par de sapatos com cadarço, vai perceber que, no fim deste cadarço, há um acabamento de plástico ou metal para protegê-lo, para que não se desgaste rapidamente. Pois imagine o cadarço como sendo o cromossomo, que carrega a nossa informação genética – e o telômero é essa pontinha que serve de proteção! Quando se desgasta, o material genético fica desprotegido e as células não podem se renovar apropriadamente”. Nos últimos meses, ela deu esta explicação várias vezes, nas entrevistas para o lançamento de “The Telomere Effect: A Revolutionary Approach to Living Younger, Healthier, Longer” (em tradução livre,“O efei…

O inglês Peter Brook lança coleção de ensaios sobre o gênio William Shakespeare

Imagem
por Dellano Rios - Editor de área
Shakespeare e Peter Brook: diretor inglês mantém uma relação permanente com a obra do bardo, ora levando-a para os palcos, ora escrevendo sobre ela Uma das definições do escritor Italo Calvino para o clássico, aquela que diz se tratar de uma obra que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer, ilustra bem a fortuna crítica de alguns autores - clássicos, claro. A fortuna crítica é uma forma de se referir ao conjunto de reflexões que se produziu sobre esta ou aquela obra, por um criador ou outro; no caso de William Shakespeare, a palavra "fortuna" tem mesmo que evocar opulência. Shakespeare tem uma obra extensa para um autor de seu tempo. Não que inexistissem autores prolíficos nos séculos XVI e XVII, mas são raros aqueles cujas obras sobreviveram e menos numerosos ainda os que continuaram a ser editados, passado tanto tempo. Shakespeare é um autor constantemente reeditado e, para pensarmos além dos limites vastos do mundo anglófono, t…

Biografias de músicos cearenses serão lançadas hoje no porto Iracema

Imagem
Três histórias que têm em comum a música como pano de fundo, assim são as vidas de Fausto Nilo, Ednardo e Petrúcio Maia. Escritos pelo editor-adjunto de cultura do O POVO, Marcos Sampaio, pelo professor Wagner Castro e pela cantora e jornalista Mona Gadelha, respectivamente, os livros que narram os caminhos desses três personagens serão lançados hoje em evento no Porto Iracema. As obras fazem parte da Coleção Terra Bárbara, publicada pelas Edições Demócrito Rocha. Para Mona, contar a história de Petrúcio foi uma oportunidade para desvendar os vários lados desse músico cearense. “Me chamou a atenção o interesse dele por outras áreas como gastronomia, o teatro. Ver essa amplitude e ainda esse aspecto dele de pensador”. A cantora, que já trabalhou diretamente com o compositor à época da gravação do álbum Massafeira (1979), ouviu outros parceiros como Francisco Casaverde e Ricardo Bezerra para remontar essa história. “O texto é um ensaio sobre a vasta obra de Petrúcio”, completa. Já Marc…

Exposição em São Paulo chama a atenção sobre desigualdade no acesso à Justiça

Imagem
Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil O Instituto Tomie Ohtake e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) abrem hoje (27) a exposição de arte OSSO – Exposição-apelo ao Amplo Direito de Defesa de Rafael Braga. A iniciativa pretende chamar a atenção sobre a desigualdade no acesso à defesa e à Justiça no país. “A ideia foi que os artistas participassem da exposição quase como se assinassem um abaixo-assinado. A exposição traz um tema muito forte, e os artistas, antes de tudo como cidadãos, se colocam sensibilizados por uma necessidade de a gente rediscutir os direitos fundamentais no Brasil”, destaca o curador do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Myada. Rafael Braga era catador de latas quando, nas manifestações de junho de 2013, foi preso no Rio de Janeiro por portar dois frascos plásticos com produtos de limpeza. Segundo a acusação, ele portava materiais inflamáveis que seriam utilizados para produzir explosivos. A tese, porém, foi contestada por um laudo do Esquadrão Antibo…

Projeto Musicando no Campus leva concertos gratuitos ao público

Imagem
Atuar incentivando os grupos de música instrumental a circularem pelos diversos espaços que formam a Universidade é um dos objetivos do projeto, que também contribui para a formação de plateia. A segunda edição do Projeto Musicando no Campus começa nesta segunda-feira (26), com um roteiro de concertos pelos campi da Universidade Federal do Ceará (Pici, Benfica e Porangabuçu), além do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), e termina no próximo dia 30, com apresentação às 19h no Foyer do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro).  Atuar incentivando os grupos de música instrumental a circularem pelos diversos espaços que formam a Universidade é um dos objetivos do projeto, que também contribui para a formação de plateia. Coordenado pela Profª Liu Man Ying, do Curso de Música da UFC, o projeto realiza várias breves apresentações de grupos compostos por músicos em formação na Universidade (por meio de diferentes iniciativas de caráter formativo) e de grupos convidados,…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599