Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 21, 2017

Saiba quais são os países mais felizes do mundo

Nem todo mundo sabe, mas 20 de março é o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada em julho de 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e as comemorações ocorrem desde 2013. Segundo a entidade, o dia é uma forma de reconhecer a importância desse sentimento na vida das pessoas em todo o mundo.Para marcar a data, foi divulgado, em Nova York, o relatório oficial, que apresenta a lista dos países mais felizes e dos mais infelizes do planeta, numa pesquisa que envolveu 155 nações.  O estudo leva em conta uma equação social envolvendo fatores como prosperidade, confiança na sociedade, confiança no governo, igualdade, honestidade, liberdade e generosidade (calculada pelo número de doações recentes). Segundo a lista, os dez países mais felizes são: Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça, Finlândia, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Suécia. No outro extremo, os dez países mais infelizes do mundo são: República Centro-Africana, Burundi, Tanzânia, Síria, Ruanda, Togo, Guiné,…

Anvisa proíbe venda de paçoca com alto teor de substância cancerígena

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou nesta segunda-feira, 20, um lote de paçoca rolha da marca Dicel, produzida em Goiânia (GO). Os produtos interditados excediam o limite permitido de aflatoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem causar câncer.Segundo a resolução, o lote 0027, fabricado em 18 de novembro do ano passado, com validade até 18 de novembro deste ano, estava impróprio para o consumo. O alimento é distribuído pela Indústria e Logística Westhonklauss Constante Ltda.O laudo do Laboratório de Análise Micotoxicológicas, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, atestou teores de aflatoxinas acima do limite máximo tolerado para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim.A interdição vale para todo o território nacional.Por e-mail, a empresa disse que recebeu com surpresa a informação de que um dos produtos da Dicel está fora de conformidade e que não foi notificada pela Anvisa. A Dicel inform…

Casa de Rachel de Queiroz permanece com sinais de abandono

Rômulo Costa
Os benjamins dão boas vindas. Estão ali, dizem, há mais de cem anos, antes mesmo da casa de alpendres e quintal ser considerada um espaço de preservação e memória. Por lá, sob uma brisa parecida com a que corre agora, a escritora Rachel de Queiroz fez a passagem da juventude para a fase adulta. No chão da Casa dos Benjamins, com suspeita de tuberculose, escreveu a primeira e a mais emblemática de sua obras: O Quinze (1930). Mas a casa não permanece a mesma, embora ainda preserve o ar do passado.
Sem manutenção, a Casa de Rachel de Queiroz se esvai como o tempo que carrega. As paredes descascam, o forro de gesso já caiu em boa parte do cômodo principal, as telhas - ainda da época de construção, pela década de 1920 - desgastam-se sem manutenção. Como vestígios, permanecem a porta de madeira, as janelas, as paredes grossas de alvenaria.
Tombada definitivamente pela Prefeitura de Fortaleza desde o dia 22 de outubro de 2009, a Casa onde a menina Rachel de Queiroz se fez escritora…

EUA proíbem embarque com laptops e tablets em voos procedentes do Oriente Médio

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira a proibição de computadores portáteis e tablets em voos de nove companhias aéreas procedentes de oito países dos Oriente Médio, alegando o risco de atentados terroristas.Companhias como Emirates ou Turkish Airlines, que operam voos diretos de Dubai ou Istambul para os Estados Unidos, têm 96 horas a partir de terça-feira às 7H00 GMT (4H00 de Brasília) para proibir que seus passageiros embarquem com dispositivos eletrônicos maiores que um telefone celular.Todos os dispositivos (laptops, tablets, consoles de jogos, livros eletrônicos, aparelhos de DVD, câmeras fotográficas, entre outros) devem ser incluídos na bagagem despachada nos aviões, informaram fontes do governo americano."A análise dos serviços de inteligência indica que grupos terroristas continuam apontando o transporte aéreo e buscam novos métodos para cometer atentados, como dissimular explosivos em bens de consumo", explicou uma fonte."Com base nestas…

Papa pede aos jovens que troquem 'vida no sofá' por mundo melhor

O Papa Francisco pediu aos jovens que abandonem a vida "cômoda e segura no sofá" e o "sedentarismo" para construírem um "mundo melhor e mais justo", segundo uma mensagem de vídeo para a Jornada Mundial da Juventude.A mensagem será transmitida em todo o mundo no Domingo de Ramos, 9 de abril, dia em que se celebra a XXXII Jornada Mundial da Juventude.Francisco, que aparece de pé, recorda que prepara um sínodo (assembleia de bispos) dedicado à juventude, assim como o encontro com os jovens que acontecerá no Panamá em 2019.Ao falar da Virgem Maria, o pontífice recorda que "não ficou fechada em casa porque não é uma jovem de sofá, que procura se sentir cômoda e segura sem que ninguém a perturbe", disso."Como a jovem de Nazareth, vocês podem melhorar o mundo para deixar uma marca na história, a de vocês. A Igreja e a sociedade precisam de vocês", insistiu o Papa.O Papa costuma criticar, em termos enfáticos, os jovens viciados em televisão e …

ONU quer acabar com missão no Haiti

A atual missão dos capacetes azuis no Haiti deverá encerrar até outubro próximo, de acordo com um relatório enviado ao Conselho de Segurança pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. No terreno deverá permanecer um pequeno contingente de militares, apenas para proteger o Estado de direito. Segundo as agências internacionais, a proposta de acabar com a MINUSTAH, que está no Haiti há 13 anos, surge após o governo dos Estados Unidos da América (EUA) ter anunciado cortes na ajuda económica à ONU. Na informação enviada ao Conselho de Segurança, Guterres explica que os 2.730 soldados no Haiti devem ser retirados gradualmente para que a missão «encerre em 15 de outubro de 2017» e que «a próxima missão será uma força de manutenção de paz menor, concentrada em proteger o Estado de direito e na formação da polícia» local. A decisão final deverá ser conhecida em abril.Fátima Missionária

Leituras na Praça” segue com suas atividades e reforça a leitura de clássicos

“Leituras na Praça” é um projeto itinerante e de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que deseja propagar a leitura de clássicos da literatura e homenagear grandes escritores, como Miguel de Cervantes. O próximo encontro será dia 02 de abril, na Praça das Flores, em FortalezaFoto: Divulgação / ProjetoRegistro de um dos momentos de interação do projeto, no bosque Moreira Campos em FortalezaQue tal programar para o primeiro domingo do mês um momento de leitura? Que tal realizar essa atividade rodeado de amigos em um ambiente verde, público e propício? As praças de Fortaleza estão servindo de cenário para um projeto que se preocupa com a preservação do meio ambiente, com o bom uso dos espaços públicos e estimula a prática da leitura, que é repleta de benefícios.“Leituras na Praça” é um projeto itinerante e de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto nasceu para homenagear os 400 anos da morte de Miguel de Cervantes (poeta, romancista e dramaturgo espanhol). …