Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 5, 2019

Como as pequenas livrarias estão conseguindo driblar a crise e sobreviver

Novatos ou experientes, livreiros buscam seu espaço em um cenário de crise; conheça as novas livrarias de São Paulo Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S. Paulo A mensagem enviada no grupo do WhatsApp dos moradores dos Jardins começava assim: “Garoto descolado convenceu meu filho a ler um livro”. O jornalista Lucas Alves, 28, não estava no grupo e descobriu que era o tal garoto descolado quando as pessoas começaram a chegar curiosas na banca-livraria que ele tinha acabado de abrir com o primo Thiago, publicitário de 38 anos, na Alameda Franca quase esquina com a Augusta. Ele de fato convenceu um adolescente que não gostava de ler a comprar o livro que ele mesmo estava lendo. Hoje o menino volta pelas HQs. Um começo. Lucas e Thiago queriam abrir uma livraria e a banca surgiu por acaso. Juntaram as economias, compraram e reformaram o espaço e três meses atrás inauguraram a Combo Café & Cultura. Transformar uma banca de jornal em livraria não é uma coisa exatamente nova. A Banca Ta…

Zorro, um dos primeiros heróis da literatura americana, faz 100 anos

Personagem nascido em 9 de agosto de 1919 tornou-se ícone da cultura pop CLAUDE CASTERAN PARIS Seu nome remete à figura de uma pessoa que luta contra todas as injustiças: Zorro, nascido em 9 de agosto de 1919 da imaginação de Johnston McCulley, tornou-se ícone tão famoso da cultura pop quanto Tarzã, ou o Superman. Depois de sua primeira aventura, "A maldição de Capistrano", que foi lançada em um "pulp" californiano, McCulley escreveu outras 60 histórias, fazendo de Zorro um dos primeiros heróis de capa e espada da literatura americana. Foi nas telas, porém, nas grandes e nas pequenas, que o justiceiro mascarado ganhou notoriedade. ANTES DO ZORRO Para criar seu personagem, McCulley se inspirou em um mexicano a meio caminho do bandoleiro e o patriota, e que vivia na Califórnia do século 19, em pleno período da febre do ouro: Joaquín Murieta, que defendia os ameríndios diante dos gringos. O poeta chileno ganhador do Prêmio Nobel da Literatura Pablo Neruda dedicou a ele s…

Trajetória do ousado coletivo de cinema cearense "Alumbramento" é revelada em livro

Por Wolney Batista, 


Mesmo na contramão da grande indústria, coletivo produz filmes selecionados para importantes festivais no Brasil e no mundo; publicação será lançada nesta quarta-feira (7)
Como um grupo de artistas jovens, baseado na capital cearense, sem dinheiro e sem grande estrutura, consegue produzir cinema e alcançar reconhecimento da crítica internacional? A pergunta é suscitada pelo carioca Marcelo Ikeda, autor do livro "Fissuras e Fronteiras: O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro", que será lançado nesta quarta-feira (7), às 19h, na Escola Porto Iracema das Artes. A resposta está ao longo das quase 400 páginas da própria obra de Ikeda, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele conta que sua história se confunde com a do coletivo, que começou a se desenhar no Rio de Janeiro. "No início dos anos 2000, o cinema brasileiro estava muito pautado pela ideia da retomad…

Cidades para conhecer as diferentes culturas da Espanha

A Espanha é país repleto de diferentes culturas que se manifestam ao longo das 17 comunidades autônomas Cataluña, Castilla y León, Andalucía, Galicia, País Basco e Ilhas Baleares... A Espanha é dividida em comunidades autônomas, que se assemelham às regiões brasileiras. E da mesma forma que o Nordeste tem características bem diferentes das do Sul, a cultura dessas comunidades adotam expressões e manifestações próprias, que se baseiam na economia, na política e, principalmente, na história local. Neste sentido, mais do que somente a capital Madri, a Espanha manifesta suas diferentes culturas ao longo dos mais de 500 mil km de área. O Vida&Arte teve a oportunidade de conhecer esse país tão diverso e separou algumas cidades que, de tão singulares, parecem ser de nacionalidades diferentes.  Barcelona - Cataluña Talvez a cidade mais conhecida de Espanha, Barcelona é um pólo de cultura, compras, economia e, seu grande diferencial, do modernismo arquitetônico. A Basílica da Sagrada Famíl…

Evangelização por meio da arte nos muros da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora (MG)

Quem passa pela avenida Barão do Rio Branco, em Juiz de Fora (MG), na altura do seminário arquidiocesano Santo Antônio, deve ter notado algo diferente nas últimas semanas. O muro que cerca o terreno, onde também está o prédio da Cúria Metropolitana, foi grafitado e deu um colorido a mais na principal via da cidade. A ideia de enfeitar a parede foi do arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, após a reforma, reforço e pintura do murado. O pastor avaliou que, após o grafite, o local ficaria menos sujeito a pichações. Além disso, é uma oportunidade de catequizar a céu aberto. “É uma coisa artística e ao mesmo tempo catequética, mostrando a identidade do lugar. Nós chamamos aquela colina de ‘Colina da Fé’, porque temos a Cúria, o Seminário, o Lar Sacerdotal, a Igreja São José, tudo concentrado ali. Então, o muro se torna um cartão de visitas, um convite a entrar no espaço em que está centrada grande parte da vida da Igreja de Juiz de Fora”. Constituições principais – As pinturas s…

Começam inscrições para exame que certifica português como 2ª língua

Começa hoje (5), e termina no dia 18 de agosto, o prazo de inscrições para o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro – o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições devem ser feitas na internet, no endereço celpebras.inep.gov.br/inscricao. Destinado a estrangeiros que querem o português como segunda língua, o exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o edital, os testes serão aplicados entre 16 e 18 de outubro, em "Postos Aplicadores", como instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e difusão da língua portuguesa. O exame é constituído de parte escrita, que inclui uma produção escrita em língua portuguesa; e parte oral, par…