Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 11, 2019

PODCAST: Santa Dulce dos Pobres

Por Pe. Geovane Saraiva

Chico Buarque lança primeiro romance após o Prêmio Camões

A história é contada na forma de um diário, construído em pequenos capítulos que acabam funcionando como um quebra-cabeça narrativo enigmático e recheado de humor ácido.
O novo romance de ChicoBuarque já tem data de lançamento. "Essa Gente", primeiro livro do compositor e escritor após ele ter recebido o Prêmio Camões, será lançado no dia 14 de novembro. O anúncio foi feito pela Companhia das Letras, que publica a obra do autor, nesta quinta-feira (10). O título, que já está em pré-venda pela Amazon e deve entrar em breve também no site da editora, retrata o Brasil de hoje e esbarra em traços biográficos de Chico. No livro, um escritor já decadente enfrenta problemas na hora de criar uma nova narrativa e vê seus relacionamentos ruírem ao mesmo tempo em que o Rio de Janeiro à sua volta também desmorona. O nome do escritor-personagem é Manuel Duarte –com sobrenome que lembra foneticamente o Buarque do autor real. A história é contada na forma de um diário, construído em peque…

Macunaíma 2019

O segredo da longa vida é a lerdeza, ficar olhando a paisagem, sentir o cheiro da chuvarada. Eu morro de tédio de mercados financeiros, ações nessas bolsas furadas, planejamentos financeiros e de carreiras a curto, médio e longo prazos. (Pixabay)
Por Ricardo Soares*
Vou assim a ganhar meu dindim, glosando, passando, olhando, espiando, vazando, viajando pelo meu país de muito mais de sete pedras, muito mais de sete mares, muito além de sete palmos, um país de tantos lugares onde posso armar a rede e, trepado no jirau de paxiúba, apreciar o movimento dos barcos, dos carros, dos caminhões e das bagagens que sobem e descem rios e estradas a levar tanta tranqueira a portos e paragens, rodoviárias e ribanceiras, despenhadeiros e periferias e, diante desse quadro muitas vezes de paisagens feias e remotas, eu vou tecendo meu glossário de histórias distribuídas por dias, por meses, por anos, salvo os enganos das mentiras e trapaças e os momentos em que paro para decepar cabeça de saúva.
Hoje co…

Primeiro ministro da Etiópia recebe Prêmio Nobel da Paz

Abiy Ahmed é agraciado pelos esforços para alcançar a paz na Eritreia A Academia Sueca concedeu ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, de 43 anos, o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para alcançar a paz na Eritreia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) em Oslo, na Noruega. “O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi este ano galardoado com o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional e, em particular, pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia”, afirmou o Comitê, em nota. A Etiópia e a Eritreia são inimigos de longa data, tendo travado uma guerra na fronteira entre 1998 e 2000 e restaurado as relações apenas em julho de 2018, após décadas de hostilidade. O júri destacou o “importante trabalho [de Ahmed] para promover a reconciliação, a solidariedade e a justiça social”. O prêmio também visa a reconhecer "todas as partes interessadas que trabalham pela paz e reconcili…