Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 31, 2015

CONSUMISMO E INDIFERENÇA EMBRIAGAM

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Papa Francisco, por ocasião da Missa do Galo de 2015, anunciou ao mundo uma forte e profética mensagem, pensando na sobriedade: “Numa sociedade embriagada pelo consumo, prazer, abundância, luxo, aparência e narcisismo, Jesus nos chama a um comportamento sóbrio, simples, equilibrado, linear, capaz de entender e viver o essencial”. Que a partir da reflexão do Romano Pontífice, aproveitemos deste clima favorável de Natal, que de acordo com a vontade de Deus, tem a finalidade pedagógica de encher nossos corações de esperança. Para que essa esperança não seja passageira, somos convidados a continuar diante da manjedoura, numa atitude de oração de louvor, agradecimento e súplica.
Assaz, o Santo Padre jamais quis se afastar do lado místico quanto profético, tomando para si as dores e as angústias do mundo, alhures também mandou um recado ao mundo: “Mas também, hoje, Jesus chora! Porque nós preferimos o caminho das guerras, o caminho do ódio, o caminho das inimizades. Est…

PAPA FRANCISCO: VESTIDO COMO SIMPLES PADRE CONFORTA OS SEM-ABRIGO DE ROMA

Imagem
Por 12/31/2015
A imprensa internacional, citando fontes da G

Feliz dia Novo!

Imagem
Júnior Bonfim*

Todo ritual de passagem – e o conjunto de gestos e decodificações simbólicos na travessia de um ano para outro é exatamente isso – tem um forte apelo à transformação. É um mergulho nas águas batismais do Jordão. O incenso que exala do ciclo de alteração anual é um convite a um passeio pelos labirintos da memória e ao êxtase do sonho da projeção. Daí o mantra “Feliz Ano Novo!”.

Repisando o gramado do itinerário pessoal, fiquei relembrando algumas lições que solidifiquei ao longo dos últimos anos. Quero compartilhar três delas.
A primeira é a tradução daquele longevo ensinamento dos nossos ascendentes: “fazer o bem sem olhar a quem”. No que pertine a esse mandamento, somos sempre estimulados a distinguir quem é merecedor e quem não o é. Evite isso. Faça o bem sem olhar a quem. Faça o bem! E não espere atitudes de retorno ou gestos de gratidão de quem, naturalmente, deveria prestá-los. A vida nos surpreende. Quantas vezes, sem explicação plausível, recebemos recompensas i…

Dom Helder no Rio de Janeiro

Imagem
Padre Geovane Saraiva * Dom Hélder Câmara was ordenado Sacerdote AOS 22 anos, repleto de fé e Esperança no Coração, em Fortaleza-CE (15/08/1931), convertido hum indizível Uma Tarefa de Construir o Reino, utopia fascinante, bela e maravilhosa AOS Olhos de Deus (cf. 52, 7). Na Ação Apostólica, o designamos Como Alguém Talhado Pará Como Coisas Mais Elevadas, com obstinação e Força inabaláveis. Transferido, em 1936, do Ceará Para o Rio de Janeiro, adotou Como desafio antecipar Soluções pastorais em prol dos que Viviam na Pobreza e na indigencia, AO asseverar: "Nos Rostos dos Pobres, Gastos Pela fome, esmagados humilhações Pelas, descobri TEU Rosto , Cristo Ressuscitado! ".
Caracterizamos o contexto de hum Dom Helder inspirado e Inspirador, Não SENTIDO de contribuir Para Que O Mundo fosse marcado Por uma Ordem Sociais Mais justa e Por Um humanismo Segundo a Vontade de Deus. Em 1955, nasce Uma Cruzada São Sebastião, com o Objetivo de urbanizar favelas Como da Cidade do Rio de Janei…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil