Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2017

Selo da fé e da esperança

Padre Geovane Saraiva* Na oração pelo planeta Terra, no final da Encíclica Laudato Si’, vemos o Santo Padre totalmente envolvido com o cuidado da casa comum na busca de bons resultados, no sonho do mundo restaurado: “Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado, porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta por justiça, amor e paz”.
Convencidos da força do Espírito Santo de Deus a mover a história da humanidade, é que vemos o Servo de Deus, Dom Helder Câmara, apaixonado por Deus e por suas criaturas.  Como soube perceber e com enorme clareza, o caráter universal da salvação, no conjunto de toda a criação, indo ao encontro da humanidade, na busca da renovação ou do rejuvenescimento, ao "aggiornamento" do Papa João XXII, a partir da pessoa do Filho de Deus, fazendo compreender o quanto ela - a criaçã…

Operadoras de internet dizem que não vão vender dados de clientes

Leandra Felipe - Correspondente da Agência BrasilAs principais operadoras de internet nos Estados Unidos (EUA) anunciaram que não vão vender informações com o histórico de navegação de seus clientes na internet. O anúncio foi feito alguns dias depois de a Câmara de Representantes (Câmara dos Deputados) do país ter aprovado uma lei que retira as regras de privacidade que haviam sido estabelecidas durante o governo Barack Obama. A lei vigorava desde outubro do ano passado pela Comissão Federal de Comunicações.As três operadoras líderes do mercado (Comcast, Verizon, AT&T) informaram que não vendiam antes e que não vão começar a vender agora.  A lei revogada estabelecia que os provedores de internet tinham que proteger a privacidade de seus clientes e impunha várias restrições sobre o uso de informações.Com as normas adotadas na administração Obama, os provedores de internet precisavam da autorização dos consumidores para usar dados financeiros, localização geográfica e outras informa…

Soro contra veneno de abelhas começa a ser testado em humanos

A primeira fase de testes do soro antiapílico (contra o veneno das abelhas) chegou à metade do estudo nessa sexta-feira, 31. O décimo paciente picado pelos insetos recebeu o soro no período de estudo clínico, quando a medicação é testada em seres humanos.Esta fase do Estudo teve início em fevereiro de 2016 e precisa alcançar 20 pacientes nesta primeira etapa, que tem por objetivo avaliar a segurança do soro. As pesquisas para se chegar a soro começaram há quatro anos, por meio de um consórcio entre o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Cevap/Unesp) e o Instituto Vital Brasil.Pesquisa inéditaO desenvolvimento do soro antiapílico é inédito no mundo. “É a primeira vez na história da medicina que se produz soro contra o veneno de abelha. Este é um problema nosso. A abelha africanizada é um tipo das Américas”, informou o médico infectologista Alexandre Naime Barbosa.De acordo com o médico, a abelha africana foi intro…

"Eu não sou livre para dizer o que quiser", o diz escritor Orhan Pamuk sobre a situação em seu país, a Turquia

Em seu novo livro a sair no Brasil, "Uma Sensação Estranha", o escritor turco Orhan Pamuk faz uma declaração de amor à sua cidade, Istambul, registra suas transformações - e sorri quando se lembra do tempo em que comprava iogurte pelas ruas.Mas, de sua janela, ele também avista tempos sombrios. Desde o golpe militar frustrado na Turquia, em julho de 2016, o autor diz que seu país caminha para se tornar uma autocracia."Estamos virando um Estado autoritário. Vou votar 'não' nesse plebiscito. Se o 'sim' ganhar, não seremos mais uma democracia. Já não somos uma democracia completa, apenas temos um sistema eleitoral", diz ele.Pamuk se refere ao referendo constitucional previsto para o dia 16 de abril -que propõe a substituição do sistema parlamentarista pelo presidencialismo, na prática concentrando poderes no presidente Recep Tayyip Erdogan.Desde que a tensão cresceu na Turquia, Pamuk conta que viu muitos amigos escritores e jornalistas serem presos. E …

Por uma leitura universal do Cordel

São os mais variados "causos" e desventuras a riscar e garantir a aura em torno do cordel. Perpetuado de modo democrático e popular, estas publicações revelam paisagens e as sociedades de um País repleto de contrastes e dilemas. Entre os versos e páginas cuidadosamente montadas, saltam as engenhosas comunicações destes artistas. Quando contada, história boa repercute nas mais diferentes trajetórias. Existe espaço também para o convívio entre esta literatura e o mundo virtual.Distante no sentido geográfico, próxima perante a esperteza de alguns cliques através do computador (ou plataformas móveis), a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (The Library of Congress) disponibiliza acervo digital da literatura de cordel brasileira. Englobando um universo com mais de 12 mil peças, a iniciativa busca capturar esse gênero e permitir que pesquisadores e admiradores do mundo inteiro obtenham informações online sobre esse material.O trabalho de catalogação encontrou o ápice em feve…

Prefeita de Paris inaugura parque às margens do Sena

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, inaugurou neste domingo (2) o parque "Rives de Seine", com 3,3 quilômetros de extensão, ao longo das margens do rio Sena."Há 15 anos sonhávamos em devolver aos nossos pedestres, às crianças, o uso deste fantástico passeio", afirmou a prefeita socialista, enquanto passeava junto ao rio, cujas margens são um patrimônio mundial da Unesco e contam, a partir de agora, com um parque urbano de oito hectares com brinquedos infantis.Apesar das críticas por parte da direita e de alguns vereadores das localidades da periferia parisiense, que denunciam que o fechamento de uma via expressa provocará engarrafamentos, Hidalgo comemorou que os "50 anos da avenida urbana terminam definitivamente hoje"."Não somos contra os carros, somos contra a poluição", insistiu a prefeita de Paris, após dizer "viva a vida, viva Paris e viva a respiração!".A passagem de veículos pela margem direita do Sena está oficialmente vetada …

Zélia Duncan estreia no musical em 'Alegria, Alegria'

Filho de pais simpatizantes da esquerda, o diretor Moacyr Goes recebeu, quando jovem, uma educação esmerada. Eram os anos 1960, época de grande efervescência cultural no Brasil, motivada principalmente pelo repúdio ao governo militar. "Eles eram verdadeiros libertários, mas, quando eu queria ouvir certo tipo de música como as do tropicalismo, era obrigado a escutar na vitrola da empregada, pois era produtor contrarrevolucionário", diverte-se ele que, apaixonado pelo movimento que sedimentou novos rumos na canção brasileira, fez uma detalhada pesquisa para escrever e dirigir o musical "Alegria Alegria", com estreia marcada para o dia 11 de maio, no Teatro Santander.Trata-se de um projeto ousado - além de evitar as características básicas de um musical (como a tradicional trama pontuada por canções que ajudam a narrar a história), mas sem deixar de sê-lo, Goes convidou para capitanear o projeto uma intérprete também sempre disposta a enfrentar desafios artísticos: Zé…

MEC restringe Ciência sem Fronteiras para pós-graduação

O Ministério da Educação (MEC) decidiu restringir o Ciência sem Fronteiras (CsF) para estudantes de pós-graduação. Lançado em julho de 2011, o programa de intercâmbio que bancava estudantes em cursos no exterior se tornou uma das principais bandeiras da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a avaliação do MEC, o CsF não trouxe resultados devido à deficiência em inglês dos brasileiros e à falta de diretrizes claras sobre que perfil de aluno deveria ser financiado. A informação circulou ontem a partir de postagem no blog Lauro Jardim.A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém editais para bolsas de pós-graduação e pós-doutorado e estágio sênior no exterior. Em 2017, informou o MEC, serão cerca de 5 mil bolsas nestas categorias.Segundo nota divulgada ontem, 2, no site do ministério, o CsF está funcionando plenamente como programa de internacionalização para pós-graduação (mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas). “O CsF para gra…