Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 10, 2017

Sinal analógico de TV será desligado em 48 dias

A contar desta quinta-feira, faltam 48 dias para que Fortaleza e mais 23 cidades cearenses tenham o sinal analógico de televisão desligado; ou seja, até lá, a população deve se preparar para receber o sinal digital adaptando seus aparelhos televisores para continuar assistindo à programação. Para ajudar nesse processo, a TV Verdes Mares, em parceria com a ONG Seja Digital e o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema Fiec) lançaram, ontem, na sede da Fiec, a Patrulha Digital. Por meio da iniciativa, 250 estudantes atendidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Ceará, das áreas de eletricista mecatrônica, eletrônica e afins foram capacitados e realizarão um trabalho voluntário através de mutirões nessas cidades, explicando à população sobre a mudança e instalando o conversor digital. O treinamento dos professores dessas instituições foi realizado pela equipe de engenharia da TV Verdes Mares. O diretor de…

Alunos de jornalismo têm seus trabalhos transformados em solidariedade

Memórias, esperança, saudade, espera... as crônicas foram escritas em 2014 e relatam a vida e experiência dos moradores do abrigo de idosos. Quatorze alunos, hoje jornalistas, mergulharam nesse universo e  de lá produziram suas narrativas Cada ser humano tem um universo dentro de si. E, envelhecer, é conviver mais de perto com todas as imagens que formam nosso tempo particular. Esta é uma das mensagens de “Abrigo dos Idosos – A arte de descascar memórias”, livro de crônicas-perfil que está sendo lançado em Fortaleza, com o objetivo de angariar recursos visando a compra de lençóis e fraldas geriátricas para distribuição em abrigos. Produção, pesquisa, apuração e texto foram feitos por 14 alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), sob orientação do professor e jornalista Miguel Macedo, responsável pela disciplina Projetos em Mídias Convergentes. Agora formados, os alunos já estão atuando no mercado de trabalho. "Sempre me surpreendo positivamente c…

Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown anunciam novo álbum dos Tribalistas e mostram quatro inéditas

Os Tribalistas estão mesmo de volta. Em 2016, alguns burburinhos davam indícios da retomada do projeto de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. E nesta quinta-feira (10), o trio usou as redes sociais para divulgar quatro músicas inéditas: “Diáspora”, “Um só”, “Fora da memória” e “Aliança”. Elas farão parte do novo disco dos Tribalistas e ganharam clipes que mostram imagens dos artistas em estúdio. Os três usaram as redes sociais também para divulgar uma foto em que posam juntos. "Juntos somos um só" era a frase usada por eles, fazendo referência não só ao retorno, mas também ao refrão da novata "Um só". "A música fala da convivência com as diferenças. A gente vê um momento que está tudo muito dividido e a gente gosta de poder juntar as coisas e poder conviver com os paradoxos e viver nossas contradições", explicou Arnaldo. Antes de divulgar os clipes, o trio ainda fez uma live no Facebook, apresentando as músicas ao vivo e dando mais detalhes …

Em clínica oftalmológica do DF, exames são pagos com cobertores que são doados aos sem-teto da região

Clínica de Olhos Dr. João Eugênio está dando exemplo em Brasília! A fim de promover uma Campanha do Agasalho diferente (e mais eficaz!), o consultório decidiu dar um incentivo a mais para os pacientes doarem cobertores e blusas de frio para aqueles que precisam neste inverno: oferecer exames oftalmológicos grátis. Isso mesmo: aqueles que participam da Campanha e doam peças de frio ganham o direito de fazer os exames de refração e pressão ocular na faixa no consultório. Superimportantes, esses dois procedimentos identificam se o paciente precisa usar óculos e se sofre de glaucoma, doença grave e silenciosa, que não apresenta sintomas, podendo causar até cegueira. Todas as peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho do consultório serão destinadas a moradores em situação de rua que vivem pelas calçadas de Brasília. Além desse público, que vive em condições de extrema vulnerabilidade social, a iniciativa também beneficia cidadãos mais pobres de Brasília, que não conseguem pagar por es…

Educação emocional e social é tema de debate em evento de Fortaleza

Nesta quinta-feira (10), às 14h, o orientador de conteúdos e fundador da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, participará do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza (CE). O evento é realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), até dia 11 de agosto. Na ocasião, João Roberto de Araújo participará de um debate sobre o tema: A implementação da Base Nacional Comum Curricular – o porvir. Na mesa-redonda também estarão presentes representantes do Movimento Base Nacional Comum (MBNC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). A Educação Emocional e Social, inovação pedagógica que surge da confluência de diversos ramos do conhecimento como a pedagogia, a neurociência, a psicologia e as ciências sociais, foi inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em três das dez di…

Homenagem a Caetano Veloso é apresentada no Theatro José de Alencar

A cantora cearense Bárbara Sena realiza, neste sábado, dia 12 de agosto, às 18 horas, no Theatro José de Alencar, o show "Bárbara Sena canta Caetano Veloso". A apresentação é uma homenagem à vida e à obra de Caetano, que completou 75 anos na segunda-feira, dia 7. Os ingressos para a apresentação custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Com participação dos músicos Tarcísio Sardinha (piano) e Valdo Aderaldo (voz e violão), o repertório do show irá percorrer vários momentos da carreira de Caetano. Entre as canções estão "Quereres", "Tigresa", "Baby", "Reconvexo", "Cajuína" e "Abraçaço", do último álbum lançado pelo artista. Filha de músico, Bárbara conta que a admiração por Caetano começou ainda na infância, por influência do pai, Tarcísio Sardinha. Com o passar do tempo, Bárbara também entrou para o universo da música e o encanto pelo artista só aumentou. "Fui redescobrindo Caetano e aquela admiração da infância f…

Em cartaz até 1º de outubro, Unifor traz ao público cearense a exposição "Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural"

Na era do acirramento dos dispositivos móveis, em que o fluxo de imagens descortina intimidades e possibilita um questionamento contínuo do papel do autor, compreender a mensagem codificada através do meio visual tem sido uma provocação. "Ler" estas imagens, através de seus símbolos e códigos tornou-se um propósito bem mais urgente do que o processo de captura e reprodução do real. Ter acesso a uma outra perspectiva em torno deste tema é somente uma das abordagens presente na mostra "Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural", em cartaz até o dia 1º de outubro, no Espaço Cultural Unifor. Com curadoria assinada por Marcos Moraes, a exposição desbrava cinco séculos da produção gráfica europeia. As 148 peças que compõem a mostra apresentam ao público as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX. "Imagens Impressas" já passou pelas cidades de Santos e Curitiba. Após a temporada em Fortaleza, segue para o Rio …