Pular para o conteúdo principal

Sinal analógico de TV será desligado em 48 dias

A contar desta quinta-feira, faltam 48 dias para que Fortaleza e mais 23 cidades cearenses tenham o sinal analógico de televisão desligado; ou seja, até lá, a população deve se preparar para receber o sinal digital adaptando seus aparelhos televisores para continuar assistindo à programação. Para ajudar nesse processo, a TV Verdes Mares, em parceria com a ONG Seja Digital e o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema Fiec) lançaram, ontem, na sede da Fiec, a Patrulha Digital.
Por meio da iniciativa, 250 estudantes atendidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Ceará, das áreas de eletricista mecatrônica, eletrônica e afins foram capacitados e realizarão um trabalho voluntário através de mutirões nessas cidades, explicando à população sobre a mudança e instalando o conversor digital. O treinamento dos professores dessas instituições foi realizado pela equipe de engenharia da TV Verdes Mares.
O diretor de programação da TV Verdes Mares, Fábio Ambrósio, ressalta ainda haver um trabalho grande a ser feito até o dia 27 de setembro, mas destaca a iniciativa como uma importante união de esforços para garantir a meta de 93% de alcance do sinal digital no Estado. "Muita gente é carente e não tem conhecimento de tecnologia e do que é o equipamento e, embora a televisão, o rádio, e o jornal venham fazendo a comunicação de todo esse processo de digitalização, a gente sabe que é fundamental alguém que meta a mão na massa. É daí que parte essa parceria da Patrulha Digital", destaca.
Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital - organização responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital no Brasil - lembra que a população de baixa renda, inscrita em programas sociais do Governo Federal, tem direito ao kit de instalação, composto por conversor e antena, gratuitamente. Mais de 600 mil kits estão sendo entregues em Fortaleza e na Região Metropolitana. Cerca de 73% dos kits já foram distribuídos.
"O desligamento está chegando e o nosso trabalho consiste em parcerias como essa para garantir que tenhamos alunos e professores engajados, que possam apoiar a população nesse momento de transição, especialmente as de classe menos favorecidas. O trabalho da Seja Digital é basicamente sensibilizar as pessoas para a questão da retirada dos kits. Essa retirada começou em meados de junho e segue até depois do desligamento por pelo menos 45 dias", explica.
Durante a cerimônia de formação da Patrulha Digital, foi assinado o documento que formaliza o convênio de cooperação técnica entre o Sesi, Senai e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) com o objetivo de organizar e capacitar os alunos das instituições, assim como o termo de adesão ao trabalho voluntário que auxiliará a Seja Digital.
Conversor
"É uma operação forte, densa e estamos contando com os nossos alunos, que têm aderência de rede, de mecatrônica, de telecomunicações, para que eles possam ajudar à população a montar e configurar esses kits. A partir de agora, as unidades do Sesi e do Senai já contam com o cadastro dessas residências para adentrar nas casas e instalar o conversor", disse o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
Terão o sinal analógico de TV desligado no dia 27 de setembro as cidades de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Na região do Cariri, integram a lista Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha. Na região de Sobral, Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú e Sobral também precisam passar pela transição.

Fique por dentro

Saiba se tem direito ao kit gratuito
Para saber se tem direito ao kit de instalação gratuito, a população pode ligar no número 147 ou acessar o site sejadigital.Com.Br/kit, inserir o CPF ou o número do cadastro do NIS. Sendo beneficiário, é possível, por esses canais, realizar o agendamento para a retirada escolhendo dia, horário e local. Para a retirada, é preciso levar documentos originais com foto e o número do NIS.
Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/