Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2016

DOM AILTON MENEGUSSI: GOLPE NÃO, PARA A CNBB

Imagem
Na avaliação do bispo, a Justiça “está tratando criminosos antes de provar as coisas”. 21 MARÇO 2016 NOTÍCIAS DO MUNDO

Dom Ailton Menegussi  “Quando se trata de um governo que nasceu dos pobres, esse é criminoso”, afirmou ao participar do encerramento dos festejos religiosos de São José, em Tauá, o Bispo da Diocese de Crateús, CE, Dom Ailton Menegussi, referindo-se ao momento político do Brasil e demonstrando seu  apoio ao partido dos trabalhadores (PT), assegurando, porém, seu descontentamento pela situação de corrupção no país. O prelado, porém, não se limitou a dar a própria opinião, mas afirmou que suas palavras eram a posição da CNBB que rechaçava o que chamou de “tentativa de golpe”. Sendo assim, disse que a CNBB não aceita que “partidos políticos se aproveitem a crise para dar golpe no País”. “Não vamos apoiar a troca de governo, de pessoas interesseiras. Tem muita gente pousando de santinho, mas nunca pensou em pobre. Fazem discurso bonito porque querem poder, e…

CONCEPÇÕES SOBRE O JEJUM E A ORAÇÃO

Imagem
domtotal.com A pureza só tem sentido quando está unida à caridade com Cristo. O jejum e a oração na análise de alguns padres da Igreja possibilitam uma preparação melhor para a Páscoa. Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)


1. O Jejum aceito por Deus O Jejum e a oração foram argumentos bem desenvolvidos em alguns padres da Igreja colocando a necessidade da mortificação para uma vida conforme a Palavra do Senhor e a oração para viver a unidade com os irmãos e irmãs e com o próprio Deus. Segundo o Pastor de Hermas (Autor do século II, 54, 3-5; 56, 2-3.5-9), é uma prática boa o jejum para o Senhor e para todas as pessoas. Mas é bom realizá-lo com o pensamento em Deus porque Ele não quer um jejum vazio e afim de que seja bem aceito por Deus, essa prática consiste em não fazer nenhum mal na vida da pessoa, e, na relação com os outros para assim servir ao Senhor de coração puro. É preciso observar os mandamentos, andando conforme seus preceitos, e acreditar em Deus. Se nós cumprirmos tais co…

IMPEACHMENT, CAPITAL E TRABALHO

Imagem
domtotal.com O que está em curso é um realinhamento de forças no insolúvel conflito entre capital e trabalho. É inegável que durante os governos petistas os trabalhadores tiveram um importante incremento de renda. Por Carlos Juliano Barros Daqui a alguns anos, quando o tempo tiver assentado as análises sobre o tsunami que varre o Brasil desde as jornadas de junho de 2013, a importância dos acontecimentos desta época turbulenta não residirá na suposta cruzada contra a corrupção ou na anedótica batalha entre coxinhas e petralhas. Na verdade, o que está em curso é um realinhamento de forças no eterno e insolúvel conflito entre “capital e trabalho”. O papo é cabeça e complexo – mas tem tudo a ver com assuntos atualíssimos, como a reforma da Previdência e a flexibilização das relações de trabalho. É inegável que durante os governos petistas, sobretudo na era Lula, os trabalhadores tiveram um importante incremento de renda. Para além dos programas sociais, como o Bolsa Família, o principal ve…

O AMIGO ATEÍSTA

Imagem
domtotal.com Os arredores de minha cidade são um excelente laboratório para a troca ideias e experiências. Bart, como ele próprio diz, da terceira geração de ateístas de sua família. Por Lev Chaim* Entre água e árvores, os arredores de minha cidade são um excelente laboratório para a troca ideias e experiências, como também, é claro, para deixar os cães soltos para as necessidades do dia. Nessa hora, os donos dos animais se encontram e conversam. Naquela tarde caminhava com o meu amigo ateísta, Bart, como ele próprio diz, da terceira geração de ateístas de sua família. Só para terem uma ideia da personalidade deste amigo, cito aqui uma frase que ele sempre repete para tentar me tirar do prumo. É uma citação do intelectual fundador da União Secularizada Britânica, George W. Foote (1850-1915): “As mulheres ainda sentirão orgulho por não terem jamais contribuído uma linha sequer na redação da Bíblia”. E por isto mesmo é que me senti livre para comentar com ele um assunto que havia lido e a…

OBAMA ACREDITA EM FIM DE EMBARGO A CUBA

Imagem
domtotal.com Imposto de 10% cobrado na conversão de dólar para o peso cubano será suspenso. Embargo é frequentemente denunciado por Cuba como um obstáculo ao desenvolvimento da ilha.
O presidente norte-americano, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (21) que está convencido de que o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha há mais de meio século sobre Cuba "vai terminar". Obama, entretanto, não determinou uma data para o fim das restrições.
Segundo Obama, que fez a declaração durante uma coletiva de imprensa em Cuba com a participação do chefe de estado cubano Raul Castro, o fato da comitiva norte-americana ter a participação de cerca de 40 congressistas, inclusive republicanos (que atualmente são maioria no Congresso norte-americano) é um sinal de que existe uma pressão dentro do parlamento dos EUA para acabar com o embargo.
"A lista de medidas que podemos decidir administrativamente é cada vez mais curta e as mudanças vão agora depender do Con…

PAPA VAI LAVAR PÉS A REFUGIADOS NA QUINTA-FEIRA SANTA

Imagem
Porta-voz diz que programa da Semana Santa se mantém inalterado, apesar dos atentados em Bruxelas
Cidade do Vaticano, 22 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco decidiu celebrar o rito do lava-pés na próxima Quinta-feira Santa, com 12 refugiados e refugiadas, anunciou hoje a Santa Sé.
A celebração da tarde de Quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, vai decorrer no centro de requerentes de asilo de Castelnuovo di Porto, cerca de 30 quilómetros a norte do Vaticano, que recebe sobretudo jovens refugiados.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse aos jornalistas que não estão previstas quaisquer alterações ao programa de celebrações da Semana Santa, apesar dos atentados de hoje em Bruxelas.
A decisão de celebrar esta cerimónia fora do Vaticano é já uma tradição no atual pontificado: em 2015, Francisco foi ao complexo de Rebibbia, onde o Papa lavou os pés a alguns detidos e a detidas de uma prisão feminina vizinha; em 2014, o pontífice argentino deslocou-se ao Centro ‘S…

JESUÍTA PORTUGUÊS VAI SER REITOR DA UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA GREGORIANA DE ROMA

Imagem
Roma, 21 mar 2016 (Ecclesia) - O padre Nuno da Silva Gonçalves, jesuíta português, vai ser reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma a partir de 1 de setembro, anunciou hoje a instituição académica. A nomeação do Papa Francisco foi tornada pública pela Companhia de Jesus (Jesuítas), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O religioso, antigo provincial dos Jesuítas em Portugal, era decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana desde 2012.
O atual reitor, padre François-Xavier Dumortier, realça as “notáveis qualidades de coração e de inteligência” do seu sucessor, que foi estudante da Gregoriana entre 1983 e 1995.
Nascido em Lisboa, em 1958, o padre Nuno Gonçalves é doutor em História da Igreja e foi responsável pelo departamento nacional dos Bens Culturais da Igreja, em Portugal, bem como decano da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa; publicou vários estudos sobre a história missionária portuguesa …

HOMILÉTICA: VIGÍLIA PASCAL

Imagem
Comentário sobre a liturgia do Pe. Antonio Rivero, L.C. Doutor em Teologia Espiritual, professor e diretor espiritual no seminário diocesano Maria Mater Ecclesiae de São Paulo (Brasil) 21 MARÇO 2016 ESPIRITUALIDADE E ORAÇÃO Pixabay VIGILIA PASCAL Ciclo C Textos: Gn 1, 1- 2, 2; Gn 22, 1-18; Ex 14, 15 – 15, 1; Is 54, 5-14; Is 55, 1-11; Ba 3, 9-15. 32 – 4, 4; Ez 36, 16-28; Rm 6, 3-11; Mc 16, 1-7 Ideia principal: Repassemos as partes desta Solene Vigília Pascal, desentranhando o significado profundo sacramental e espiritual. Síntese da mensagem: Depois de um dia transcorrido na oração e no silêncio, no Sábado, ao redor do sepulcro do Senhor, a comunidade cristã se reúne nesta noite para a celebração principal de todo a ano; a passagem da morte e do sepulcro à vida nova. Esta Vigília é o ponto de partida para os cinquenta dias da Páscoa, sete semanas de prolongação festiva que nos levarão à solenidade conclusiva, Pentecoste. Pontos da ideia principal:

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências