Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2017

Meio Ambiente, patrimônio de todos

Padre Geovane Saraiva*

Eis nosso grande e maior desafio: o de proteger e conservar nosso querido Brasil, bem como todo o meio ambiente. Vemos toda uma riqueza sempre mais ameaçada pela devastação das florestas e de outros ecossistemas, nos grandes projetos, pela expansão de monoculturas da soja e da cana-de-açúcar e pelo crescimento da agroindústria ou do agronegócio, de um modo predatório. Sem esquecer a exploração desenfreada e gananciosa que o homem realiza, nas suas ações, no que diz respeito às madeireiras, mineradoras, fazendas e grandes empresas transnacionais, que existem de fato para destruir todo esse patrimônio.
Resultado de imagem para meio ambiente parque do cocóQue a Semana do Meio Ambiente ajude a conscientizar as pessoas de boa vontade da importância desse mesmo meio ambiente, da maravilhosa obra da humanidade, belo prodígio divino, que devemos não só contemplar e louvar, mas pensar de verdade na criação, com uma nova mentalidade, a partir do projeto do Criador e Pai, c…

O causo do Zé

Gonzaga Mota*
Minhas campanhas políticas para Deputado Federal, foram difíceis e pobres. A equipe de trabalho era constituída pelo gordo motorista Vandir, apelidado de sargento Garcia, e o assessor de “marketing” “para assuntos aleatórios”, Zé Limeira. Este, filho de Quixadá, ex-chefe dos engraxates do antigo Abrigo Central, era conhecido no Ceará por ser apaixonado torcedor do Ferroviário(Ferrim). Zé não sabia ler e nem escrever, porém fez dois livros. O primeiro foi prefaciado por sua amiga, a imortal Rachel de Queiroz, e o outro tive a honra de fazer a apresentação. Pois bem, percorríamos por terra, numa D-20, várias sedes dos municípios do Estado, inclusive muitos povoados. Nossa propaganda eleitoral: santinhos com a oração de São Francisco, de um lado, e do outro a figura do “Padim Ciço”. Além, evidente,  de mencionar o que fiz e ainda pretendia fazer pelo povo cearense. Quando o cansaço chegava dormíamos na camionete. Essa luta desigual começava em julho do ano da eleição. Zé Lim…

Casal celebra 60 anos de casados indo todas as noites ao Parque do Povo, em Campina Grande

O amor cantado por Dorgival Dantas, que foi a principal atração da noite de quinta-feira (8) no Parque do Povo, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, é um dos ingredientes do casamento de 60 anos de Cornélia de Souza Costa e Wilson Fernandes Costa, ambos de 80 anos. Os dois estavam no público do show e contaram vão ao Parque do Povo quase diariamente na época junina. “Jantamos e viemos para cá. Nossa ligação com o São João vem porque nos conhecemos dançando forró há pouco mais de 65 anos no Sítio São João”, disse a aposentada. O casal revelou que o interesse inicial foi mútuo. “Quando bati o olho nela eu tive a certeza. Ela é um espetáculo, uma joia”, relembrou Wilson. Após a primeira dança, veio o pedido para ir ao cinema, depois começou o namoro. Cinco anos mais tarde ele a pediu em casamento. Da união, eles tiveram dois filhos e criaram mais quatro sobrinhos. “O marido da minha irmã cometeu suicídio e ela morreu de desastre [acidente automobilístico]”, contou Cornélia. De mãos da…

Reginaldo Manzotti volta ao Ceará para lançamento de seu novo livro

O padre Reginaldo Manzotti volta ao Ceará para o lançamento do seu livro “Batalha Espiritual”. O evento acontece neste sábado (10), a partir das 17h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O livro fala sobre a batalha entre o bem e o mal que é travada desde os primórdios da humanidade. O padre Reginaldo Manzotti desfaz todos os mitos que rodeiam esse combate crucial, desvendando com detalhes a natureza do adversário e as armas humanas e sobrenaturais para assegurar a vitória de Jesus Cristo. Ingresso Na compra de um kit, a pessoa adquire um convite em uma das lojas Casa Pio em Fortaleza e região metropolitana. Confira: 1 livro Batalha Espiritual + 1 livro Encontros + uma camiseta = um convite para frontstage (R$ 80)
1 livro = convite para arquibancada (R$ 35)
Tribuna do Ceará

Documentário inédito narra a história da primeira palhaça negra no Brasil

Considerado a principal atração do Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960, o palhaço Xamego era encenado pela atriz Maria Eliza Alves dos Reis. A primeira palhaça negra no Brasil tem sua história contada no documentário inédito Minha Avó Era Palhaço!, que o SescTV exibe no dia 16/6, sexta, às 20h, com direção de Ana Minehina e Mariana Gabriel, neta de Xamego. Mariana, que também sonha em ser palhaça, não conheceu a avó, mas sempre ouviu histórias sobre ela. "Memórias que não saem da minha cabeça e que carrego com os meus guardados mais preciosos", comenta. No documentário, essas lembranças vão construindo a história de Maria Eliza por meio de depoimentos da família, de representantes do circo e de especialistas. Daise Gabriel, filha de Xamego, recorda o início da carreira de sua mãe, com luxo e conforto. Filha do proprietário do Circo Guarany, João Alves, Maria Eliza já nasceu no meio artístico, em 1909. "Era circo itinerante, mas era tão grande que para se deslocar …

Livro-ensaio combina arte urbana de São Paulo, Nova York e Berlim em imagens e textos

por Roberta Souza - Repórter A capital paulista se diferencia pela vegetação que cresce o cimento da metrópole ( Fotos: reprodução ) Às vezes é mais fácil se definir mostrando para o outro o que não se é. Isso vale para pessoas e para coisas também. O livro "Grafite - Labirintos do olhar" segue essa lógica. Logo na introdução, Gabriela Longman, jornalista, deixa muito claro o que ela e o pai, o fotógrafo Eduardo Longman não propõem com o material. Ampliam o recorte subentendido no título e negam o projeto visual para quem possa julgar apenas pela aparência. Ao receber a obra, com 123 imagens captadas de três cidades - São Paulo, Nova York e Berlim - e textos leves de uma repórter casados com essa imersão visual, faz-se necessário ler logo de cara que "não é apenas um livro de fotografia - ainda que as fotos extrapolem e muito, o registro documental - não é um diário de viagem, não é um catálogo artístico e não é uma reportagem - ainda que essas categorias estejam misturada…

Uma artista afro-latina esboça um novo quadro da "Criação de Adão" de Michelangelo

Que tipo de imagem de Deus é a pessoa humana, se nos atrevemos a imaginar Deus de forma diferente? Que humanos foram excluídos de se verem à imagem de Deus? A artista retrata Adam através da raiz da palavra, adamah, que é feminino. (Reprodução)
Por Cecíla González-Andrieu*

O primeiro encontro com a obra "The Creation of God" de Harmonia Rosales foi impressionante. A obra é linda e familiar. Como a "Criação de Adão" de Michelangelo, a pintura de Rosales retrata a criação da humanidade. No entanto, os tons de pele, gênero e história que estão sendo retratados pela artista são surpreendentemente diferentes.
Na pintura de Rosales, Deus é uma avó negra que cria uma humanidade à sua imagem, enquanto belos anjos pretos a cercam. A artista retrata Adam através da raiz da palavra, adamah, que é feminino. Adamah expressa a criatura humana, masculina e feminina, feita de terra. A terra em que o novo humano descansa evoca o “terceiro mundo” nas suas cores e contornos, alguns do…

O pianista cego que aprende só com os ouvidos

Ele pode levar um mês para aprender de ouvido uma partitura, mas não desiste
Nobuyuki Tsujii nasceu cego. Isso não o impediu de iniciar sua educação como pianista aos 4 anos de idade. Aos 7 anos, ele venceu seu primeiro prêmio no Japão. Confira aqui uma performance marcante sua.
Siga Cecilia no Facebook

ProUni já tem mais de 300 mil inscritos; prazo encerra hoje

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam hoje (9). Estão sendo oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O prazo foi aberto na última terça-feira (6) e até as 13h de quinta-feira (8), o Ministério da Educação já registrava 307.668 inscritos, em um total de 593.691 inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre os 27.237 disponíveis. Os interessados em participar do ProUni podem consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do programa na internet. O número de bolsas oferecidas é 17% maior em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais. O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem …