Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2016

FAZER DA UNIDADE O TRAMPOLIM PARA SALTAR LÁ ONDE ESSA FALTA E CONSTRUÍ-LA”

Imagem
Este é o empenho dos animadores paroquiais aderentes dos Focolares, na conclusão da “escola de comunhão” vivida por três dias na Mariápolis Ginetta (Vargem Grande Paulista – SP) 27 JANEIRO 2016 CARLA COTIGNOLI IGREJA E RELIGIÃO  Chiara_Lubich “Fui injustamente acusada, diante de todo o Conselho Paroquial. A minha resposta foi apenas o silêncio e lágrimas. Três dias depois, um telefonema. Uma voz embargada pela emoção: ‘Você me perdoa?’. ‘Já perdoei’!! Depois, veio-me um pensamento: não basta perdoar, é preciso um passo a mais. Devo fazer uma vingança de amor, como dizia Chiara Lubich. Convido essa pessoa para um jantar em minha casa. Nasce uma amizade que nada pode destruir”. É o que nos conta Berenice, casada e mãe de três filhos. É catequista há mais de vinte anos e também ministra da Palavra, em celebrações de uma das quinze comunidades que compõem a Paróquia Imaculada Conceição, em um dos bairros da periferia da grande São Paulo.
Essa é uma das muitas experiências que se alternar…

SHALOM PARTICIPA DO CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL NAS FILIPINAS

Imagem
Um espelho da igreja asiática. Dessa forma, Dom José Palma, arcebispo de Cebu, cidade filipina que sedia o 51º Congresso Eucarístico Internacional, definiu o evento. É neste espelho que dois missionários da Comunidade Shalom, padre Cristiano Pinheiro e padre Aristóteles Alencar, desejam contemplar a face da Ásia, continente que ainda tem muito a ser evangelizado. O Congresso teve início no domingo (24) e segue até 31. Com o tema “Cristo em vós, a esperança da glória”, o Congresso testemunha a comunhão da Igreja em torno da Eucaristia. Participam 20 cardeais, 50 bispos de outras nacionalidades e cerca de 100 bispos filipinos que se reúnem para a Assembleia Plenária da sua conferência episcopal. Padre Cristiano e padre Aristóteles Padre Cristiano e padre Aristóteles são brasileiros e estão em missão, respectivamente, em Roma e em Utrecht (Holanda). Eles participam do Congresso como delegados da Comunidade Shalom. Depois do evento, passarão alguns dias em Manila, capital do país, em reu…

SOBRE A ESTRELA DE BELÉM

Imagem
Miguel Carqueija*
É interessante o que o Padre Marciano faz em sua paróquia de S.Domingos de Gusmão, no Rio de Janeiro: coloca um boneco de Papai Noel ajoelhado no banco da frente da igreja, como a mostrar que mesmo o Papai Noel, se existisse, adoraria o Menino Deus. A verdade é que nossa sociedade consumista vem alijando Jesus Cristo do Natal, colocando em seu lugar, como uma espécie de ídolo, o Papai Noel. Mas falemos da Estrela. Existem várias teorias astronômicas a seu respeito, dando-a como um cometa, uma conjunção de astros ou, como defendia Arthur C. Clarke, uma supernova. Todas as explicações astronômicas, porém, devem ser abandonadas. Parece óbvio que um corpo astronômico, tendo em vista as distâncias incomensuráveis, jamais poderia indicar um estábulo aqui na Terra; e nem mesmo uma grande cidade. A Estrela do Natal deve ter sido, portanto, um objeto luminoso movendo-se na atmosfera, talvez a menos de mil metros de altitude, não a anos-luz de distância. E provavelmente foi um…

AS OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS

Imagem
domtotal.com Mais do que oferecer soluções, podemos mostrar um caminho que auxilie nas decisões. Que os aflitos encontrem em nossas comunidades um ambiente de irmãos. A indiferença é um grande pecado. Por Dom Adelar Baruffi*
O Jubileu da Misericórdia nos convida a um estilo de vida misericordioso. Ele se torna concreto, sobretudo, nas obras de misericórdia: corporais, que já apresentei, e as espirituais. Assim, a Igreja é “chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com a solidariedade e atenção devidas.” (MV 15). Aconselhar os indecisos. Mais do que oferecer soluções, podemos mostrar um caminho que auxilie nas decisões. O discernimento, dom do Espírito, é consequência da acolhida da Palavra e do conhecimento da realidade pessoal e social.  Ensinar os ignorantes. A ignorância pode ter várias faces. Uma delas, uma grande dívida social, é um ensino de qualidade, que ofereça cidadania a todos. Outra é a ignorân…

CINEMA BRASILEIRO ESTÁ NO FESTIVAL DE ROTERDÃ

Imagem
domtotal.com O festival, que segue até 7 de fevereiro, exibe mais de 400 filmes de todo o mundo. A cidade onde envelheço, de Marília Rocha, concorre ao Prêmio Tiger. O Brasil participa da 45ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, com quatro longas-metragens, um média e um projeto. O festival começou nessa quarta-feira (27) e vai até 7 de fevereiro, exibindo mais de 400 filmes de todo o mundo. Na principal mostra competitiva, A cidade onde envelheço, de Marília Rocha, é um dos oito concorrentes ao Prêmio Tiger.

Na mostra Bright Future, que exibe filmes de realizadores que estejam no máximo em seu segundo longa, concorre Animal Político, do cineasta pernambucano Tião. O diretor já foi premiado duas vezes no Festival de Cannes, na França, com os curtas Muro e Sem Coração.

Os dois filmes foram selecionados para o Festival de Roterdã após terem sido assistidos pelo curador do evento, Gerwin Tamsma, por meio do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, realizado …

PAPA: O CRISTÃO TEM UM CORAÇÃO GRANDE QUE ACOLHE TODOS

Imagem
2016-01-28 Rádio Vaticana

Quinta-feira, 28 de janeiro – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que o cristão tem um coração grande que acolhe todos. O coração do cristão é magnânimo porque abre os braços para acolher todos com generosidade – disse o Santo Padre na memória litúrgica de S. Tomás de Aquino numa Missa concelebrada por sacerdotes com 50 anos de ordenação.
Partindo das leituras do dia o Papa Francisco recordou a luz do “Batismo” dos cristãos que deve ser doada e transmitida, porque o “cristão é uma testemunha”. Testemunha de “Jesus Cristo, Luz de Deus” e deve colocar esta luz no “candeeiro da sua vida” – sublinhou o Papa na sua homilia tendo referido que o “coração do cristão é magnânimo” porque é filho de um “Pai magnânimo”, é uma “alma grande” que não tem medo de perder para ser Jesus a ganhar:
“O coração cristão é magnânimo. Está sempre aberto. Não é um coração que se fecha no próprio egoísmo. Quando tu entras nesta luz de Jesus, entras em amizade com Jesus e d…

BIOGRAFIA OFICIAL DA IRMÃ LÚCIA PARA CRIANÇAS CHEGA ÀS BANCAS

Imagem
Agência Ecclesia 28 de Janeiro de 2016, às 11:56         «Lúcia, a vida da pastorinha de Fátima» é apresentado a 13 de fevereiro Lisboa, 28 jan 2016 (Ecclesia) – A escritora Thereza Ameal assina o livro ‘Lúcia, a vida da pastorinha de Fátima’, uma biografia oficial da vidente e religiosa carmelita para crianças, que vai ser apresentada a 13 de fevereiro e chega às livrarias em março.
À Agência ECCLESIA, a autora revela que a Causa da Beatificação da Irmã Lúcia lhe “pediu para escrever” a biografia oficial direcionada para crianças, no âmbito do processo de beatificação e no contexto do Centenário das Aparições de Fátima, em 2017.
“Foi uma honra e uma alegria incríveis, mas também um enorme desafio”, começa por recordar a escritora Thereza Ameal, destacando que “foi tudo uma aventura”.
“Transmitir a Mensagem de Fátima de forma teologicamente correta mas em linguagem simples para crianças; falar da conversão da Rússia a uma geração que nasceu depois da queda do muro de Berlim e, até, t…

PAPA CRITICA MANIPULAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE EMBRIÕES HUMANOS

Imagem
Agência Ecclesia 28 de Janeiro de 2016, às 12:27

(Lusa)
Francisco deixa alertas em audiência à Comissão Nacional para a Bioética da Itália
Cidade do Vaticano, 28 jan 2016 (Ecclesia) - O Papa lançou hoje um alerta contra a manipulação ou destruição de embriões humanos na investigação científica e pediu que a vida humana seja respeitada em todas as suas fases.
“Temos o desafio de contrariar a cultura do descarte que tem muitas expressões, entre elas a de tratar embriões humanos como material descartável, bem como as pessoas doentes e idosas que se aproximam da morte”, denunciou, numa audiência à Comissão Nacional para a Bioética da Itália que decorreu no Vaticano.
Francisco pediu um esforço cada vez maior a nível internacional para harmonizar as “regras das atividades biológicas e médicas”, de forma a promover o reconhecimento de “valores e direitos fundamentais”.
Admitindo que existem “complexas questões humanas e éticas” neste campo, o Papa saiu em defesa dos mais fracos, em particula…

ORAÇÃO PELA VISITA DO PAPA AO MÉXICO

Imagem
O milagre: a imagem aparece pintada na tilma do santo.        Basílica de Guadalupe, Cidade do México, de 12 e 17 de fevereiro/2016

Mãe de Deus e Mãe nossa:
Santa Maria de Guadalupe:
estamos alegres e agradecidos
porque nos visitará
o Papa Francisco, Vigário de seu Filho.

Coloca em suas mãos
o Ano jubilar da Misericórdia,
e que nos deixe uma mensagem
de esperança e de concórdia.

Rogai por ele e por todos nós,
para que possamos abrir-nos
para escutar através dele,
o que Deus nos queira transmitir.

ONDE O SENHOR ESTÁ, ESTÁ A MISERICÓRDIA

Imagem
Onde o Senhor está, se encontra a misericórdia, lembra o Papa, 06-10-2015 - Casa Santa Mata
A Casa Santa Marta acolheu, como de costume, a Missa matinal presidia pelo Papa Francisco. Nesta terça-feira, 6 de outubro, o Pontífice comentou com os fiéis que devemos nos atentar para o fato de não fecharmos o nosso coração para a misericórdia de Deus.
Em seguida, o Papa exortou a não resistirmos à misericórdia do Senhor dando lugar aos nossos próprios pensamentos e interesses. Nisso, usou o exemplo do profeta Jonas. Naquele tempo, ele resiste à vontade de Deus, mas finalmente aprende que deve obedecer a Ele.
Segundo o Santo Padre, a história de Jonasse articula em três pontos, sendo o primeiro "a resistência à missão que o Senhor lhe confia". Depois, "a obediência", pois "quando se obedece, milagres acontecem". E por fim, "a resistência à misericórdia de Deus".
Francisco ainda alertou os presentes na Casa Santa Marta dizendo que o coração duro não pe…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal