Postagens

Mostrando postagens de Setembro 25, 2016

A ESTRADA DA VIDA

Imagem
Padre Geovane saraiva* A fé faz-nos penetrar em profundidade no mistério de Deus e no mistério da nossa condição humana, na certeza de que só Deus pode preencher o coração da criatura humana. Na Oração do Ângelus de 18/09/2016, o Papa Francisco, ao refletir sobre a parábola do administrador infiel, afirmou que existem apenas dois caminhos: o mundo ou o evangelho, a honestidade ou a desonestidade, falando-nos de fidelidade e infidelidade, do bem e do mal, que não se pode oscilar entre uma e outra. E acentuou a importância em decidir caminhar, impulsionados e determinados, confiando na graça do Senhor e no apoio de seu Espírito, afastando-nos do espírito e dos valores do mundo, que são tão apreciados pelo demônio.
A força das palavras do Sumo Pontífice quer nos dizer que somos chamados a dar graças ao bom Deus pelas maravilhas do seu amor misericordioso e infinito, com uma vontade sempre maior da necessidade de se saciar na fonte da verdadeira água: Jesus de Nazaré. Ele é água, é vida, …

Livro-reportagem revela os bastidores da corrupção na Petrobras

Imagem
por Luciano Trigo Nos últimos anos, a Petrobras passou das páginas de economia para as de política (e de polícia) dos grandes jornais e revistas do país. Desde a eclosão da operação Lava-Jato, em março de 2014, e das primeiras revelações sobre o escândalo do Petrolão, a empresa – que já foi uma das maiores do mundo, mas perdeu 85% de seu valor em função da corrupção e de erros de gestão – foi quase que diariamente tema de reportagens as mais diversas, cada qual com revelações mais espantosas sobre o esquema montado para desviar recursos e irrigar o caixa de partidos políticos. Mas faltava um balanço objetivo, uma narrativa que amarrasse os fios soltos da cobertura da imprensa e desse conta das diferentes e complexas frentes desse escândalo, cuja apuração completa, aliás, ainda está longe de chegar ao fim. É essa narrativa que oferece a jornalista Roberta Paduan no livro-reportagem “Petrobras – Uma história de orgulho e vergonha” (editora Objetiva, 392 pgs. R$ 54,90).
Com um texto ágil, …

William e Kate desembarcam com George e Charlotte no Canadá

Imagem
Viagem marca primeira travessia do oceano da caçula da família, com 1 ano. Casal real irá percorrer paisagens por 8 dias; Crianças ficarão com babá.Da France Presse

William, Kate e seus filhos, George e Charlotte, chegam a Victoria, em British Columbia, no Canadá (Foto: Jonathan Hayward/The Canadian Press via AP) A pequena princesa Charlotte, o príncipe George e seus pais, William e Kate, chegaram neste sábado (24) ao Canadá, na primeira viagem através do oceano da caçula da família, que tem um ano. Os quatro foram recebidos pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e sua mulher. A família ficará hospedada na mansão do governador geral, representante da monarquia britânica no Canadá. Cinco anos depois de sua primeira viagem ao país, em lua de mel, o casal real irá percorrer por oito dias as paisagens da costa canadense do Pacífico, com atividades em comunidades ameríndias ou carentes. George, 3, e Charlotte ficarão com a babá em Victoria, capital de British Columbia, na ilha de Van…

Meios e fim

Imagem
Gonzaga Mota*
“O fim justifica os meios”, frase atribuída a Maquiavel, não é uma atitude estratégica, mas uma conduta incorreta que não leva uma sociedade a uma situação de justiça, nem se baseia na essência da democracia. Como disse Norberto Bobbio: "Tradicionalmente, a ética distinguiu os deveres em relação aos outros e os deveres para consigo mesmo. No debate sobre o problema da moral em política aparecem exclusivamente os deveres em relação aos outros". Ademais, a honestidade política, no sentido amplo, não precisa de justificativa de conduta, pois tem por alicerce a disciplina e por objetivo principal a verdadeira justiça. Nos dias atuais existem muitos países ditos democráticos; elegem seus governantes, todavia, não apresentam uma sincera e clara harmonia entre os aspectos éticos e de governabilidade. Esses países são subdesenvolvidos, estão em fase de desenvolvimento ou, até mesmo, podem ser considerados desenvolvidos. Acreditamos que eles fazem parte de um contexto q…

Jovens com Síndrome de Down dão exemplo de empreendedorismo na Argentina

Imagem
Por não conseguirem trabalho, os rapazes decidiram abrir seu próprio negócio: O Los Perejiles eventos. Eles contaram com a ajuda de dois professores que orientaram na criação da empresaCinco jovens com Síndrome de Down deram exemplo de empreendedorismo na Argentina. Por não conseguirem emprego, os amigos decidiram abrir uma empresa de serviços de eventos que prepara pizzas e empanadas na cidade de Buenos AiresO Los Perejiles eventos, que prepara os quitutes em domicílio, já conquistou o público argentino. As informações são do Hypeness. Após dois meses de lançamento, 24 eventos foram realizados. O projeto contou com a ajuda de dois profissionais que orientaram os jovens a gerenciar o negócio. Os professores voluntários, Telam Lopez e Kevin Degirmenci, incentivam os meninos a ter mais confiança para que eles possam seguir em frente com os seus planos. Redação O POVO Online

Escritor jordaniano é morto por "insulto ao islã"

Imagem
Controverso autor Nahed Hattar é alvejado em frente a tribunal. Ele seria julgado por "provocar conflito sectário" em razão de caricatura que criticava religiosidade distorcida do "Estado Islâmico".O escritor jordaniano Nahed Hattar, que se tornou centro de controvérsias após publicar uma caricatura considerada blasfema pelo islã, foi assassinado neste domingo (25/09) em Amã, em frente ao tribunal onde seria julgado. Ao chegar ao Palácio da Justiça, onde responderia pela acusação de "provocar o conflito sectário e insultar os sentimentos e crenças religiosas", Hattar foi alvejado com três tiros. A imprensa jordaniana identificou o autor dos disparos como Riad Abdullah, um imã de uma mesquita local, com idade acima dos 40 anos. Sua motivação teria sido o ódio ao autor em razão do cartum polêmico.  A caricatura, publicada na página de Hattar no Facebook, retratava um muçulmano no paraíso, deitado com duas mulheres, pedindo que Alá lhe servisse vinho e casta…

Identificar e tratar transtornos mentais é essencial para prevenir suicídios

Imagem
O Brasil tem 32 suicídios por dia. "Alguma coisa estamos fazendo errado", diz a psicóloga Semíramis Amorim. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 32 suicídios por dia. São 32 vidas, a cada 24 horas, que acabam na maioria das vezes por impossibilidade de enxergar saída para uma situação. "Atualmente a sociedade é focada no consumo. Tenho que ter tudo, ser vencedor sempre", observa Semíramis. Enquanto a pressão é grande para todos, aqueles que têm dificuldade de lidar com as frustrações podem ter reações mais severas, explica. "A maior parte dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente depressão, ansiedade, esquizofrenia ou abuso de álcool ou outras drogas", afirma Semíramis. Segundo ela, quebrar o tabu sobre o assunto e conversar sobre esses transtornos é importante para reverter os números atuais. Uma boa forma de dar o primeiro passo é saber identificar as principais causas do suicídio em amigos, colegas e fami…

Diretoras dão seu testemunho sobre o mundo atual

Imagem
Existem diretoras que se incomodam com o discurso de gênero.


Diretora como Kathryn Bigelow, em Hollywood. É uma velha discussão. Há um olhar feminino no cinema? Se existe e claro que sim, independe de gênero. Uma diretora como Kathryn Bigelow, em Hollywood, faz cinema para mostrar que consegue ser mais viril que muito macho. No outro extremo, Pedro Almodóvar tem uma sensibilidade toda especial na abordagem das mulheres. Faz cinema como Chico Buarque faz poesia, música. Olhos nos olhos, quero ver o que você diz... Mas Almodóvar é gay assumido, fora do armário, e isso poderá influenciar seu olhar. Fiquemos, então, com Paolo Virzi no belíssimo Loucas de Alegria, para aproveitar um filme em cartaz. Um homem pode filmar as mulheres como elas podem filmar os homens - Laís Bodanzky, em Bicho de Sete Cabeças.
Para evitar que essa conversa se torne preconceituosa, o importante é destacar que começa nesta terça-feira, 20, no CCBB, a Mostra Mulheres em Cena, com curadoria de Andrea Armerntano e So…

Mais Visitadas

Deus eleva os humildes

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

VIVENDO E APRENDENDO

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip