Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 30, 2017

Mestrado em Enfermagem recebe docente portuguesa

A turma de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação (MPTIE) da Universidade de Fortaleza (Unifor) recebe, nesta quinta-feira, às 14h, a professora portuguesa Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). O tema escolhido para abordagem da especialista será "Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE): um conhecimento na senda da tecnologia".Henriqueta Fernandes concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2011. Ela é também coordenadora do Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional, membro do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem do Porto, membro da Unidade de investigação da ESEP (Uniesep) e membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis).Durante os últimos dias, a professora Henriqueta Fernandes tem participado ainda de outras atividades no Campus da Unifor. Ontem, por exemplo, ela ministrou a pa…

Guaramiranga é opção de lazer nos feriados prolongados

Com a temporada de chuvas alterando a paisagem cearense e deixando o clima mais ameno, os hotéis e pousadas localizados nas serras cearenses vêm atraindo um número cada vez maior de visitantes. Para os próximos feriados prolongados, os meios de hospedagem do Maciço de Baturité esperam receber um volume maior de pessoas interessadas em aproveitar as várias opções de ecoturismo.Entre os municípios da região, Guaramiranga é um dos mais procurados por quem busca o descanso em família e também entre grupos interessados nas trilhas e aventuras que se descortinam em meio à natureza exuberante da Serra.Preparado para receber os hóspedes que chegam a Guaramiranga, o Hotel Gruta oferece as melhores acomodações em um ambiente aconchegante. Localizado no Sítio São Francisco, no Distrito de Uirapuru, a cerca de 6km do centro da cidade, o hotel fica próximo a cachoeiras, pescarias, mirantes, teatro e oferece instalações ideais para casais, famílias ou grupos de amigos. E, para os feriados prolongad…

Artistas de Fortaleza fazem campanhas online para participar do Nívea Viva

Artistas de Fortaleza fazem campanhas online para participar do Nívea VivaDuas bandas e uma cantora de Fortaleza estão engajando os fãs na internet, para que possam participar do projeto Nívea Viva 2017, evento que irá ocorrer na capital cearense no dia sete de maio. A curadoria do evento convidou Lorena Nunes, Selvagens à Procura de Lei e Capitão Eu e os Piratas Vingativos a participarem do pleito online.A banda que receber o maior volume de menções nas redes sociais por meio das hashtags #CapitaoEuNoNIVEAViva, #LorenaNunesNoNIVEAViva ou #SelvagensNoNIVEAViva vai abrir no telão o show gratuito do projeto Nivea Viva Jorge Ben Jor, no dia sete de maio, no Aterro da Praia de Iracema.A campanha é uma estratégia da marca, para criar engajamento entre o público cearense. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 2 de abril, e o resultado sairá na segunda-feira, dia 3.  Homenageando Jorge Ben Jor, a turnê teve pré-estreia em 14 de março, com um show fechado para convidados no Rio de …

Abertas as inscrições para o prêmio sobre desenvolvimento sustentável da ONU

Até 31 de maio, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017 recebe inscrições de iniciativas desenvolvidas para resolver problemas em seis áreas — “água e meio ambiente”, “agroecologia”, “economia solidária”, “educação”, “saúde e bem-estar”, “cidades sustentáveis” e “inovação digital” — que formam as categorias temáticas do concurso. Premiação tem o apoio de quatro agências da ONU no país.Podem participar organismos sem fins lucrativos, como fundações, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa. Todos os inscritos precisam ser legalmente constituídos no Brasil, de direito público ou privado, e devem ter implementado a iniciativa concorrente em território brasileiro.O primeiro lugar de cada uma das categorias será premiado com 50 mil reais, e as 18 instituições finalistas vão receber troféu e vídeo retratando sua iniciativa. Além disso, as tecnologias sociais que promovem o protagonismo e o empoderamento feminino vão receber um bônus de 5% na po…

Farmácia Popular deverá ser reduzido

As unidades próprias do Farmácia Popular devem acabar. Em reunião marcada para esta quinta (30), em Brasília, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde vai apresentar seu voto favorável à extinção desse formato do programa, lançado em 2004 e um dos símbolos do governo Lula (PT). O conselho vai propor que recursos sejam transferidos para custear a compra de medicamentos distribuídos nas unidades básicas de saúde.As discussões sobre o fim das unidades próprias começaram há alguns meses. Ministério da Saúde e secretários estaduais já haviam se manifestado favoravelmente a essa ideia. Faltava apenas o aval de representantes de secretários municipais, que agora será formalizado na reunião tripartite, marcada para esta quinta.Caso a decisão se confirme, serão mantidas apenas as redes de farmácias particulares credenciadas, o braço do programa batizado de "Aqui tem Farmácia Popular"."O modelo da unidade própria é dispendioso, pouco eficaz. É muito dinheiro para po…

Vaticano apresenta carta do Papa para 9º Encontro Mundial das Famílias

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 30, a carta do Papa Francisco para o 9º Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em 2018 em Dublin, na Irlanda. O documento inicia os preparativos anunciando a data do evento, 21 a 26 de agosto com o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.Na carta, Francisco apresenta algumas orientações para que as famílias possam se preparar para o encontro. Uma delas é a reflexão e a partilha da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, documento publicado após o Sínodo da Família.O Santo Padre destaca que o Evangelho e a família continuam sendo uma boa notícia para o mundo de hoje. “A família é o ‘sim’ do Deus Amor. Somente a partir do amor a família pode manifestar, difundir e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não se pode viver como filhos de Deus, como casal, pais e irmãos”, afirma.A ênfase do Papa na carta é justamente para o amor, ele propõe que as famílias sempre se perguntem se estão vivendo a pa…

Morre aos 89 anos Alexei Abrikosov, ganhador do Nobel de Física em 2003

Da EFEO físico soviético naturalizado americano Alexei Abrikosov, ganhador do prêmio Nobel de Física em 2003, morreu aos 89 anos, informou hoje (30) a emissora de rádio Eco de Moscou. O ex-ministro de Educação da Rússia, Dmitri Livanov, foi quem comunicou à emissora de rádio a morte do acadêmico, mas não foi informada a causa, nem outras circunstâncias de sua morte. A informação é da Agência EFE.Abrikosov recebeu o Nobel de Física em 2003 em conjunto com o também russo Vitaly Ginzburg e o britânico-americano Anthony J. Legget, por "suas contribuições pioneiras para a teoria dos supercondutores e os superfluidos", segundo o Comitê do Nobel da Academia Real de Ciências da Suécia.Nascido em 1928 em Moscou, Abrikosov adotou a dupla cidadania russo-americana em 1999, e vivia nos Estados Unidos há 25 anos, mas, antes de emigrar, já tinha recebido vários prêmios em seu país de origem.Abrikosov foi membro da Academia Russa das Ciências e professor do Instituto Landau de Física Teóri…