Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 9, 2016

Gabarito do Enem já está disponível

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame foi aplicado no último fim de semana (5 e 6) para mais de 5,8 milhões de estudantes. Os gabaritos dos diferentes modelos de exame podem ser conferidos na internet, na página do Enem. Os resultados individuais serão divulgados apenas no dia 19 de janeiro, quando todos os participantes, inclusive aqueles que tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, saberão exatamente quanto tiraram em cada uma das provas. Teoria da Resposta ao Item Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, se a que…

Instituto Butantan pesquisa remédio contra o vírus Zika

Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil O Instituto Butantan iniciou a pesquisa de um medicamento para tratar pessoas infectadas com o vírus Zika. Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a infecção pelo Zika pode provocar microcefalia em bebês quando a mãe, ainda gestante, entra em contato com o vírus. Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika Arquivo/Agência Brasil A pesquisa do Butantan vai adotar como métodos o reposicionamento de fármacos e a triagem de alto conteúdo. Essas tecnologias permitem que coleções de compostos químicos sejam triadas contra o vírus em células humanas infectadas. Saiba MaisEpidemia de zika reforçou combate ao Aedes, mas saneamento ainda é problemaEspecialistas não descartam novo surto de dengue e zika com a chegada do verão Segundo o instituto, esse processo é mais rápido porque dispensa a necessidade de validar previamente o alvo molecular, o que poderia levar vários anos. Estudo precursor Os pesquisadores envolvidos no estudo fizeram trabalho semelh…

Mães de bebês com microcefalia enfrentam rotina exaustiva em busca de tratamento

Débora Brito - Repórter da Agência Brasil Nos três estados que mais registraram casos de infecção pelo vírus Zika e de bebês com microcefalia - Bahia, Pernambuco e Paraíba - , diferentes mães estão traçando um mesmo enredo de dúvidas, angústia e invisibilidade. A epidemia que chamou a atenção do mundo todo tem deixado suas principais vítimas na sombra. Donas de uma vida já difícil, mulheres nordestinas agora carregam diariamente seus filhos em busca de tratamento. Nesta sexta-feira (11) completa um ano desde que o Ministério da Saúde decretou a epidemia como Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. O choro dos bebês ecoa nos corredores dos hospitais e centros de reabilitação.  Os exercícios de fisioterapia parecem um martírio para as crianças, que desde o nascimento são desafiadas a transpor seus limites. “As crianças que nascem com diagnóstico de microcefalia têm alteração do sistema nervoso central que podem afetar o desenvolvimento típico da criança e dificult…

COMANDO VERMELHO

Grecianny Carvalho Cordeiro*
No terceiro artigo relacionado ao crime organizado. Falaremos do Comando Vermelho, que hoje se encontra bastante atuante no Ceará, a exemplo de seu antigo parceiro e rival, PCC.
O Comando Vermelho, facção criminosa dotada de impressionante estrutura de organização, surgiu no presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, por volta do ano de 1979, numa época em que ali se encontravam inúmeros presos políticos enquadrados na Lei de Segurança Nacional. De início, o aparecimento do Comando Vermelho decorreu de uma necessidade de se estabelecer uma união entre os presos para sobreviver à violência de seus próprios pares, bem como para se insurgir contra as desumanas condições de encarceramento impostas pelo sistema penitenciário.
Então o Comando Vermelho se organizou, conquistou inúmeros adeptos, eliminou os grandes líderes das facções criminosas rivais (Terceiro Comando e ADA), passou a fazer reivindicações à administração prisional em favor da massa carcerária e de…

Papa Francisco recebeu um grupo de presos em sua casa no Vaticano

(ACI).- O Papa Francisco recebeu no último domingo à tarde em sua residência na Casa Santa Marta um grupo de detentos do centro penitenciário Due Palazzi, de Pádua. O Santo Padre conversou com eles e escutou as suas inquietações em um gesto que mostra, mais uma vez, o compromisso especial e a preocupação do Papa Francisco para com as pessoas privadas de liberdade. O convite do Papa foi uma surpresa para os detidos presentes em Roma para participar do Jubileu dos Encarcerados, que terminou no último domingo com uma Missa na Basílica de São Pedro. “No domingo à tarde, enquanto visitávamos algumas basílicas de Roma, recebemos uma ligação telefônica de um sacerdote, dizendo que o Papa Francisco nos convidava para visitá-lo no Vaticano. Pensei que era uma brincadeira”, contou a ‘InBlu Radio’, da Conferência Episcopal Italiana, o Pe. Marco Pozza, capelão penitenciário do cárcere Due Palazzi. Durante o encontro privado, Francisco desejou conhecer as circunstâncias pessoais de cada prisioneir…

Sarau Elétrico – Shakespeare e as grandes paixões – com José Francisco Botelho

Grandes paixões podem terminar em casamento e uma conta conjunta no Bradescão da Azenha – mas isso não renderia uma boa história. Já os amores arrebatados e arrebatadores, esses são os responsáveis por muitas das maiores obras da literatura. É disso que vai falar o SARAU ELÉTRICO, aproveitando o lançamento da nova tradução de Romeu & Julieta. Com a presença do tradutor de Shakespeare, JOSÉ FRANCISCO BOTELHO, e dos bardos da casa, LUÍS AUGUSTO FISCHER, DIEGO GRANDO e KATIA SUMAN. Sarau das Grandes Paixões. Quem ama profundamente não poderá suportar a dor de perder essa noite.
Rádio Elétrica

Facebook lança app Flash no Brasil para concorrer com Snapchat

Helton Simões Gomes Do G1, em São Paulo Flash, app do Facebook, para enviar fotos e vídeos que se apagam e compartilhar conteúdo que some. (Foto: Divulgação/Facebook) O Facebook escolheu o Brasil para estrear sua nova investida contra o Snapchat nesta quarta-feira (veja abaixo um comparativo entre Flash e Snapchat). A rede social lança no país o Flash, uma rede social móvel com bate-papo embutido que adota alguns dos principais recursos do rival: imagens e histórias que se autodestroem e filtros engraçadinhos. O aplicativo chegará antes para Android, a partir das 12h na Google Play. O Flash funciona assim: - Você abre o app e tira uma foto com ele; - Inclui na imagem uma máscara; - Escreve alguma coisa nela ou inclui um emoji; - Para iniciar uma conversa, tem de enviá-la a um contato; - Ou compartilhá-la com seus seguidores; - A partir daí, eles te respondem; - As imagens se apagam em até cinco segundos.

Câmera primeiro e Brasil primeiro

As modificações faciais colocam em ação a tecnologia do Masq…

Fotógrafa registra desejos natalinos de idosos de São Carlos

Uma fotógrafa de 22 anos registrou os desejos natalinos dos moradores do abrigo de idosos Helena Dorfneld, de São Carlos (SP), durante uma visita que fez acompanhada da família. Emocionada pela simplicidade dos pedidos, Leticia Luchesi resolveu compartilhar as histórias nas redes sociais e organizar uma campanha de arrecadação, que gerou comoção e solidariedade entre os internautas. A publicação já tem cerca de 3 mil compartilhamentos. VEJA A GALERIA DE FOTOS Entre os desejos estão pedidos de calças, blusas, camisas, sapatos, vestidos, brincos e anéis. A fotógrafa afirmou que muitos idosos acamados não conseguiram registrar seus pedidos, mas que a emoção no rosto após um abraço expressava a alegria de cada um. Joaquim pediu uma camisa azul marinho, sua cor preferida (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal) “Muitos só pediam abraços ou um tempinho para conversar. Uma visita ao asilo, com boas risadas e momentos especiais. Foi um dia incrivelmente emocionante”, relatou Letícia. Projeto A ide…

Peças de arte sacra do acervo do Iphan são roubadas de igreja em Salvador

Por Sayonara Moreno Salvador, BA - A Polícia Civil de Salvador investiga o roubo de objetos de valor na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa. A suspeita da polícia é que o roubo tenha ocorrido na noite do domigo (06), mas só foi notado na manhã da segunda-feira (7). De acordo com um dos membros da secretaria paroquial, Rivelino Silva, a falta dos objetos foi notada logo com a chegada do zelador, no início da manhã. Segundo ele, os ladrões levaram quatro castiçais, um ostensório [peça usada para a exposição da hóstia durante as missas] e a porta do Sacrário [local onde se guarda a eucaristia], feita de prata maciça. Todas as peças são do século 18 e fazem parte do acervo de arte sacra tombada pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “São obras de valor histórico, patrimonial e religioso muito importantes para a história da nossa paróquia e por uma questão cultural também. Ficamos muito tristes e constrangidos com a situação. O local está fechado, para inves…

Gabarito do Enem será divulgado nesta quarta-feira

Inep não divulgou horário, mas assegurou que gabarito do Enem sai ainda pela manhãAgência Brasil O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai disponibilizar nesta quarta-feira, 9, o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram no último fim de semana, 5 e 6. Ainda não há horário definido, mas o gabarito deve sair ainda pela manhã.  Os gabaritos dos diferentes modelos de exame poderão ser conferidos na internet, na página do Inep. Os resultados individuais serão divulgados apenas no dia 19 de janeiro, quando todos os participantes, inclusive aqueles que tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, saberão exatamente quanto tiraram em cada uma das provas do Enem. Teoria da Resposta ao Item Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para c…