Pular para o conteúdo principal

Fotógrafa registra desejos natalinos de idosos de São Carlos

Uma fotógrafa de 22 anos registrou os desejos natalinos dos moradores do abrigo de idosos Helena Dorfneld, de São Carlos (SP), durante uma visita que fez acompanhada da família. Emocionada pela simplicidade dos pedidos, Leticia Luchesi resolveu compartilhar as histórias nas redes sociais e organizar uma campanha de arrecadação, que gerou comoção e solidariedade entre os internautas. A publicação já tem cerca de 3 mil compartilhamentos.
Entre os desejos estão pedidos de calças, blusas, camisas, sapatos, vestidos, brincos e anéis. A fotógrafa afirmou que muitos idosos acamados não conseguiram registrar seus pedidos, mas que a emoção no rosto após um abraço expressava a alegria de cada um.
Idoso Joaquim pediu uma camisa azul marinho, sua cor preferida (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Joaquim pediu uma camisa azul marinho, sua
cor preferida (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
“Muitos só pediam abraços ou um tempinho para conversar. Uma visita ao asilo, com boas risadas e momentos especiais. Foi um dia incrivelmente emocionante”, relatou Letícia.
Projeto
A ideia de Leticia surgiu quando os tios, Evaldo Luchesi e Renata Gonçalves, fizeram um projeto semelhante para uma ONG que atende crianças carentes do município. O resultado foi surpreendente. Com a ajuda da mãe, Mariza Poltronieri, a fotógrafa decidiu ampliar a ação também para os idosos.

“Meus tios vão a cada 15 dias fazer um café da tarde com os idosos O projeto das fotos eu vi na rede social, então resolvemos fazer também”, contou Letícia. A família visitou o asilo no dia 30 de outubro.

“Quando começamos a conversar, muitos não conseguiam falar, mas a reação deles foi bem emocionante. Acho que, como eles ficam fechados em um lugar só e alguns não têm parentes ou visitas, eles sentem falta de um carinho. Tem muitas pessoas precisando de um gesto desses”, afirmou a jovem.

Idosa Constancia pediu por um vestido tamanho M e um anel (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)Idosa Constancia pediu por um vestido tamanho M e um anel (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Idoso Helio pediu para ser presenteado com uma camisa (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Helio pediu para ser presenteado com uma
camisa (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Repercussão
A publicação mostra fotos em que os idosos, identificados com os próprios nomes, seguram uma mini lousa com os seus pedidos escritos.

Os interessados em contribuir com os desejos confirmaram a doação nas respectivas fotos. “Se cada um fizesse isso na sua cidade, imagina o quanto de doações a gente conseguiria”, disse Leticia.
A repercussão foi tanta que donos de comércios também quiseram participar, oferecendo cortes de cabelo e manicure.
“Todos estão ajudando com o que podem. Como muita gente pediu para participar, vamos estender para outros asilos. Não conseguiria imaginar que teria tanta divulgação e queria agradecer a todos, especialmente os envolvidos nesse projeto. Espero que todos que ajudarem entendam o que proporcionaram a essas pessoas”, se emocionou a jovem.
Valdemar mostrou seu amor ao time e afirmou que seu desejo é uma camisa do Palmeiras (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Valdemar  quer ganhar uma camisa do seu time,
Palmeiras (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)
Doações
De acordo com a diretora do abrigo, Malu Brito, a instituição corre o risco de fechar por problemas financeiros. Mesmo recebendo auxílio da população, faltam até produtos básicos.

“Nós temos que pagar os funcionários, insalubridade e tudo isso, mas não temos dinheiro. Além disso, também precisamos de doações de fraldas M e G, produtos de limpeza, roupas de cama e banho, produtos de higiene e tudo que estiverem dispostos a doar. Tudo é recebido de coração”.
Segundo a fotógrafa, a ideia é que os itens sejam entregues antes da ceia de Natal organizada pelo asilo. As doações podem ser entregues via Correiros ou pessoalmente no estúdio fotográfico localizado na Rua Doutor Omar Pacheco de Souza Ribeiro, 240, no bairro Portal do Sol. A campanha segue até o dia 4 de dezembro.
Para os interessados em visitar os idosos, o abrigo fica na Rua Venezuela, 101, no Parque Nova Estância. Os horários de visitas são das às 9 às 17h, em todos os dias da semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3416-1567 ou com a própria diretora, nas redes sociais.
*Sob a supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara
Odila ficou feliz com a visita e pediu uma blusa como presente (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)Odila ficou feliz com a visita e pediu uma blusa como presente (Foto: Leticia Luchesi/Arquivo Pessoal)G1

Comentários