Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2019

Podcast: Instrumentos da paz de Deus!

Troca-Troca de livros é opção para fãs de literatura em Sorocaba

Dinâmica acontece sempre no último sábado de cada mês, das 13h às 16h30, na Biblioteca Municipal
“Ter acesso à leitura sem ter que gastar”. Esse é um dos motivos pelos quais a estudante Ângela Fabiana Magalhães Ribeiro costuma participar do “Troca-Troca de Livros”, que acontece sempre no último sábado de cada mês, das 13h às 16h30, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a ideia da atividade é promover o acesso à leitura e estimular o compartilhamento de livros entre leitores de todas as idades.
De acordo com a estudante, que ontem levou para casa os livros O Caçador de Pipas, A Hospedeira, e a Cidade dos Ossos, outro aspecto interessante do projeto é rotatividade permitida, uma vez que esses livros poderão retornar e ela levar outros para sua leitura. Há cerca de um ano Ângela diz que participa do evento e nesse tempo todo apenas o livro “A Menina que Roubava” ela manteve em seu acervo pessoal…

Estudante de escola pública do Cariri é destaque em Concurso Internacional

Com o tema "Escreva uma carta sobre o seu herói", texto de jovem dedicado às mulheres, foi premiado pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça Motivada pela oportunidade de falar sobre quem considera ser seu herói, Samilly Pontes escolheu expressar sua admiração pelas "Marias", em referência às mulheres. Por meio de uma carta, a estudante de 15 anos escreveu sobre como é inspirada por mulheres, ali pertinho em Farias Brito, no Cariri, e no mundo. O texto da jovem foi premiado na 48ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, sendo destaque entre os estudantes cearenses. Ao saudar todas as "Marias", ressaltando a importância delas para a sua existência, Samilly destaca a força feminina ao superar as dificuldades do cotidiano. "Defendem nosso mundo todos os dias, constantemente estão em luta a qual não tem um fim, mas sim um recomeço", reflete logo no início do texto. A estudante conta que teve a ideia de fazer a ca…

Mulheres negras enxergam cabelo e maquiagem como objetos de resistência

Adeptas da transição capilar e consumidoras de marcas de maquiagem com tons para pele negra, mulheres quebram estereótipos e desconstroem padrões por meio da beleza. Empoderamento da mulher negra está muito relacionado à transição capilar. (Instagram/@juliaaareis)
"Minha transição capilar durou três anos. Eu comecei a fazer relaxamento e depois progressiva para ficar mais liso e durar mais tempo. Eu me olhava no espelho e não me identificava, não me reconhecia como pessoa. Era como se eu não tivesse uma personalidade. Eu me baseava naquilo que eu queria ser, o que via todo dia na televisão. Por conta dos meus traços, obviamente não me identificava e isso me frustrava muito. Eu ficava o tempo todo tentando me reafirmar por meio do alisamento".
A história da estudante Julia Reis, narrada acima, está espalhada por todo o Brasil. São milhares de meninas e mulheres que, por falta de representatividade, se veem obrigadas a substituir seus cachos naturais por cabelos com química, t…

Murray Gell-Mann, vencedor do Nobel de Física, morre aos 89 anos

Ele desenvolveu na década de 1960 a teoria de que as partículas subatômicas - prótons e nêutrons - eram compostas por subunidades pareadas. Murray Gell-Mann (E) estabeleceu um critério para colocar partículas em grupos de oito em função das características como a carga elétrica ou a rotação. (AFP/Arquivos)
O físico americano Murray Gell-Mann, que desenvolveu a teoria dos quarks e venceu o Prêmio Nobel em 1969, faleceu na sexta-feira aos 89 anos, anunciou no domingo o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde ele foi professor. Considerado um dos físicos mais importantes do século XX, ele desenvolveu na década de 1960 a teoria de que as partículas subatômicas - prótons e nêutrons - eram compostas por subunidades pareadas.
Mais tarde, experimentos confirmaram a existência das partículas, um tema constante de estudo por parte dos físicos, incluindo os do chamado "Grande Colisor de Hádrons", o maior acelerador de partículas do mundo. Em seus estudos, Gell-Mann estabe…

O império da mentira

A mentira tem servido para atacar adversários, destruir reputações e ganhar eleições. Inspirado no filme La La Land, grafite numa rua de Londres satiriza o fiasco do Brexit.
Por Marco Lacerda* No que consiste a mentira? É lícito mentir? Existe alguma circunstância em que a mentira pode evitar um mal maior? A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós mesmos e que desejamos impor aos outros. Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade e, na maioria das vezes, espera que seus ouvintes acreditem no que é dito. Trata-se de uma praga que vem de longe, desde a mentira de Judas Iscariotes selada com o beijo da traição a Jesus Cristo, até a avalanche de falsidades que hoje inundam as redes sociais.
Por isso e muito mais, a mentira é um dos pesadelos destes tempos de interação entre a política e as redes. Mais do que nunca, a mentira serve para atacar adversários, destruir reputações, agrupar e separar pessoa…