Pular para o conteúdo principal

Em livro, contista cearense Marco Severo aborda as diferentes faces do amor


“Se eu te amasse, estas são as coisas que te diria” é o novo livro de Marco Severo, com lançamento marcado para esta quinta-feira (30)


Marco Severo passeia pelas nuances do amor injetando um olhar plural sobre o sentimentoFoto: Isanelle Nascimento
A pena de Marco Severo é afoita em revirar destroços, fraturas internas. Na ótica do contista, as tintas da realidade estão longe de mirar o belo. É na penumbra do mundo e das relações interpessoais que ele demarca o lugar de uma escrita dada a retratar o cotidiano à la Rubem Fonseca, com inclinação para o áspero e a solidão.
Por isso, este seu novo "Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria" pode provocar olhares curiosos no público que o acompanha há algum tempo. Amor? Amar? "É um livro muito diferente dos outros que já publiquei. Eles têm uma pegada crua, algo mais impactante; esse vai por outro caminho, com uma linguagem musical, em tom de poesia", afirma.
Ainda assim, é o mesmo Severo de sempre, aquele observado em títulos como "Todo naufrágio é também um lugar de chegada" (2016) e "Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão" (2017), por exemplo, ambos publicados pela Editora Moinhos - a casa, vale ressaltar, também assumiu as rédeas do novo projeto. Isso porque, mesmo retratando o sentimento universal celebrado por tantos, Marco injeta na audiência algo que desestabiliza, rompendo o lugar-comum das abordagens sobre o amor.
"O José Saramago tem uma frase que eu repito sempre: 'Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar'. A minha literatura não é aquela em que você vai ler numa rede pra relaxar e achar tudo bonito. Então, perpasso nesse livro por muitas das possibilidades da multiplicidade de camadas que o amor enlaça", explica.
O lançamento da obra está agendado para esta quinta-feira (30), das 19h às 22h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB - Fortaleza). Na ocasião, além de autografar os exemplares, o autor otimizará um diálogo sobre o tema, descortinando aspectos importantes relacionados aos textos integrantes da publicação.
Exaltação
Consideráveis fatores estimularam Marco Severo a adentrar num terreno antes inexplorado em suas criações. O principal relaciona-se ao mal-estar sentido pelo literato quando do acirramento político que marca o Brasil.
"Em 2016, em meio a um processo terrível a nível nacional, comecei a ter crise de pânico. Tinha palpitação, taquicardia, falta de ar, achava todo dia que ia morrer. Nisso, fui percebendo que algumas pessoas próximas a mim foram adoecendo e morrendo mesmo. Pensei, 'não quero isso pra mim, não'".
Na sequência, lembrou da provocação de uma pessoa que afirmou não conseguir ler os livros sob a assinatura do autor após chegar de um dia de trabalho porque era algo que "desassossegava demais". "Ela sugeriu que eu escrevesse algo mais leve, sobre o amor. Guardei aquilo comigo e depois comecei a elaborar a ideia. Decidi que ia escrever um livro com esse tema, mas do meu jeito".
Desta feita, os 14 contos do exemplar atraem à leitura exatamente devido a esse lapidar pessoal que Severo constrói em cada linha. São produções que ajudam a concretizar o pensamento de que nem tudo acaba em final feliz. Ainda que todas sejam histórias de amor, fato é que nenhuma delas tem uma conclusão esperada para obras do gênero, embora exaltem, de forma contundente, o sentimento.
img2img2
Entre os planos de Marco Severo, está a escrita de mais dois livros sobre o amor
Foto: Isanelle Nascimento
Como no belíssimo "O rio que corre para dentro do mar", narrativa envolvendo mãe e filho num enlace profundo com o oceano; ou no emotivo e memorialístico "Nunca longe demais de ti", descrição minuciosa do amor de um casal; e ainda em "Pássaro que sobrevoa a dor", pondo em relevo as descobertas amorosas e profundidades que atravessam esse processo.
"Tem ainda histórias de amor entre irmãos; entre duas pessoas do mesmo sexo que não puderam ficar juntas; de pai pra filho, que, na verdade, é bem mais próximo do desamor; tem o amor quase no final da vida, entre pessoas que se entendem e veem que não terão tanto tempo juntos", enumera o autor.
"Todas essas ideias são enlaçadas pela busca da questão da amorosidade. Em cada uma delas, tento buscar lá dentro alguma coisa que incomode e faça a gente sair um pouco desse lugar-comum de enxergar apenas o amor romântico, até porque eu não trago só ele. É uma questão maior".
Projetos
A expectativa de Marco é que a obra tenha uma boa vida, o que deve abrir passagem para outros projetos.
No momento, está escrevendo um livro de crônicas e outro de minicontos. Também tem finalizado um de realismo mágico. E, para 2022, planeja lançar outra obra sobre histórias de amor, como parte de um trio de publicações sobre o tema.
"Pode ser que o terceiro seja voltado para a linguagem do primeiro; o segundo não, porque já está bem adiantado, e é uma homenagem ao Nelson Rodrigues", adianta. Que venham e nos surpreendam.
Serviço
Lançamento do novo livro de Marco Severo
Nesta quinta-feira (30), das 19h às 22h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB - Fortaleza) (Avenida Barão de Studart, 2917, Dionísio Torres). Aberto ao público. Contato: (85) 3044-9150.

Image-0-Artigo-2537337-1Image-0-Artigo-2537337-1
Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria 
Marco Severo 
Editora Moinhos 
2019, 132 páginas 
R$ 40 

Comentários