Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2018

16 de agosto - DIA DO FILÓSOFO

Imagem
16 de agosto - DIA DO FILÓSOFO: A figura do filósofo reflete sobre todas as coisas cotidianas e essenciais. A Filosofia data do século IV a.C., surgiu na Grécia Antiga, como uma atividade especial do homem sábio, o amigo do saber (filo + sophia = amor à sabedoria). A Filosofia estuda o conhecimento racional da natureza, do ser humano, do universo e suas transformações. Parabenizamos a todos Professores (as) e acadêmicos da Graduação, Pós-Graduação e Licenciatura em Filosofia! 
Fonte: Faculdade Católica de Fortaleza

Escritora Angélica Sampaio convida para o lançamento do livro Poema-Luz, em Fortaleza

Imagem
Cada novo livro, um desafio; cada desafio, uma vontade de se reinventar na literatura. É com esse sentimento de renovação e felicidade que convido a todos a estarem presentes no lançamento de Poema-Luz (já lançado na FLIP), agora na Terra da Luz, em Fortaleza. 
Prepare-se para se encantar pela poesia da luz e do amor... ❤️📚🌺

Dia: 19/8/18
Horário: das 10h às 12h. 
Local: Auditório do Parque do Cocó, Fortaleza-Ce. 


*Angélica Sampaio é Escritora.Professora.Membro da AMLEF (Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza).Membro PRAETECE.

1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE

Imagem
Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sediará a 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (FliSertão). O festival vai homenagear o escritor Antônio Padilha, autor do livro ‘Pedro e Lina’, um romance sobre o surgimento da cidade. FliSertão será realizado em Petrolina (Foto: Alexandre Justino / Ascom PMP)
A programação foi apresentada na terça-feira (14), durante um evento no Parque Josepha Coelho. Todas as atividades do FliSertão serão gratuitas. Durante o festival, serão realizados lançamento de livros, debates com o público e palestras com a presença de autores de diversos universos literários. A feira também contará com um concurso literário para crianças e jovens, com objetivo de incentivar a produção literária. Segundo os organizadores, a ideia é garantir uma programação que atenda a todos os públicos. O FliSertão está sendo promovido pela prefeitura e uma editora de livros. O tema do festival é: “Petrolina…

Madonna chega aos 60 anos como uma artista única

Imagem
por Antônio Laudenir - Repórter Poucas criaturas no universo da arte conseguiram estabelecer diante de si um séquito de admiradores tão diverso e complexo quanto Madonna Louise Ciccone. Refletir sobre a relevância dessa mulher na cultura popular das últimas quatro décadas tem sido tarefa árdua e prazerosa para quem, de alguma forma, teve a vida sacudida por este ícone. Se existe maneira melhor de compreender como os tijolos deste legado foram erguidos, uma fórmula mais direta passaria por responder a seguinte provocação: qual Madonna você guarda dentro de si? > Quem é esta garota! Assim como as muitas fases artísticas e pessoais enfrentadas ao longo da vida - ao longo das quais conseguiu estabelecer uma carreira repleta de reviravoltas, rupturas, polêmicas e dissolvições dos valores vigentes - Madonna protagoniza outra mudança ao se firmar sexagenária e ainda relevante dentro do próprio universo que estabeleceu. No aniversário da "Rainha do Pop", sua influência, próxima do…

Minimuseu Firmeza recebe feira de artesanias e programação cultural neste sábado

Imagem
O Minimuseu Firmeza, espaço cultural e afetivo no bairro Mondubim, recebe neste sábado, 18, mais uma edição da sua tradicional feirinha. O evento começa a partir das 9 horas e segue até 13 horas, recebendo, além das vendas de artesanias e comidas, atividades culturais diversas. A entrada no espaço é gratuita. Entre as atividades está uma oficina com o coletivo In-Grafika, que reúne artistas que trabalham com diversas técnicas de gravura. Nesta atividade formativa, eles vão ensinar a isogravura, em que imagens são feitas de forma semelhante à xilogravura, mas usando isopor no lugar da madeira. Além disso, o espaço vai receber o encontro de bordadeiras do Minimuseu e atrações musicais, incluindo a bandinha Cabaçal. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer também a nova exposição do espaço, chamada "A Casa, o Doce e o Baobá". O Minimuseu Firmeza foi fundado em 1969, sob a condução do casal Nilo Firmeza (o Estrigas) e Nice Firmeza, ambos artistas plásticos. Além desta ativida…

III Feira do Cordel Brasileiro acontece na Caixa Cultural Fortaleza neste fim de semana

Imagem
Gênero da literatura que remonta ao século XVI, o cordel insere-se, sobretudo, na cultura popular, como uma extensão natural da oralidade. Elaborado sob o formato de rimas, cada qual com suas inúmeras particulares, o gênero impresso nos folhetos tornou-se, à época, a única forma oficial de comunicação. No Nordeste brasileiro, especialmente, a literatura de cordel sempre teve a sua importância e, apesar das crescentes e visíveis inovações tecnológicas, ainda mantém-se firme. Exemplo recente foi o Espaço Cordel e Repente, que integrou a programação da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, encerrada no último domingo, 12, no Anhembi. "O espaço é uma cria da Praça do Cordel, da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que tem sido, ao longo de várias bienais, um grande sucesso de público e crítica", resume o escritor, editor, cordelista, quadrinista e ilustrador Klévisson Viana. "O público sempre valorizou muito a literatura popular, e as escolas estão redescobrin…

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

VIVER A SEMANA SANTA

Praça Luiza Távora, em Fortaleza, abrigou castelo

Festival de literatura promove ‘maratona’ com 40 atividades em Bauru

Cientista político lança livro sobre a influência da Lava Jato no eleitor