Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2017

Instituto Maria da Penha oferece curso sobre combate à violência contra a mulher

Imagem
O Instituto Maria da Penha (IMP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão com inscrições abertas para o curso Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania (DDDC), que acontecerá no período de abril a junho. O curso tem 60 vagas e é destinado a servidores docentes e técnico-administrativos e a alunos de todos os cursos da UFC. As aulas acontecerão no Departamento de História. A formação visa identificar demandas, favorecer e efetivar ações estratégicas para inibir, punir e erradicar toda e qualquer violência contra a mulher, reforçando, assim, a proposta contida na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). As inscrições seguem até o dia 20 de abril, na sala da Coordenação do Curso de História (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Campus do Benfica), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. As aulas iniciarão em 24 de abril e irão até 21 de junho, todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. Serão ao todo 15 encontros, e o curso terá duração total de 60…

Escritor cria serviço de assinatura de livros e envia surpresa para leitores todo mês

Imagem
Imagina receber um pacote na sua casa. Dentro dele, uma surpresa: um mundo completamente novo a ser desbravado. Não é um pacote de viagem, não literalmente. É um livro. Kafka, Tolstói, Lima Barreto e Fernando Pessoa foram alguns dos autores que já invadiram a casa dos assinantes do Pacote de Textos, clube de assinatura de livros criado pelo escritor cearense Rafael Caneca. Criado em julho de 2016, o clube surgiu da necessidade de compartilhar com as pessoas aqueles livros “que todo mundo precisa ler”. Seja literatura clássica ou contemporânea, romances, poesias ou contos, nacionais e internacionais.  A ideia foi sugestão de uma amiga de Rafael.  “Ela sempre me pedia indicação de livros”, constata. O escritor gostou da proposta e não perdeu tempo, criou o Pacote. No início, as sugestões eram para as pessoas mais próximas, foi se expandindo para Fortaleza, até que chegou a uma pessoa no interior de São Paulo. “Ele me perguntou se eu enviava pra outros estados, mas eu disse que não, poi…

Unidade prisional recebe atividades da XII Bienal

Imagem
"Os girassóis me deram a certeza de que eu vinha para um encontro com pensadores". Assim sentiu o ator, cantor e poeta cearense Gero Camilo ao cruzar o jardim plantado na entrada da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz, na manhã de ontem (17). O peso da rotina de alguns dos 200 internos da penitenciária foi amenizado pela longa conversa sobre poesia e liberdade com o escritor, que integrou a programação da "Bienal Fora da Bienal", ciclo de atividades externas da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada de 14 a 23 deste mês. Como preparativo para receber Gero, os internos assistiram ao filme Carandiru (2003), em que o ator interpreta o personagem homossexual 'Sem Chance', que casa dentro da penitenciária. A narrativa trata da rotina da extinta Casa de Detenção, localizada no bairro paulista Carandiru, antes e depois do massacre que vitimou centenas de presos. "Eu entrei aqui sensível, mas meus sentimentos foram passando e …

Novo sistema de pagamento de boletos tem início em julho

Imagem
Em parceria com a rede bancária, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está desenvolvendo um novo sistema de melhoria no processo de pagamento dos boletos bancários. Apresentada nesta segunda-feira (17) em Fortaleza, a Nova Plataforma de Cobrança promete aperfeiçoar o atual modelo com mecanismos que trazem mais controle e segurança a esse meio de pagamento, dando maior confiabilidade e comodidade aos consumidores. Ideia que nasceu há aproximadamente três anos, a expectativa da Febraban é iniciar a operação do novo sistema a partir do dia 10 do próximo mês de julho, com a validação de boletos com valor igual ou acima de R$ 50 mil. Gradativamente, até o dia 11 de dezembro deste ano, boletos de todos os valores passarão a ser validados pelo novo sistema, segundo a Febraban. A grande mudança proporcionada pelo novo sistema ocorre quando o consumidor (pessoa física ou jurídica) fizer o pagamento, mesmo de um boleto vencido, em outra instituição financeira que não seja a emissora do doc…

Veja os destaques da Bienal do Livro nesta terça-feira, 18

Imagem
Já chegamos ao quinto dia de XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A programação continua com fôlego dos primeiros dias. Nesta terça-feira, haverá encontro entre Horácio Dídimo e Socorro Acioli, roda de saberes com mestres e mestras da cultura, Mary del Priore em diálogo com Isabel Lustosa e a participação aguardada de Conceição Evaristo. 9h30min – Sarau Resistência
Onde: Sala Mágica (salas 9/10 – mezanino 2) 15 horas – Letra de Mulher, Novas Páginas – Áfricas e Mulheres: substantivos plurais. Convidadas: Paulina Chiziane e Tânia Lima. Mediação: Vânia Vasconcelos
Onde: Sala Francisca Clotilde (sala 4 – mezanino 2) 15h30min – Palestra: Santaninha, um pioneiro do cordel – Gilmar de Carvalho e Arievaldo Viana com mediação de Stélio Torquato
Onde: Praça do Cordel (térreo) 16 horas – Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura – As mãos são artes, a cabeça imaginação. Mestre Espedito Seleiro (Artesanato em couro – Nova Olinda). Mestre Bibi (Artesanato, escultor – Canindé). Mestre Zé P…

Unicef lamenta seis anos de "guerra e carnificina" na Síria

Imagem
Mais de 60 crianças foram mortas em ataque ocorrido a um comboio no fim de semana; diretor da agência da ONU pede mais determinação para que todos os menores recebam ajudaDa redação, com Rádio ONU O diretor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, se pronunciou sobre um atentado ocorrido no fim de semana na região de Alepo, na Síria. Segundo Anthony Lake, mais de 60 crianças morreram quando um comboio foi bombardeado. O ataque aconteceu no sábado, 15, quando as pessoas deixavam as cidades de Foah e Kefraya. Segundo agências de notícias, foram mais de 120 mortos. O diretor do Unicef lamenta os “seis anos de guerra e de carnificina humana na Síria” e o “novo horror” ocorrido no fim de semana. “Covardia” Anthony Lake pede “determinação renovada” em prol de todas as crianças inocentes sírias e para que a guerra acabe o mais rápido possível. O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários também condenou a explosão. Segundo Stephen O’Brien, os “autores do ataque monstru…

Livros infantis ganham espaço no mercado brasileiro

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Os livros infantis têm papel fundamental na formação das crianças e ajudam inclusive no processo de alfabetização -Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil
Dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) mostram que o crescimento de vendas do gênero infantil em 2016, em relação a 2015, foi de 28%. Nesse mesmo período, o mercado geral de livros caiu 9,7%. Os dados tratam dos livros vendidos no varejo, em livrarias, e foram levantados a pedido da Agência Brasil. Hoje (18) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, que nasceu neste dia, em 1882. A empresária Flávia Oliveira, 31 anos, é uma das compradoras. Ela apresentou os livros à filha, Bruna, de 3 anos, desde cedo, antes mesmo de completar 1 ano. Eram livros de páginas mais duras e com imagens que faziam parte do cotidiano. “Como ela ia muito ao zoológico, comprávamos livros com ilustrações de animais, nos quais ela…

Empatia é a habilidade mais importante que você deve ter

Imagem
Atenção: não confunda empatia com simpatia Dentre todas as habilidades “praticáveis“, a empatia com certeza é a mais importante. Ela vai te levar a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz enquanto a pratica. E, não confunda empatia com simpatia. A primeira significa você fazer uma conexão emocional com alguém, enquanto a segunda está diretamente ligada a maneira como você trata uma pessoa com naturalidade.
A chave para ser empático é não julgar as outras pessoas. É colocar-se no lugar do outro ao invés de apontar-lhe o dedo. No geral, pessoas empáticas são menos preconceituosas. Aceitam o outro como ele é. Por que praticar a empatia? Só a definição acima provavelmente já faria o mundo um lugar um pouco melhor. Mas, vamos lá! 1.Você entenderá melhor as necessidades das pessoas ao seu redor; 2.Você entenderá melhor a percepção que cria nos outros através de suas palavras e ações; 3.Você entenderá as partes tácitas de sua comunicação com os outros; 4.Você ent…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil