Postagens

Mostrando postagens de Abril 2, 2016

DIA DA MENTIRA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*

Escrevo esse artigo no dia Primeiro de Abril, também conhecido como o Dia da Mentira.
Na infância, o Dia da Mentira é marcado por brincadeiras inocentes, do tipo: sua mãe está chamando, quando não está; hoje não terá aula, e terá; vou me mudar de cidade, e não vou; fulano vai ter pegar na saída, e não vai... Na adolescência, o Dia da Mentira se reveste de um pouco mais de criatividade e poderia dizer, um pouco até de maldade: fulana quer namorar contigo, e não quer; hoje vai ter jogo de futebol na casa do amigo, e não terá; vai ter avaliação de matemática, e não vai, etc.
Na fase adulta, descobri que o Dia da Mentira são todos os dias. E todos mentem, principalmente aquele que diz que nunca mente. E mentira necessariamente não precisa de palavras, pode-se mentir através de gestos, por meio de um simples olhar.
Para aqueles que nunca mentem, nunca tiveram a experiência de “orientar” o filho pequeno para que receber a roupa dada de presente de aniversário pe…

RESSURREIÇÃO (D)

Imagem
Título original: Risen Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir. Legenda: Dublado País: EUA Ano: 2016 Gênero: Suspense Classificação: 12 Direção: Kevin Reynolds Elenco: Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth Duração: 1h48min.

AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO

Imagem
Meditação diária da Palavra de Deus – Lc 24, 35-4831 MARÇO 2016 ESPIRITUALIDADE E ORAÇÃO Pixabay CC0 - Kloxklox_com, Public Domain Leitura O Evangelho nos faz assistir a uma das aparições “oficiais” de Cristo Ressuscitado aos Apóstolos. Enquanto os dois discípulos que voltaram de Emaús estão contando o que lhes aconteceu ao longo do caminho e à mesa, quando reconheceram Jesus ao partir o pão, o próprio Cristo aparece no meio deles e diz: “A paz esteja convosco”. Os sentimentos se sobrepõem: primeiro o susto, como se tivessem visto um fantasma; depois, a confusão, a dúvida no coração e, finalmente, a alegria. Eles experimentam descrença e alegria juntas. É a experiência que vivemos nós também quando, de surpresa, depois de anos, vemos de repente um ente querido e não podemos deixar de dizer: “Não acredito nos meus olhos”! Jesus desfaz, uma após a outra, as razões das suas dúvidas. Para convencê-los, Ele os manda tocar em suas chagas e chega a comer diante de seus olhos: é Ele mes…

TRADUÇÃO INÉDITA, DO LATIM PARA O PORTUGUÊS, DE ESCRITO DE SANTO AGOSTINHO

Imagem
Sobre a Mentira, de Santo Agostinho. Nessa tradução inédita, do latim para o português, Santo Agostinho ensina, portanto, que “não podemos seguir outra regra, a não ser a de que nunca devemos mentir” 31 MARÇO 2016 ANÁLISE Foto: Editora Ecclesiae A editora Eclesiae acaba de lançar uma obra inédita em português, Sobre a Mentira, de Santo Agostinho. No que consiste a mentira? É lícito mentir? Existe alguma circunstância em que a mentira pode evitar um mal maior? Santo Agostinho examina essas questões à luz da filosofia e, como é comum ao seu pensamento, também no contexto teológico. Inicia este opúsculo com um vigoroso trabalho de definição, depois expõe uma classe tipológica de oito tipos de mentiras existentes, demonstrando a gravidade de cada uma delas, além de propor uma breve reflexão ética sobre a gravidade do ato de mentir. Escrito em 395, ano em que foi consagrado bispo de Hipona, este opúsculo é considerado obra da juventude de Agostinho, mas que ele mesmo acabou por incl…

ASSEMBLEIA DA CNBB: MISSÃO DOS LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE

Imagem
O encontro anual do episcopado brasileiro ocorrerá de 6 a 15 de abril em Aparecida (SP) “A Assembleia é momento muito precioso para nossa Conferência Episcopal e para as igrejas particulares. Trata-se de um espaço de oração, partilha, estudos e convivência fraterna. Durante esses dias, fortalecemos a comunhão entre nós bispos”, explica o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.
A 54ª Assembleia Geral  (AG) da CNBB acontecerá no período de 6 a 15 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). Este ano, o tema central será “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”. Entre os temas prioritários previstos estão a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país. Pensando o Bras…

CID GOMES PROTOCOLA NA CÂMARA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE TEMER

Imagem
Ex-governador do Ceará alega que o vice-presidente é citado na Lava Jato. Ele também solicita no documento que Eduardo Cunha não analise o pedido. Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
Cid Gomes protocola pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer na Câmara (Foto: Nathalia Passarinho / G1) Cid Gomes protocola pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer na Câmara (Foto: Nathalia Passarinho / G1) O ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação Cid Gomes protocolou nesta sexta-feira (1º) na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer. No documento, Cid solicita que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não analise o pedido de afastamento. Para Cid Gomes, como Cunha foi denunciado por fatos relacionados à Operação Lava Jato, quem deve decidir é o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PMDB-MA). A assessoria da Vice-Presidência informou que Michel Temer não vai comentar o pedido de impeachment protocolado…

NOVA ARMA CONTRA DESNUTRIÇÃO INFANTIL

Imagem
domtotal.com A microbiota, composta por 100 bilhões de bactérias, exerce funções fundamentais para a saúde. Uma criança desnutrida é vista em Yola, Nigéria. Atuar sobre a flora intestinal, também chamada microbiota, poderia ajudar a lutar contra os efeitos permanentes da desnutrição infantil - é o que apontam estudos publicados nos Estados Unidos, confirmando a importância destes microrganismos para a saúde. A microbiota, composta por 100 bilhões de bactérias, exerce funções fundamentais para a saúde, como a degradação dos alimentos ingeridos para uma melhor absorção intestinal e um metabolismo ótimo. Estes milhares de milhões de bactérias, que colonizam o intestino desde o nascimento, também têm um papel-chave na maturação do sistema imunológico. Os resultados destes dois estudos publicados na revista americana Science abrem o caminho para o desenvolvimento de terapias que permitem lutar de maneira eficaz contra problemas devastadores de saúde devido à subalimentação que afeta dezenas…

AMEAÇAS TERRORISTAS PREOCUPAM

Imagem
domtotal.com Após atentados em Paris, elevaram-se os alertas sobre ameaças terroristas em eventos esportivos. Rio de Janeiro.
Em meio aos preparativos do esquema de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a falta de familiaridade do brasileiro com ameaças terroristas preocupa o Ministério da Defesa, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em meio aos preparativos de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Após os atentados de novembro em Paris, em que um dos ataques seria no  Estádio da França, onde as seleções francesa e alemã disputavam uma partida amistosa, elevaram-se, nas avaliações da Abin, os alertas sobre ameaças terroristas em grandes eventos esportivos. Os órgãos brasileiros de defesa, segurança e inteligência resolveram, então, preparar eventos de conscientização junto aos profissionais que vão lidar diretamente com o público durante os Jogos, como profissionais da rede hoteleira, taxistas e seguranças privados de centros comerciais, entre ou…

STF DIVULGA DECISÃO SOBRE PEDIDO CONTRA TEMER

Imagem
domtotal.com Decisão sobre impeachment foi divulgada por engano devido a 'erro de comunicação' interno. No ofício, Mello determina que seja instaurada uma nova comissão especial na Câmara para analisar o pedido. Em uma minuta divulgada por engano pela assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) no início da noite desta sexta-feira, 1º, o ministro Marco Aurélio Mello determina que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceite o pedido de impeachment contra o vice-presidente, Michel Temer. No ofício, Mello determina que seja instaurada uma nova comissão especial na Câmara para analisar o pedido de impeachment de Temer elaborado pelo advogado Mariel Marley Marra. O ministro afirma que Cunha extrapolou de suas atribuições ao afirmar que não havia indícios de que o vice-presidente cometeu crimes de responsabilidade. "Os documentos que instruem a peça primeira (de Marra) permitem concluir, no campo precário e efêmero, pelo desrespeito aos parâmetr…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Um mestre da literatura em Londrina