Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 4, 2018

Os maluquinhos da Auristela

Padre Geovane Saraiva* Jesus, filho de Maria de Nazaré e do carpinteiro José, querendo, evidentemente, desmanchar a montanha da falta de esperança, do orgulho, do egoísmo que está dentro de nós, amparado pela tão visível simbologia do manto da paz, da justiça e da afável ternura, fala ao interior do coração das pessoas, querendo entrar na frágil existência humana. Ele quer que plantemos boas sementes no mundo. Mas quais sementes? Sementes de paz, amor e compreensão, do não ao egoísmo, de um ambiente leve, com bons e construtivos olhares e de um coração fértil, grande e largo. Numa palavra: sementes de esperança.
O Verbo de Deus, que se encarnou e veio se estabelecer entre nós (cf. Jo 1, 14), quer que nos coloquemos à sua disposição como seus generosos colaboradores, mas num ardente desejo de edificar seu projeto de amor, afastando-nos da intolerância, do preconceito e do ódio. Dom Helder Câmara nos ensina o sentido da verdadeira e autêntica fraternidade. Quando resolvemos buscar a ref…

Em tempos de crise, ideias criativas fazem a literatura circular pelo Brasil

Por:Agência Estado
Os dados são da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), que diz que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.Foto: Cido Marques/ FCC
Bernardo Napolitano não conseguia dormir se seus pais não contassem uma história para ele. "Eles contavam, mas queriam descansar e eu ficava chorando, pedindo mais, e acabava conseguindo", relembra o garoto que hoje, aos 12 anos, mantém o hábito de ler à noite. Agora, sozinho.
Apenas 33% da população brasileira teve, como Bernardo, alguém que o incentivasse a ler. Para 15%, essa pessoa foi a mãe ou responsável do sexo feminino (11%) e o pai ou responsável do sexo masculino (4%). Os dados são da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), que diz ainda que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.
Quando o Colégio Albert Sabin pediu que seus alunos (tem até o Ensino Médio) mergulhassem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e criassem projetos relevantes a ideia de…

Único no País, Festival Internacional de Máscaras do Cariri começa nesta terça (4)

A programação se estende até sábado (8), com uma série de atividades no Crato e em Juazeiro do Norte (CE). O acesso é gratuito Elemento habitual das artes cênicas e do universo brincante, a máscara ganha um sentido maior além do prático. A segunda edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) terá sua abertura oficial nesta terça (4), às 20h30, no Largo da RFFSA, no Crato (CE). Na ocasião, haverá a exibição do espetáculo "Reprise", do grupo paulista La Mínima. Antes, às 16h, um desfile de máscaras na Praça São Vicente marca uma prévia da abertura. O FIMC acontece até o próximo sábado (8). A programação leva espetáculos, exposições, oficinas, colóquios, desfiles de máscaras e outros encontros para o Largo da RFFSA, Comunidade do Gesso, Praça São Vicente, unidade do Sesc, Centro de Artes da URCA, dentre outros espaços no Crato (CE); além do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE). O acesso é gratuito. Segundo Dane de Jade, diretora geral d…

Por sobrevivência, livrarias criam o movimento #Vempralivraria

Ideia é que sejam realizadas ações nas lojas para a interação com o público, e um painel será instalado em cada um desses espaços para as pessoas declarem seu amor pelos livros. Nas redes sociais, o público vai poder aplicar em sua imagem de perfil do Facebook a hashtag #vempralivraria (Marcelo Camargo/ABr)
Depois que editores, diante da atual crise das livrarias, iniciaram uma campanha incentivando a compra de livros, as livrarias Leitura, Cultura, da Vila, Curitiba e Saraiva, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL), acabam de criar o movimento #Vempralivraria.

A ideia é que sejam realizadas ações nas lojas para a interação com o público, e um painel será instalado em cada um desses espaços para servir de cenário para as pessoas declarem seu amor pelos livros.

Nas redes sociais, o público vai poder aplicar em sua imagem de perfil do Facebook a hashtag #vempralivraria, que ficará disponível nas páginas proprietárias de cada empresa participante com o passo a passo de co…

O livro que Mark Wahlberg usa para rezar diariamente

O ator católico começa todos os seus dias com este livro devocional Ninguém acusaria o ator Mark Wahlberg de ser preguiçoso, nem fisicamente, nem, segundo parece, espiritualmente. Mark Walhberg via Instagram | Fair Use A recente revelação de que o ator, em excelente forma física, se levanta às 2h30 da manhã para começar sua rigorosa rotina de exercícios físicos deixou o mundo inteiro impressionado. O fato de programar também 30 minutos de oração todos os dias, às 2h45, também é inspirador. Em uma entrevista recente a Relevant Magazine, Wahlberg, devoto católico, conversou sobre sua vida de oração, que, segundo ele, está estruturada nos 365 dias, seguindo um livro devocional filipino que um amigo lhe deu “há oito ou nove anos”. St Pauls Wahlberg gostou tanto do presente, que pediu à sua esposa, a modelo Rhea Durham, que lhe desse outra cópia do livro no Natal. Desde então, todos os anos, no Natal, ela lhe dá mais uma cópia. Aliás, compra dois: um para o criado-mudo do quarto e outro par…

Com enfoque na produção regional, Mostra Sesc de Cinema começa hoje

A 2ª Mostra Sesc de Cinema começa hoje (4) com a exibição gratuita de 27 curtas e sete longas-metragens que vão concorrer no próximo domingo (9) em oito categorias: roteiro, direção, filme,direção de fotografia, direção de arte, direção de elenco, montagem e desenho de som. As sessões serão no Sesc Tijuca, na zona norte do Rio. O ingresso é gratuito. “Na grande maioria, a programação ligada ao audiovisual nas unidades do Sesc é grátis. A mostra e outros projetos são sempre subsidiados porque a gente tem finalidade sociocultural e educativa”, disse Marco Aurélio Lopes Fialho, analista de Audiovisual do Departamento Nacional do Sesc. O filme Vesti La Giubba está entre as exibições Segunda Mostra Sesc de Cinema/Direitos Reservados O público vai poder assistir a trabalhos que não fazem parte do circuito comercial. Serão exibidos quatro filmes do Norte, seis do Centro-Oeste, sete do Nordeste, oito do Sul e nove do Sudeste. “A gente não abre mão do caráter regional, porque entende que se n…

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM XEQUE

Carlos Delano Rebouças*
Diferentemente de duas décadas atrás, o Brasil nunca havia ofertado tantas oportunidades para a aquisição de uma formação em nível superior, e mesmo de pós-graduação, nas mais variáveis áreas do conhecimento. Antes, com a exceção das entidades públicas, existiam pouquíssimas outras na iniciativa privada, e ainda bastante restrita quanto ao número de cursos e de áreas de formação.
Não demorou a haver uma verdadeira avalanche de novas entidades de ensino superior, sobretudo, pelo incentivo do poder público federal dos últimos governos. Novas instituições surgem a cada dia, oferecendo oportunidades diversas ao mercado, que entende que se faz necessário uma boa formação para se tornar competitivo, atendendo às suas exigências conforme a área de atuação.
Da mesma forma que surgiram novas instituições, oportunidades também chegaram para profissionais de educação, com alguma licenciatura, ou até mesmo para muitos que nunca pensaram em lecionar, por exemplo, advogados,…