Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 7, 2018

Flip 2018 anuncia a sua programação

Na primeira vez que o americano Colson Whitehead veio ao Brasil, e aquela era sua primeira viagem internacional, ele era um rapaz de 24 anos, deprimido e quebrado com um mochilão nas costas. Saiu daqui decidido a se tornar escritor. Agora, prestes a completar 50 anos e depois de lançar seis romances, ele volta ao País como uma das atrações da Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada de 25 a 29 de julho. Autor do premiado The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade (HarperCollins Brasil), vencedor do Pulitzer de ficção e do National Book Award e que vai virar série da Amazon com direção de Barry Jenkins (Moonlight), Whitehead vai dividir a mesa da Flip no sábado com Geovani Martins, morador do morro do Vidigal que acaba de estrear na literatura com O Sol na Cabeça, cujos direitos já foram vendidos para diversos países e para o cinema - Karim Aïnouz vai dirigir o filme. A programação foi anunciada na manhã desta terça-feira, 5, em São Paulo, pela curadora…

Feira do Livro de Brasília comemora crescimento na literatura infantil

Por G1 DF Criança olha livros infantis durante evento, em Brasília (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília) Começa na próxima sexta-feira (8), e vai até o dia 17 de junho, a 34ª edição da Feira do Livro de Brasília. Com entrada gratuita, o evento pretende comemorar o crescimento das vendas na literatura infantil. De acordo com os editores, em 2016, na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 28% na comercialização de livros para crianças. Já o mercado livreiro, como um todo, teve uma queda de 9,7% nas vendas. Os organizadores dizem que a popularização da leitura, desde a infância, e o acesso aos livros são essenciais para que o gosto pela literatura cresça ainda mais. Entre os homenageados e convidados deste ano, estão a escritora Ana Maria Machado e o ator Lázaro Ramos. Ele, além de apresentar um musical, irá lançar um novo livro infantil (veja abaixo outros convidados e homenageados).

Escola de Artes e Ofícios abre inscrições para curso de Conservação e Restauração

Oportunidade de ampliar o conhecimento: 15 vagas para o curso de aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados – Telas. As inscrições são gratuitas e as aulas serão realizadas na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, em Fortaleza. Haverá seleção dos candidatos. O limite máximo de inscritos será de 30. Como parte do Programa de Formação Básica da Escola, o curso terá 328 horas/aula. Alunos egressos dos cursos de conservação e restauração em tela e escultura e as pessoas que possuam habilidades artísticas comprovadas, com mais de 18 anos, terão prioridade. Os candidatos devem ter, pelo menos, concluído o ensino médio ou cursando o último ano. Os alunos terão direito a alguns benefícios: lanche diário, vale-transporte para o deslocamento da residência e vice-versa e todo o material didático necessário para o desenvolvimento das atividades dos cursos. Os interessados devem realizar inscrições presenciais na sede da Escola de Artes e Ofí…

Documentário "Mulheres de Antônio" traz narrativas da Festa do Pau da Bandeira sob um viés feminista

por Roberta Souza - Repórter Joana D'arc, Luciana, Lúcia, Gorete, Celene, Ester "do Mercado", Socorro Luna, Ni de Souza, Sandra Sobral e Celene Queiroz fazem a Festa do Pau Bandeira, em Barbalha, como suas mães e avós um dia também fizeram. Elas representam o trabalho feminino numa festa que desde as suas origens exalta a força masculina, com o carregamento do tronco de uma árvore que simboliza a promessa e a devoção ao santo casamenteiro. As histórias narradas pelas "Mulheres de Antônio" - nome do documentário das jornalistas Marina Holanda e Lia Mota - serão apresentadas ao público do Cariri hoje (7), dentro do II Simpósio Nacional sobre Patrimônio e Práticas Culturais. O média-metragem, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, em 2017, narra essa manifestação da cultura popular cearense, que foi registrada em 2015 como Patrimônio Imaterial pelo Iphan, sob um viés feminista. "Queríamos desenhar o doc…

Cineteatro São Luiz exibirá filmes dos Trapalhões em julho

O Cineteatro São Luiz Fortaleza terá mostra especial de filmes dos Trapalhões em julho próximo. O anúncio foi feito pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano dos Santos, e Renato Aragão. A mostra é realizada em comemoração aos 60 anos do equipamento. A programação, segundo a Secult, é recorde de pedidos pelo público desde a reabertura do equipamento, em 2015. Os filmes e horários da mostra ainda não foram divulgados. O Povo

Mais crianças estão na escola, mas ainda é preciso incluir 1,9 milhão

Diferentemente da educação infantil, em que a oferta é o maior entrave para a inclusão, entre os adolescentes, o que predomina nessa faixa é o abandono escolar. A lei estabelece que, até 2024, 50% das crianças de até 3 anos estejam matriculadas em creches. Em 2016, essa porcentagem chegou a 31,9%. (Antonio Cruz/ABr)
Por Mariana Tokarnia
O Brasil aumentou a porcentagem de crianças e adolescentes na escola, mas ainda precisa incluir pelo menos 1,95 milhão de pessoas entre 4 e 16 anos nos sistemas de ensino. Por lei, até 2016, o país teria que universalizar a pré-escola e o ensino médio. As metas, no entanto, não foram cumpridas, de acordo com o relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), divulgado hoje (7) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, 91,5% delas estavam matriculadas em 2016. Em 2014, quando o PNE começou a vigorar, a porcentagem de atendiment…