Postagens

Mostrando postagens de Setembro 7, 2017

PODE EJACULAR NO ÔNIBUS, CONSTRANGIMENTO NÃO HÁ

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Um fato bizarro tomou conta dos noticiários essa semana: o caso do homem que esfregou o pênis em uma mulher e ejaculou em cima dela, dentro de um ônibus, em São Paulo.             O motorista do ônibus parou o coletivo, ordenou que os passageiros e a vítima descessem. O homem permaneceu detido até a chegada da polícia, que o levou para a delegacia para a formalização do procedimento policial.              Quando na audiência de custódia, o homem foi solto, entendendo o magistrado que a prisão não se justificava porque “não houve constrangimento à vítima”.             Dias depois, o mesmo homem – com enorme histórico de crimes sexuais - foi novamente preso, pelo mesmo fato.             Questões jurídicas à parte, se a conduta do homem consistiu em crime de estupro ou não, a postura do magistrado que decidiu pela sua soltura nos mostra como as instâncias jurídicas lidam com a violência contra a mulher.             Imaginemos e visualizemos mentalmente a cen…

Exposição no MIS, em São Paulo, revela acervo de Renato Russo, e novo livro reúne listas do compositor

Imagem
por Adriana Del Ré - Agência Estado O cantor e compositor Renato Russo ganha exposição no Museu da Imagem e do Som, com acervo conservado desde sua morte, em seu apartamento Renato Russo consagrou-se pela força - e universalidade - de suas letras. Mas, além de poeta da música brasileira, ele também era desenhista, roteirista, cinéfilo, leitor voraz, colecionador, um grande fazedor de listas, entre outras muitas facetas. Todas elas são reveladas - ou revisitadas - agora na exposição inédita Renato Russo, que entrou em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), nesta quarta (6) e em "O Livro das Listas - Referências Musicais, Culturais e Sentimentais de Renato Russo", lançado recentemente pela Companhia das Letras. Seguindo a linha já adotada em outras grandes exposições no MIS, como a de David Bowie, investiu-se em uma mostra imersiva na obra de Renato, líder da cultuada Legião Urbana. No total, são cerca mil itens do compositor, distribuídos em nove seções, incluindo objetos p…

Paulo Gomes concorre ao prêmio de literatura infantil Sylvia Orthof com o livro "Gandu e o amuleto de Mirã"

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Capa do livro de Paulo Gomes, primeira publicação individual do cearense, voltada ao público jovem A paixão pela literatura começou ainda na infância quando Paulo Gomes, 23, limitava-se a ler e acalentar o sonho de um dia se tornar escritor. "Desde criança, sempre li muito e gostava também de anime e magia", lembra o jovem que, ainda na adolescência, aos 13 anos, começou a esboçar o projeto do primeiro livro, que se tornaria realidade em abril deste ano. Agora, a estreia de Paulo Gomes no universo literário com o romance de aventura "Gandu e o amuleto de Mirã", publicado pela editora Fragmentos, de Curitiba, garantiu sua participação no prêmio nacional de literatura infantil Sylvia Orthof. A divulgação dos vencedores está marcada para 11 de outubro. A promoção é do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Biblioteca Nacional, e o prêmio é no valor de R$ 30 mil, explica Paulo Gomes, que não esconde a expectativa. A publicação, que conta …

Os encantos do deserto das águas

Imagem
por Marlyana Lima - Editora As cachoeiras, dunas, chapadões e rios de águas cristalinas que embelezam o Parque Estadual do Jalapão, no leste do Estado do Tocantins, a cerca de 300 quilômetros da capital Palmas, estão entre os "segredos" mais bem guardados do ecoturismo brasileiro. Em breve, porém, as paisagens desse destino ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros vão começar a invadir a telinha e certamente encantarão milhões de telespectadores, já que suas principais atrações servirão de cenário para a nova novela da Rede Globo, "O Outro Lado do Paraíso". Para atender a demanda dos que desejam conferir de perto aquilo que o Brasil vai ver nas cenas do folhetim a partir de outubro, algumas agências estão reforçando os pacotes de viagem. É o caso da Visual Turismo e da Descubra Turismo, operadoras que oferecem expedições que podem durar até uma semana, com direito a hospedagem no parque tocantinense. Há pacotes com diferentes passeios e preços a partir de R…

"It: A Coisa" faz nova leitura do personagem criado por Stephen King

Imagem
Um dos filmes mais esperados de 2017 pelos fãs do gênero terror chega aos cinemas nesta semana. "It - A Coisa" estreia nesta quinta-feira, 7 de setembro, em todo o Brasil. Em Fortaleza, cinco cinemas exibirão o filme em sessões de pré-estreia, que acontecem um dia antes do lançamento oficial. Do mesmo diretor de “Mama”, It é uma adaptação do livro homônimo do escritor Stephen King. A publicação, considerada uma das mais importantes obras do autor e do gênero terror, já foi adaptada para TV em 1990. Leia tambémAdaptação do clássico “It - A Coisa”, de Stephen King, ganha trailer. O shopping Iguatemi disponibilizará duas sessões, sendo uma dublada e outra legendada. Já o North Shopping e o North Shopping Jóquei terão apenas sessões dubladas, o primeiro com uma sala e o segundo com duas. No RioMar Kennedy o filme também será exibido apenas em versão dublada, mas com dois horários disponíveis. No shopping Parangaba um horário estará disponível para exibição. Confira todos os hor…

Coluna À procura da poesia: As flores do mal – parte II

Imagem
Por Talles Azigon* “Poesia é o que se perde na tradução”  Robert Frost
Na primeira parte de nossa conversa sobre Baudelairefizemos uma proposta de experimentar a poesia, relaxar um pouco dessa perspectiva do texto em prosa na qual sempre buscamos entender os sentidos (ou decodificar as mensagens). No caso do poema, propomos uma leitura como se fosse um quadro; primeiro você percebe as cores, depois as formas, o jogo de luz/sombra. Só depois vá apalpando as sugestões de sentidos que ele nos oferece. Quando o livro é de poemas traduzidos, o caso das Flores do Mal, temos uma “possível barreira”. Você não está lendo necessariamente o poema escrito, mas uma espécie de versão dele. Afinal de contas – se esse lance de poema é tão “de sentir” “de ver” – cada idioma tem seus materiais próprios na composição de suas tintas. Um exemplo, eis dois poemas da Flores do Mal com traduções diferentes: O Inimigo A mocidade foi-me um temporal bem triste, Onde raro brilhou a luz d’um claro dia; Tanta chuva caiu,…

Conheça personagens importantes na independência do Brasil

Imagem
Da Agência Brasil Neste 7 de setembro, a Rede Nacional de Rádio apresenta série especial que conta a história de personagens importantes no processo de independência do país. Intitulada Heróis e Heroínas da Independência, a série traz dez programetes sobre brasileiros e brasileiras que tiveram atuação decisiva no processo de emancipação do país.  Todo o material pode ser reproduzido, de graça, por qualquer emissora de rádio do país.  A série também será veiculada na programação da Rede Nacional de Rádio, distribuída via satélite, pelo mesmo sinal da Voz do Brasil, até o dia 8 de setembro, às 14h03 e às 18h.  Conheça aqui brasileiros e brasileiras que foram importantes para a independência do Brasil:  Sepé Tiaraju - No final do século 18, o índio guarani despontou como líder das forças missioneiras na Guerra Guaranítica pelas terras do Sul do país. Tinha horror à escravidão e até hoje é venerado como santo no Rio Grande do Sul. Frei Caneca - Foi um dos principais líderes da Revolução Pern…

7 de setembro: Independência do Brasil e 23º Grito dos Excluídos

Imagem
Brasília (RV) - Neste 7 de setembro, data na qual oficialmente se comemora a independência política do Brasil, se realiza em todo país o 23º Grito dos Excluídos que, este ano, tem como lema “Por direitos e Democracia, a luta é todo dia” e tema “Vida em primeiro lugar”, pelos quais, segundo a Coordenação Nacional, quer chamar a atenção da sociedade para a urgência da organização e luta popular frente à conjuntura em que o país vive hoje. Em coletiva de imprensa, realizada dia 31/08, na sede do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em São Paulo, o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino disse que o Grito acontece em um momento em que o país vive uma crise ética na política por parte dos governantes e autoridades. O bispo disse que os parlamentares estão de costas para o povo, não ouvem os gritos da população, sobretudo dos segmentos que estão à margem da sociedade. O bispo, representante da Comissão Episcopal pastoral para a Ação soc…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil