Postagens

Mostrando postagens de Agosto 12, 2016

PADRE GEOVANE SARAIVA, 28 ANOS DE PADRE

Imagem
Jardel Silveira* Neste dia 14 de agosto de 2016 comemoramos os 28 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Geovane. Sacerdote bom, presente, humilde, alegre, tão alegre  e animado o é, a ponto de manter vivo e muito vivo, dentre todos os trabalhos pastorais, o Serviço de animação Vocacional (SAV). É dessa forma que ele grita o Evangelho com a própria vida, sempre disponível para ser consumido pelas pessoas, sendo de todos para não ser de ninguém. São indeléveis as marcas da espiritualidade que o Pe. Geovane imprimiu em seu rebanho, em especial, a espiritualidade de Dom Hélder e do Irmão Charles de Foucauld, ou seja, uma espiritualidade de fato inspirada no Evangelho da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre voltada diretamente para os nossos irmãos menos favorecidos, para aqueles por quem ninguém chora. 
Percebemos uma empatia notável entre as ideias do Pe. Geovane e do Papa Francisco, isso fica muito claro no zelo que o Pe. Geovane tem ao se referir ao Santo Padre, além disso, as ações…

Pai

Imagem
Gonzaga Mota*
O pai e a mãe representam o que de mais relevante existe para uma pessoa: a família, grupo social básico da sociedade. Todos nós enfrentamos problemas, lutamos para vencer na vida e, com certeza, em qualquer circunstância contamos sempre com a solidariedade e o apoio de nossos pais. O pai, na maioria das vezes, é mais austero e inflexível do que a mãe, mas ambos externando, na mesma intensidade, o sentimento maior do amor. Ele, geralmente, pensa que dá a última palavra, no entanto sempre é a mãe a principal orientadora e conselheira dos filhos. Aí está o sentido de família. Uma família bem constituída, onde prevalece o amor, é fundamental para a educação dos filhos. Como todos os que já perderam seu pai, tenho muita saudade do meu Fernando. Sua ingenuidade e dedicação, seu caráter honesto e generoso, mostraram aos dez filhos o caminho da humildade e do respeito ao próximo. Dizia que, “o amor é aquele inserido no coração e a felicidade é viver sem ódio”. As rugas surgiram…

HOMENAGEM AOS PAIS

Imagem
Julio Lossio*

Pai, eu sou daquele tempo 
O Dia dos Pais se aproxima e a saudade do meu velho, começa a bater forte em meu peito. Quero falar com ele e ouvir seus dizeres monossilábicos, que ainda “hoje eu guardo e sei de cor¨. Só tem um jeito – o túnel do tempo. Decidido embarco numa viagem ao passado, para encontra-lo, pois eu sou daquele tempo. Sou do tempo que pai, era o SENHOR e pedir a BENÇÃO era a saudação obrigatória. Que todos sentávamos na mesa no horário marcado e só nos levantávamos, depois que o pai saia. Que uma palmada bem dada educava, pois era gesto de amor, para construir a cidadania ou, quando uma palavra dita na hora certa era maior, que uma surra de chicote. Pai, a minha foi RESPONSABILIDADE. Sou do tempo que, à noite, após o Repórter Esso, nos reuníamos na calçada e você nos ensinava, que era ética e moral. Sou do tempo pai, que professora era a SENHORA, que nos levantávamos, quando entrava na sala. É pai sou do tempo do respeito, da ética e da hierarquia. Hoje pa…

A VIDA É VOCAÇÃO

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O mês de agosto, na Igreja do Brasil, é chamado de mês vocacional. Nossa atenção quer se voltar para os nossos queridos seminaristas, suplicando ao bom Deus que tenham, diante dos olhos, mente e coração, a terna imagem de Jesus, o Bom Pastor, confiando, acreditando e oferecendo-lhe, na mais absoluta convicção, a própria vida, não se deixando bloquear pelos problemas do egoísmo e do orgulho do pequeno mundo, que ficou para trás, mas esperançosos de que o Reino é infinitamente maior. Sempre é bom lembrar Dom Helder, no conselho do Pai: “Padre e egoísmo nunca podem andar juntos. Padre tem que se gastar e se deixar devorar”. O projeto de Deus a respeito da humanidade deixa claro que a vida é vocação, é um chamado que implica em uma resposta generosa, a partir da escuta interior. A pessoa procura responder, dia após dia, com um apelo que vai dar-lhe sentido e iluminar toda a sua existência, consciente sempre de que o chamado é pessoal, onde Deus espera ouvir um “sim…

Paul McCartney vai desacelerar ritmo de shows

Imagem
O cantor continua sendo um dos artistas com maior poder de atração de público do mundo.


Paul McCartney se apresenta em Paris, no dia 30 de maio de 2016 Paul McCartney tem mantido uma agenda de shows lotada nos últimos anos, mas a lenda dos Beatles, de 74 anos, disse que talvez tenha que desacelerar em breve. Perguntado pela revista Rolling Stone se ele poderia se imaginar fazendo turnês da mesma forma aos 80 anos, McCartney respondeu: "Inimaginável - e inapropriado". Mas McCartney acrescentou que, quando tinha 17 anos, ele achava que um rapaz de 24 anos da escola de arte do seu companheiro de banda John Lennon era velho. "As pessoas dizem que a idade é um número. É um grande número quanto mais velho você fica", disse ele na entrevista publicada na quarta-feira. "Mas se isso não interferir, eu não me incomodo. Você pode ignorar isso. É o que eu faço", disse ele. McCartney disse recentemente em uma entrevista que ele começou a beber mais do que o normal e qu…

Falta de delegacias 24 horas prejudica Lei Maria da Penha

Imagem
As delegacias existentes funcionam somente no horário comercial. A Lei Maria da Penha completou uma década sem que uma de suas principais metas fosse cumprida: a instalação de delegacias 24 horas para atendimento especializado e multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.
Os espaços são importantes principalmente diante do preconceito que as vítimas sofrem e da dificuldade de serem convencidas a prestar a queixa, de acordo com as participantes da 10º Jornada Maria da Penha, painel realizado hoje (11) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sob coordenação da ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia.
As delegacias existentes funcionam somente no horário comercial, de segunda a sexta. A primeira com atendimento em 24 horas passará a funcionar em São Paulo apenas no fim deste mês.
"Será que os homens combinaram com as autoridades que vão parar de agredir suas mulheres após as 18h e nos fins de semana?", ironizou a delegada Martha Rocha, deputada estadual do Rio …

Acordo de Paris para redução de mudanças climáticas é aprovado no Senado

Imagem
O tratado estabelece metas individuais de cada país para a redução de emissões de gases de efeito estufa. O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de decreto legislativo transformando em lei as regras estabelecidas no Acordo de Paris, assinado pelo Brasil e mais 194 países na capital francesa, no fim do ano passado. O acordo trata de medidas para reduzir as mudanças climáticas, tendo sido aprovado inicialmente, nesta manhã, na Comissão de Relações Exteriores da Casa. O projeto segue agora para promulgação, quando finalmente as regras terão força de lei em território brasileiro.
O pacto firmado pelas nações quer limitar as mudanças climáticas ao estabelecer metas para frear o aumento da temperatura no mundo. O tratado tem força de lei internacional, com obrigações e recomendações aos países signatários. Cada país deve ter sua própria meta para reduzir emissões poluentes. Para entrar em vigor, é necessário que ao menos 55 países, responsáveis por, no mínimo, 55% das emissões glo…

Biblioteca de SP mistura literatura e culinária em evento neste sábado

Imagem
A Biblioteca do Estado de São Paulo promove, neste sábado (13), uma nova edição do evento Viagem Gastronômica, que mistura cozinha com literatura. O tema da vez será a obra "Como Água para Chocolate", da escritora mexicana Laura Esquivel. A entrada é gratuita.
A obra aborda a comunicação e os segredos da vida e do amor pelo ponto de vista culinário, com temperos e aromas mexicanos. Durante a atividade, a historiadora Dolores Freixa irá compartilha informações sobre a obra, a autora e sua região de origem.
A atividade será encerrada com a degustação de dois pratos que fazem parte da obra: guacamole, prato mexicano feito à base de abacate, e o bolo chabela, que leva recheio de damasco. Eles são supervisionados pela professora de culinária Solange Botura.
Serviço Viagem Gastronômica: “Como Água Para Chocolate”, de Laura Esquivel Data: 13 de agosto, sábado Horário: 15h30 Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, próximo à Estação Cara…

Professor usa 'Pokémon Go' para ensinar geografia em Rio Preto

Imagem
Ele diz que ensina os alunos a compreenderem mapas com o jogo. Na última segunda-feira (8), ele foi para as ruas da cidade com os alunos.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Após pesquisa de campo, alunos montaram mapas em sala de aula (Foto: Divulgação)











Um professor de geografia de São José do Rio Preto (SP) tem aproveitado a febre "Pokémon Go" para ensinar sua disciplina aos alunos. Leandro Ferreira, de 34 anos, professor do 3º ano da Escola Municipal Professora Regina Mallouk, diz que analisou o game para ensinar seus alunos a lerem e compreenderem mapas. Na última segunda-feira (8), ele foi para as ruas com os alunos. "Os alunos não podem trazer celular para a sala de aula, mas neste dia os pais e a escola autorizaram. Fomos às ruas divididos em grupos para mapear o entorno da escola. Colocamos no mapa pontos de ônibus, telefones públicos, casas dos alunos, supermercados e, é claro, pokestops e locais mais comuns para o aparecimento de pokémons", diz. Ferreira conta que é …

Sem verba, universidades públicas podem ficar sem internet

Imagem
Entidade que faz conexões tem recursos para manter serviço até setembro. Ministérios que bancam os custos dizem que o repasse será feito 'em breve'. Renata Victal Do G1 Campinas e Região
Sem recursos, o trabalho desenvolvido no Centro de Tecnologia da USP e em todas as universidades do país podem ficar sem conectividade (Foto: Divulgação/Centro de Tecnologia da USP ) Embrapa, Fiocruz, universidades federais, estaduais, centros de pesquisa, laboratórios e todo o sistema de ciência tecnologia e inovação do Brasil  podem ter suas conexões de internet interrompidas em setembro. Isso porque a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não recebeu do Governo Federal nenhum centavo dos R$ 136 milhões previstos em seu orçamento deste ano e não há mais dinheiro em caixa para manter toda essa estrutura. Localizada na Unicamp, em Campinas (SP), a RNP é responsável por fornecer internet de alta velocidade a 739 instituições de ensino e centros de pesquisas. No curto prazo é preciso liberar recu…

Papa almoça com refugiados sírios no Vaticano

Imagem
Francisco recebeu desenhos das crianças. Em troca, pontífice entregou alguns brinquedos.
O papa Francisco convidou 21 refugiados sírios, que foram levados à Itália depois que ele os visitou na Ilha de Lesbos, na Grécia, em abril, para um almoço nesta quinta-feira (11) em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta. Em troca, pontífice entregou alguns brinquedos para crianças (Foto: L'Osservatore Romano/Pool Photo/AP) De acordo com o novo porta-voz do Vaticano, Greg Burke, os convidados foram famílias que recebem assistência da Comunidade Santo Egídio, em Roma. O pontífice almoçou com o grupo e conversou sobre "o início da nova vida na Itália". Em agradecimento, Francisco recebeu desenhos feitos pelas crianças, e elas receberam dele alguns brinquedos. No encontro, também estiveram presentes o substituto da Secretaria de Estado, o arcebispo Angelo Becciu, o fundador da Comunidade Santo Egídio, Andrea Riccardi, o comandante do corpo da Gendarmaria, Domenico Giani, e dois g…

Sobrevivente de acidente de avião ganha prêmio milionário na loteria

Imagem
BBC Brasil
Image copyrightKHALEEJ TIMESImage captionKhadar diz que Deus deu a ele uma segunda vida Um sobrevivente de uma queda de um avião está sendo considerado o homem mais sortudo do mundo após ganhar US$ 1 milhão (R$ 3,13 milhões) na loteria. O indiano Mohamed Basheer Abdul Khadar, de 61 anos, era um dos 300 passageiros e tripulantes de um voo da Emirates Airlines que derrapou na aterrissagem no aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes, em 3 de agosto, e explodiu após todos desembarcarem. Seis dias depois, ele foi o vencedor da loteria Dubai Duty Free Millennium Millionaire. Khadar estava voltando da Índia para Dubai, onde ele trabalha, após um feriado. Ele planejava se aposentar em dezembro passado após trabalhar por 36 anos em uma concessionária de carros, mas seus empregadores o persuadiram a continuar no emprego por mais um ano, segundo o jornal The Khaleej Times. Image copyright

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA