Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 18, 2019

PODCAST: São Lucas Evangelista

Por Pe. Geovane Saraiva

Desenvolvimento eficaz

Por Gonzaga Mota*
Segundo Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia de 1998, "a privação de liberdade econômica pode gerar a privação de liberdade social, assim como a privação de liberdade social ou política pode, da mesma forma, gerar a privação de liberdade econômica". Esta observação do economista indiano leva-nos a refletir sobre a importância dos três eixos que servem de apoio à sustentação de uma sociedade livre e democrática. De nada adianta um país ser forte do ponto de vista econômico e sua população viver em condições precárias e sem liberdade política. Seria fundamental alcançar a cooperação entre governo, sociedade e setores empresariais e trabalhistas. O desenvolvimento integrado e sustentável somente ocorrerá na medida em que haja uma participação responsável dos diversos segmentos da sociedade. No caso brasileiro, é urgente a necessidade de programas e ações estruturantes que promovam o investimento e consolidem os direitos sociais básicos. Sem crescimento econôm…

Movimento Vidas realiza seminário com Jackson Sampaio e Bráulio Bessa; inscreva-se

O evento acontece na tarde da segunda-feira, 21/10, no Teatro São José
Sistema Verdes Mares realiza o Movimento Vidas, um projeto que tem como objetivo esclarecer sobre os prejuízos relacionados ao uso abusivo do álcool e o perigo de outras drogas, investindo na informação em escolas públicas com palestras e por meio de oportunidades de diálogo com os estudantes, público-alvo desta grande iniciativa. O Movimento Vidas é uma realização do Sistema Verdes Mares com o patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e apoio da Câmara Municipal de Fortaleza. Para iniciar as atividades do Movimento Vidas, será realizado nesta segunda-feira, 21/10, seminário de formação no Teatro São José, em Fortaleza, com palestra do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, que falará para professores, pais, alunos e lideranças de diversas áreas da capital envolvidos no projeto, com intuito de promover a orientação, prevenção e conscientização contra o uso abusivo de drog…

Viva a Flup Mar!

A iniciativa ganha ainda mais relevância e necessidade nos dias atuais, em momento de cena conturbada, de manifestação de atos de censura O MAR jamais seria indiferente, contrário ou insensível à força da FLUP (Divulgação)
Eleonora Santa Rosa**
O Museu de Arte do Rio – MAR tem a honra e alegria de acolher em seus espaços a oitava edição da FLUP – Festa Literária das Periferias, seja por sua importância estratégica, conceitual e cultural para a cidade do Rio de Janeiro, seja por sua exemplaridade e significado no cenário nacional.
A iniciativa ganha ainda mais relevância e necessidade nos dias atuais, em momento de cena conturbada, de manifestação de atos de censura, de perseguição religiosa, de discriminação crescente, de homofobia, de caça ao pensamento, à liberdade de expressão, de corte orçamentário nos campos da educação, cultura, meio ambiente e ciência e tecnologia, da retração de investimentos no campo social e na mitigação da pobreza, do retrocesso das políticas públicas de dir…