Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2017

Casarão no centro de Quixadá guarda o memorial de Rachel de Queiroz

Imagem
Todas as terças-feiras, o Jornal Jangadeiro exibe uma série de reportagens dentro do projeto “Caminho para as Águas”, uma realização do Sistema Jangadeiro de Comunicação. Na matéria desta terça-feira (18), é mostrado o recanto predileto da escritora Rachel de Queiroz, a fazenda “Não Me Deixes”. Ela fica na cidade de Quixadá, a 158 quimômetros de Fortaleza. É uma fonte de inspiração que povoa o imaginário do nordestino até os dias de hoje. Uma casa de móveis simples, cômodos amplos e cozinha com fogão a lenha, era onde a Rachel de Queiroz passava os dias quando estava no Ceará. Veja todos os detalhes na matéria do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeira/SBT: Veja outros vídeos do Jornal Jangadeiro. Tribuna do Ceará

Inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura vão até esta quinta-feira

Imagem
Escritores e editoras tem até esta quinta-feira (20) para inscrever obras literárias publicadas em 2016 na 10ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais conceituados do gênero no país. O regulamento completo está disponível nos sites do Prêmio e da Secretaria da Cultura. O prêmio contempla duas categorias: “Melhor Livro do Ano” e “Melhor Livro do Ano – Autor Estreante” – esta última dividida em duas modalidades “Autores com Mais de 40 Anos de idade” e “Autores com Menos de 40 Anos de idade”. As obras concorrentes são de ficção, no gênero romance, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição mundial no Brasil em 2016. O Prêmio São Paulo de Literatura é o maior do país em valor de premiação individual: R$ 200 mil para o Melhor Livro do Ano e R$ 100 mil para cada autor estreante nas submodalidades +40 e -40. O concurso se destaca também por reconhecer os grandes nomes e os novos talentos da literatura contemporânea. Tribuna do Ceará

Escritora dialoga com moradores de rua nesta quarta

Imagem
Bienal do Livro terá escritora dialogando com moradores de rua, nesta quarta, às 19h30, na Praça do Ferreira. Nesta quarta-feira, 19/4, a programação da Bienal Fora da Bienal, integrante das atividades da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, tem a escritora, bailarina e contadora de histórias Kiusam de Oliveira, de Santo André-SP, às 19h30 na Praça do Ferreira, em diálogo com os moradores de rua do Centro de Fortaleza. Professora universitária no Espírito Santo, doutora em Educação, mestre em Psicologia e especialista em temas étnico-raciais, Kiusam de Oliveira tem quatro livros lançados, com destaque para o tema direitos humanos, para o movimento negro e para o combate ao preconceito. A autora é também contadora de histórias e professora de danças afro-brasileiras. O diálogo com os muitos moradores de rua na Praça do Ferreira promete ser um momento marcante para todos, como vem acontecendo nas diversas ações da Bienal Fora da Bienal, que já incluíram presença do ator e escritor…

VII Encontro dos Agentes de Leitura na Bienal

Imagem
Mais de 100 agentes de leitura de 32 municípios do Ceará participam de encontro na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará O VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará teve início na tarde desta segunda-feira, 17/4, durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. A programação teve início com a palestra do consultor e militante do livro e leitura José Castilho e presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba; da secretária adjunta da Cultura, Suzete Nunes; da escritora Marina Colasanti e da coordenadora geral da Bienal, Mileide Flores. Participaram da atividade mais de 100 agentes de leitura provenientes de 32 municípios do Estado. O momento foi de reflexões e muito aprendizado, também com aula da professora Valdenice Barbalho e encerramento com performance do ator Ricardo Guilherme. A programação do encontro continua nesta terça-feira, 18/4, na Bienal. Logo no início, José Castilho pediu para que os agentes de …

Atividades desta quarta-feira (19) da Bienal do Livro do Ceará primam por diversidade de recortes temáticos

Imagem
Neste sexto dia da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, as atividades programadas oferecem uma variada gama de opções para os amantes da literatura e das artes em geral, algo que serve como extensão do que já está ocorrendo na programação desde o último dia 14, quando se iniciou o evento. Integrando o roteiro da Bienal fora da Bienal, dois momentos acontecerão em diferentes espaços do Estado. Um deles ocorre, das 9h às 10h, no campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção. Trata-se do Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa, com a participação de nomes nacionais e internacionais e mediação de Manoel Casqueiro (Guiné-Bissau). Também na Universidade, as conferências "A resistência da palavra nas literaturas africanas de língua portuguesa", às 14h, e "Mulheres, Literatura e Resistência", às 16h, devem aprofundar questões referentes ao contexto social que envolve o ato de escrever. Já aqui,…

Iphan disponibiliza fotos antigas do patrimônio de Icó

Imagem
Icó. Pesquisadores e moradores desta cidade, no Centro-Sul do Ceará, agora têm acesso a um conjunto de 164 fotografias, das décadas de 1940 e 1970. Casarões, sobrados, igrejas, praças, ruas, a antiga Casa de Câmara e Cadeia e o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, formam o rico acervo do sítio histórico, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi o próprio Iphan que disponibilizou o acervo raro dos registros fotográficos. As fotos e as informações detalhadas de cada uma delas agora estão disponíveis na internet em um total de 36.821 documentos sobre o patrimônio histórico e cultural brasileiro, por meio da Rede de Arquivos do Instituto. De acordo com informações do órgão, as imagens da cidade são compostas da visita de João José Rescala a Icó, em 1941, quando existia o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), hoje Iphan; e da década de 1970, quando foi realizado estudo de tombamento para o conjunto históri…

Pai faz greve de fome por transplante do filho de 1 ano e 4 meses

Imagem
Há 15 dias, o carpinteiro José Gomes Soares, de 26 anos, está em greve de fome, sem tomar banho, acorrentado ao corrimão do prédio da Justiça Federal na Avenida Paulista, região central da capital paulista. O sacrifício, diz ele, só terá fim quando o filho Samuel, de 1 ano e 4 meses, for finalmente submetido a um transplante multivisceral. O menino nasceu com a síndrome de Berdon, doença rara que causa más-formações no trato digestivo. O problema exige um transplante de múltiplos órgãos, como estômago, intestino e fígado. Enquanto isso, o bebê consegue se alimentar apenas por meio de nutrição parenteral, infusão que leva os nutrientes diretamente ao sistema circulatório. "Ele nunca comeu pela boca desde que nasceu. E dá muita infecção por causa dessas sondas. A gente tem medo de perdê-lo antes de conseguir o transplante", diz Soares. Ainda em 2016, a família entrou na Justiça contra o Sistema Único de Saúde (SUS) para que o bebê tivesse auxílio no tratamento. Uma das possib…

Filme "Joaquim" tem pré-estreia no Cinema do Dragão nesta quarta-feira

Imagem
Ficção e realidade se misturam no roteiro do filme “Joaquim”, que aborda a história de Tiradentes expondo seus defeitos e ambiguidades, tornando-o um homem comum. A vida de Joaquim José da Silva Xavier é entrelaçada à formação das cidades brasileiras interioranas enquanto ele, a serviço de Portugal, viaja por Minas Gerais buscando contrabandistas de ouro. A pré-estreia do longa que tem direção e roteiro assinados por Marcelo Gomes, acontecerá nesta quarta-feira, 19, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para além da pré-estreia, a noite marcará o lançamento da nova marca do Cinema do Dragão, que encerra a parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco. “Joaquim” trata da transformação do brasileiro comum em rebelde anticolonialista que se tornou um grande nome da história brasileira e morreu em luta pelo País em 1792, como participante ativo da Inconfidência Mineira.
O longa é uma coprodução luso-brasileira com a REC Produtores (Brasil) e Ukbar Filme (Portugal) em associaç…

Um em cada dez estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil No Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, que são alvo de piadas e boatos maldosos, excluídos propositalmente pelos colegas, que não são chamados para festas ou reuniões. O dado faz parte do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, dedicado ao bem-estar dos estudantes. O relatório é baseado na resposta de adolescentes de 15 anos que participaram da avaliação. No Brasil, 17,5% disseram sofrer alguma das formas de bullying "algumas vezes por mês"; 7,8% disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos. Com base nos relatos dos estudantes, 9% foram classificados no estudo como vítima…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira