Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 13, 2019

Caminhos da Reportagem mostra busca de mulheres cordelistas por espaço

Os livretos de literatura de cordel já se enfileiravam em cordas nas feiras e praças do sertão nordestino desde o fim do século 19, mas foi somente em 1938, na Paraíba, que uma mulher se atreveu a disputar aquele espaço. Ainda assim, somente nos bastidores. Maria das Neves Baptista Pimentel, “para ser levada a sério”, precisou tomar emprestado o nome do marido Altino Alagoano. A trajetória de mulheres cordelistas é o tema do Programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar hoje (13) às 22h30, na TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Mais de 80 anos se passaram desde que Maria das Neves assinou como um homem o cordel “O Violino do Diabo ou o Valor da Honestidade”. A presença de mulheres nesse meio, no entanto, ainda é desafiador. Dos 40 poetas da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), cinco são mulheres. “O mundo do cordel era um mundo de homens”, diz Maria Rosário Pinto, integrante da academia. O programa As Cordelistas apresenta histórias como a da cearense D…

Confira programação da Bienal Internacional do Livro do Ceará

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará começa nesta sexta, 16, seguindo até o domingo, 25. Nesta segunda-feira, 12, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou a programação do evento. Serão dez dias de programação literária com cerca de 60 escritores - nacionais e internacionais - convidados.  Bienal Internacional do Livro acontece entre os dias 16 e 25 de abril Contemplando os mais variados públicos, a Bienal é um momento de construção de políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Espaços como o Café Literário, de convivência e promoção literária, bate-papo com autores e público e lançamentos; O Cordel, que reunirá cordelistas, repentistas, xilogravuristas e expressões da cultura do Cordel; o Letra de Mulher, com foco no debate sobre a mulher no campo editorial; o Juventude, para o público jovem; e o Leitura e Infância, com atividades para crianças, acontecem entre os dias do evento. Durante a Bienal, haverá, ainda, homenagem a três romances impor…

Obras de Monteiro Lobato e outros escritores estão em domínio público

Diversas obras literárias, nacionais e internacionais, estão disponíveis para distribuição Junto às mais 2 mil obras que estão em domínio público, foram incluídas, em janeiro deste ano, as obras de Monteiro Lobato, que em julho de 2018, completou 70 anos de sua morte. O escritor brasileiro autor do universo do Sítio do Picapau Amarelo deixou um vasto acervo de publicações que, desde o dia 1º de janeiro deste ano, estão em Domínio Público. “Reinações de Narizinho”, “Memórias de Emília”, “Caçadas de Pedrinho” entre outros títulos de Lobato estão disponíveis livremente sem que seja necessário pagamento ou autorização de familiares para a distribuição. Assim como as obras de Monteiro Lobato já estão disponíveis para qualquer cidadão, os livros de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Aluísio Azevedo, José de Alencar, Euclides da Cunha e de muitos outros autores também podem ser acessados livremente, pelo site Domínio Público. A explicação para que diversos títulos estejam em Domínio Público…

Sérgio Rodrigues conversa sobre o ofício da escrita

Autor mineiro participa do Sempre um Papo hoje em BH, quando fala sobre 'A visita de João Gilberto aos Novos Baianos', seu livro de contos mais recente.

O mineiro radicado no Rio de Janeiro, Sérgio Rodrigues fala com humor sobre escritores. (Cia das Letras/Divulgação)
Por Pablo Pires Fernandes
Repórter DomTotal
Depois de o brilhante romance O drible, o jornalista e escritor Sérgio Rodrigues lançou o livro A visita de João Gilberto aos Novos Baianos, com seis contos e um folhetim. Com temas e linguagens distintas entre si, o escritor passeia por diferentes episódios da ficção e da realidade, fundindo elementos concretos de um e de outro à sua criatividade.
O pai da bossa nova divide uma moqueca com os Novos Baianos à sobra da visão de um disco voador; Capitu, personagem do clássico Dom Casmurro, revela seus momentos íntimos, um padre acompanha angustiado a trama dos inconfidentes mineiros. São três textos bem diferentes, mas que carregam em comum o domínio de linguagem e o humor.…

Sim, a amizade pode te transformar

Nada substitui a verdadeira amizade, que é um vínculo tão poderoso quanto inspirador Certa vez, São Bernardo de Clairval escreveu: “É um grande apoio nesta vida ter um amigo que você ama de todo o coração (…) Nós confiamos a ele, sem hesitação, toda a intimidade de nossa alma (…) As duas almas são agora uma só ”. Nada substitui a verdadeira amizade, que é um vínculo tão poderoso quanto inspirador, nascido de um encontro às vezes semelhante ao amor à primeira vista. Nós frequentemente “caímos em amizade” através do que poderíamos chamar de admiração mútua. É por isso que esse relacionamento é tão precioso quanto o amor romântico. Os 3 critérios de amizade Boa vontade, reciprocidade e convivência: estes são os três critérios de amizade descritos por Aristóteles, às vezes chamado filósofo da amizade. Boa vontade consiste em amar a outra pessoa e desejar-lhe o melhor. É, nas palavras de Dostoiévski, “vê-lo como Deus o quer”. Esse laço de troca e comunhão é caracterizado pela reciprocidade…

O desafio de saber relevar

Assim como conceder o perdão, absolver os atos de alguém que indiretamente nos desapontou também é algo difícil Batizados, casamentos e festas de aniversários são ótimas ocasiões para rever amigos e parentes queridos e especiais. Por outro lado, podem também propiciar reencontros com pessoas que você, se pudesse escolher, preferiria nunca mais encontrar. Isso porque, ao longo da vida, acumulamos vínculos afetivos, desenvolvemos afinidades, tendemos a proteger, cuidar e defender nossas amizades. Mas situações alheias à nossa vontade podem abalar nossos relacionamentos. Levante a mão quem apoiou uma amiga que passou por uma decepção amorosa, mas que, depois de um tempo, reatou o relacionamento? Quem nunca presenciou uma discussão familiar que envolveu muitas injúrias, mas que, passados alguns meses, todos se reconciliaram? Nesses casos, todos se valeram do perdão, mas, para você que estava de fora e tomou as dores daquele que ama, livrar-se da mágoa pode ser algo difícil. Fatos assim a…