Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 26, 2016

O QUINZE

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Li O Quinze, o romance de estreia de Rachel de Queiroz, na adolescência. Na época, tudo parecia muito confuso, muito trágico, muito descolorido para uma alma adolescente tão cheia de cores dos mais diversos matizes. Ademais, não me sentia capaz de compreender aquela realidade sertaneja retratada com tamanha riqueza de detalhes, pois os olhos de garota nascida e criada na capital, não eram capazes de enxergar a magnitude daquela obra literária tão badalada e aclamada. Naquela época, ler um clássico da literatura brasileira, da lavra de uma escritora lendária como Rachel de Queiroz, parecia suficiente. Hoje, relendo o livro O Quinze com os olhos maduros, com a experiência de anos vividos no interior do Ceará, me deparei com um livro lindo e extraordinário. Foi como se o paraíso tivesse descortinado diante de mim. A metáfora pode ser exagerada, mas reflete o sentimento que a invoca. O relato vívido das agruras do sertão e do sertanejo na seca mais cruel que o…

Em visitas, estudantes lembram a ditadura no CE

Numa sala escura, cerca de dez adolescentes ouviram ontem relatos do professor aposentado Valter Pinheiro, de 71 anos. No local, ele foi mantido preso durante a ditadura militar, quando tinha 20 anos. O professor voltou lá para contar a própria história e manter viva nos adolescentes a memória daqueles que lutaram no período.  Os adolescentes foram levados à visita pela Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado (COPDH) como parte das ações voltadas ao tema. A visita causou arrepios e sentimento de medo e claustrofobia, relataram os estudantes. Na antiga cela, na sede da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), funciona o Memorial da Resistência. O prédio, na época, era a sede da Polícia Federal (PF).
Além do local, a rota dos estudantes do Liceu do Ceará incluiu o 23° Batalhão de Caçadores, a 10ª Região Militar e a sede da Secretaria da Saúde do Estado, onde funcionou a Subsistência da 10ª Região Militar. O roteiro do projeto Percursos da Memória e Verdade terminou no Museu d…

WhatsApp vai compartilhar dados com o Facebook

Facebook procura rentabilizar o serviço de mensagens gratuito, que tem 1 bilhão de usuários.


App modificou sua política de confidencialidade para compartilhar os dados dos seus usuários com sua matriz. O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou na quinta-feira que modificou sua política de confidencialidade para compartilhar os dados dos seus usuários com sua matriz, o Facebook, o que vai permitir um melhor direcionamento das mensagens publicitárias da rede social. O WhatsApp afirmou que testará esse compartilhamento nos próximos meses. "Ao conectar o número do seu telefone com o sistema do Facebook, o Facebook poderá fazer melhores sugestões de amigos e te mostrar anúncios mais relevantes", disse o serviço de mensagens em um comunicado. "Você poderá, por exemplo, ver uma publicidade de uma empresa com a que você já trabalha, em vez de uma da qual você nunca ouviu falar", acrescentou. Com esta estratégia, o Facebook procura rentabilizar o serviço de mensagens gratu…

Instituições de pesquisa desenvolvem projeto inovador de prótese ortopédica

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, em parceria com outras instituições, está desenvolvendo um projeto para a criação de próteses ortopédicas diferenciadas, com características mais parecidas com ossos humanos. Os materiais utilizados na prótese serão ligas de Nb-Ti (nióbio-titânio) e Ti-Nb-Zr (titânio-nióbio-zircônio), que serão confeccionadas sob medida, de acordo com cada paciente, por meio da manufatura aditiva, que é uma impressão 3D. A produção das próteses será feita por um dos processos da chamada manufatura aditiva, a fusão seletiva a laser, em que diversos materiais podem ser aplicados camada por camada, na ordem de micrômetros, para a fabricação de uma peça, sem a existência de um molde ou ferramenta. O processo funcionaria como uma impressão 3D, em que o desenho da prótese viria a partir de um computador. Com o método, pode-se trabalhar com diversas combinações de materiais, de acordo com a funcionalidade desejad…

Propaganda eleitoral começa hoje no rádio e na TV

Nas eleições deste ano, o período de propaganda foi reduzido de 45 para 35 diasAgência Brasil A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 25, em todos os estados, exceto no Distrito Federal, onde não há eleições para prefeito e vereador. Nas eleições deste ano, o período de propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias, com as mudanças provocadas pela minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015). O primeiro turno do pleito será realizado no dia 2 de outubro. A propaganda para os candidatos a prefeito será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio. Na televisão, os programas serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, de segunda a sábado. A nova norma acabou com a propaganda em bloco para o cargo de vereador. As inserções de candidatos a prefeito e a vereador serão veiculadas de segunda a domingo, ao longo das programações, das 5h à 0h.  Debates Nesta quinta-feira, 25, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as emissoras de rádios e televisão têm a palavra …