Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 7, 2020

Livro que inspirou o filme 'Adoráveis Mulheres' invade as livrarias

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S. Paulo
Livro que inspirou o filme Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de janeiro, Mulherzinhas invade as livrarias com pelo menos seis edições diferentes, sem contar as versões digitais, 150 anos depois de seu lançamento. Mulherzinhas foi publicado pela americana Louisa May Alcott (1832-1888), que foi abolicionista e feminista, em 1868 e teve uma continuação no ano seguinte. A obra acompanha quatro irmãs desde o primeiro Natal sozinhas, quando o pai está servindo na Guerra Civil, até a vida adulta. Novas edições de 'Mulherzinhas' chegam às livrarias Foto: Estadão Em uma enquete feita pelo programa The Great American Read em 2018, que somou 4 milhões de votos, Mulherzinhas foi considerado o 8.º melhor livro de todos os tempos na opinião dos leitores americanos. O melhor foi O Sol é Para Todos, de Harper Lee.   Ao longo de sua história, o romance ganhou adaptações para a televisão e teatro, viro…

Austrália incêndios: catástrofe sem precedentes

O presidente dos Bispos australianos, dom Mark Coleridge: "precisamos mais do que palavras, precisamos de ações concretas”. Silvonei José – Vatican News "A Austrália enfrenta uma catástrofe sem precedentes": foi o que disse o presidente dos Bispos australianos, dom Mark Coleridge, diante da perda de vidas, de hectares de terra devorados pelas chamas, de casas e cidades destruídas, do fumo que envolveu grande parte do país. Recordando os esforços heroicos dos bombeiros e a extraordinária resistência das comunidades diante da "força devastadora da natureza que mostra toda a nossa impotência", o prelado destacou que "as expressões de solidariedade são importantes, mas não suficientes". "Precisamos mais do que palavras, precisamos de ações concretas”. Muito trabalho foi feito pelos governos e pelos socorredores - reconheceu dom Coleridge -, e uma grande contribuição também foi dada pelas paróquias e organizações católicas, assim como pelas coalizões…

Estímulo às crianças pode ajudar o Brasil a criar novos leitores

No Dia do Leitor, especialistas destacam importância do hábito de ler Incentivar a leitura desde cedo pode ajudar o Brasil a aumentar o número de leitores, de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil. A estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular. Entre os motivos apontados estão a falta de tempo e a falta de paciência.  Hoje (7) é o Dia do Leitor, criado em homenagem ao suplemento literário do jornal O Povo, do Ceará, que ficou famoso por divulgar o movimento modernista cearense. O jornal foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.  Desde então, o Brasil melhorou as taxas de analfabetismo, mas ainda hoje enfrenta o desafio de fazer com que as pessoas tenham o hábito de ler. De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de 5 anos de idade não são leitores, o que significa que não leram nenhum livro nos últimos três meses.  A pesquisa mo…