Postagens

Mostrando postagens de Julho 16, 2018

Livro de Juliano Garcia Pessanha traz reflexões filosóficas e relatos

Imagem
por Maria Esther Maciel - Folhapress O filósofo alemão Friedrich Nietzsche é um dos personagens/ interlocutores/ inspiradores da obra híbrida do escritor Juliano Garcia Pessanha O que primeiro chama a atenção no livro "Recusa do Não-Lugar", de Juliano Garcia Pessanha, é a dedicatória: "Às goteiras e rachaduras, que escancaram a urgência". Inserida estrategicamente após a epígrafe do filósofo alemão Peter Sloterdijk - "Calamidades humanas, boa oportunidade para o ser!" -, não deixa de condensar o que se desdobra ao longo de nove capítulos. Trata-se de um livro heterogêneo, feito da mistura de reflexões filosóficas, relato autobiográfico, aforismos e apontamentos críticos sobre literatura contemporânea, no qual Juliano Garcia Pessanha cria uma relação de intimidade com o leitor para discorrer sobre filósofos, escritores e fatos traumáticos de sua própria vida. Mas longe de se ater aos desastres da existência, como fizeram muitos dos autores que evoca (entre …

Caixa Cultural recebe mostra de cinema peruano

Imagem
A 28ª edição do Cine Ceará se aproxima cada vez mais. O início oficial está marcado para o próximo dia 4 de agosto, mas programações prévias começam a dar o gostinho do festival. Depois da mostra especial dos Trapalhões, que está atualmente ocupando parte da programação do Cine São Luiz, foi anunciada pela organização do evento a lista de filmes que irão compor a Mostra de Cinema Peruana, marcada para começar ainda em julho, no dia 31, na Caixa Cultural. A cada edição, o Cine Ceará homenageia a produção cinematográfica de um país ibero-americano diferente. Após celebrar as filmografias de Portugal, México e Chile, por exemplo, o evento agora se debruça sobre a não tão conhecida produção do Peru. País que faz fronteira com o Brasil, ele não tem grandes nomes do circuito de cinema de autor ou mesmo do comercial. É diferente, por exemplo, das produções argentinas, chilenas e até uruguaias, que costumam chegar às telonas brasileiras. Na programação, serão 16 longas do Peru, majoritariame…

Obama visita família e inaugura centro para jovens no Quênia

Imagem
Ele estimou que o centro capacitará e educará a juventude local para que eles possam exigir dos políticos e fazer 'coisas notáveis que mudam o mundo'.


Obama chegou no domingo ao Quênia e, à tarde, reuniu-se com o presidente Uhuru Kenyatta e com o líder da oposição, Raila Odinga. (AFP/Arquivos) O ex-presidente americano Barack Obama visitou sua família queniana, nesta segunda-feira (16), sua primeira viagem desde 2015 ao país, onde deve inaugurar um centro para jovens. Em 2015, quando ainda era presidente, ele não visitou o vilarejo de sua família, pois seu era avião era grande demais para aterrissar em Kimusu, à margem do Lago Victoria. "É uma grande alegria estar de volta e reencontrar tantas pessoas que são da família para mim. Todo mundo é primo", disse, brincando, provocando o riso das pessoas. Obama chegou no domingo ao Quênia e, à tarde, reuniu-se com o presidente Uhuru Kenyatta e com o líder da oposição, Raila Odinga. Nesta segunda pela manhã, sob forte esquema…

No centenário de Mandela, cartas que ele escreveu na prisão viram livro

Imagem
Durante os 27 anos em que esteve preso, Nelson Mandela escreveu centenas de cartas, que agora, no ano do centenário do nascimento do líder da luta contra o apartheid, ganharam forma de livro na África do Sul para contar suas experiências atrás das grades. "Cartas da Prisão de Nelson Mandela" (título não oficial em português) reúne 255 mensagens escritas por "Madiba", como é conhecido popularmente no país natal e que completaria 100 anos em 18 de julho. Mandela escreveu as cartas entre o final de 1962 - logo antes de ser levado ao presídio de segurança máxima de Robben Island (Cidade do Cabo) - e 11 de fevereiro de 1990, dia em que voltou a ser um homem livre no prelúdio do desmantelamento do regime de segregação racial sul-africano. "Minhas queridas, mais uma vez, a nossa querida mãe foi detida, e agora tanto ela como o papai estão na prisão. O meu coração sangra ao pensar nela sentada em alguma cela policial longe de casa, talvez sozinha e sem ninguém com qu…

Em minoria, mulheres buscam liderar negócios de inovação e tecnologia

Imagem
O crescimento no número de startups do Brasil nos últimos anos tem chamado a atenção para a liderança de mulheres no setor. Apesar das empreendedoras representarem pouco mais de 10% das comandantes das startups, seus empreendimentos têm gerado impacto significativo em alguns segmentos da economia. Empreendedorismo feminino foi um dos temas debatidos no Startup Summit, primeiro evento nacional de startups realizado em Florianópolis, nos últimos dias 12 e 13 de julho. Pesquisa da AssociaçãoBrasileira de Startups (ABStarups) aponta que 74% das equipes de startups são formadas por homens e quase 90% das empresas de inovação e base tecnológica são comandadas por eles. Cristina Bittencourt, cofundadora da Agriness, startup que gerencia soluções de gestão e melhoria de produtividade no mercado de suinocultura, já está há 17 anos no mercado. A empresa já atende 90% dos produtores de suínos do país e metade do mercado argentino. “Eu estava em dois setores resistentes, que é a tecnologia e o a…

Mais Visitadas

Cyberbullying: sofrimento causado através da tela

José, servo bom e fiel

STJ proíbe cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Bullycídio e as previsões no ordenamento jurídico