Postagens

Mostrando postagens de Outubro 6, 2017

20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_ VideoBrasil espelham crises da atualidade e apontam saídas

Imagem
por Roberta Souza - Enviada a São Paulo Lugar de pesquisa, de risco, de dissenso. É dessa forma que Solange Farkas, curadora do Festival de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil - cuja 20ª edição teve início no começo desta semana, em São Paulo - pensa o passado, o presente e o futuro do evento. Fazê-lo em um momento crítico para o País, "de obscurantismo pleno", sendo fiel à colocação da própria, é, sobretudo, um ato de resistência. E ganha fôlego diante de trabalhos produzidos sob contextos semelhantes, advindos do "sul do mundo". "Devemos resistir sim, com responsabilidade, com a qualidade do conteúdo que produzimos, com agendas positivas. E não começar a instaurar uma autocensura", pontua a curadora, lembrando que os artistas brasileiros já passaram por esse problema no período da ditadura militar. As críticas realizadas por parcela da sociedade aos trabalhos de arte contemporânea apresentados no Santander de Porto Alegre e no MAM-SP, no último mês de s…

Caridade

Imagem
Gonzaga Mota* Os sentimentos de solidariedade e amor com vista à busca da felicidade e ao propósito da vida são muito importantes. Por outro lado, o ódio, a falsidade, a inveja e a ambição são comportamentos incompatíveis com uma existência saudável. Ademais, é mediante a oração e a meditação que se encontram estados mentais positivos e se afastam os negativos. O que somos é consequência do que pensamos. O que alcançamos decorre de nossa fé em Cristo e da força da esperança. Como seria bom se nos dias de hoje os líderes mundiais e as pessoas que decidem e formam opinião, seguissem o pensamento de São Francisco(mensageiro da paz e da humildade). Sem dúvida, poderíamos afirmar que os direitos individuais se baseariam no princípio da liberdade, enquanto os direitos sociais seriam alicerçados na igualdade de oportunidades. A violência em todas suas formas - como o desemprego, a fome, a corrupção, o analfabetismo, a discriminação, a indiferença - leva a sociedade a um clima de perplexidade…

Festival de Teatro Infantil do Ceará começa hoje, em Fortaleza

Imagem
Nascido com a vocação para o teatro e mantendo estreita ligação com outras linguagens, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) começa hoje em Fortaleza com espetáculos que pretendem atingir várias idades e várias infâncias. As atividades também acontecem em Sobral, a partir de quarta-feira, 11. Para compor a programação, que é totalmente gratuita, serão recebidos grupos e artistas com diferentes origens: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Bósnia, Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Itália, Dinamarca. “Procuramos atender sempre o maior número de crianças e nosso olhar é sempre para as narrativas. Considerando os desejos, as frustrações da criança contemporânea. Dizendo não aos conteúdos infantiloides e a reprodução desse mercado. Trazemos para a criança o que tem de melhor, mais novo e mais profundo”, destaca Osiel Gomes, diretor do festival, ressaltando que ações formativas e lúdicas são desenvolvidas ao longo do ano como mecanismo de fomentar as produções lo…

Sítio arqueológico excepcional fica deserto no Curdistão iraquiano

Imagem
Muros de pedra calcária delimitam o que podem ser vestígios de um tempo de 2.000 anos de antiguidade. A antiga cidade de Qalatga Darband, no dia 1º de outubro de 2017, em Raniye, Iraque (AFP)
Ismael Nuraddini caminha entre os arbustos secos e para ao lado de um buraco na terra. Dois metros abaixo, muros de pedra calcária delimitam o que podem ser vestígios de um tempo de 2.000 anos de antiguidade.
Nesta jazida foram encontradas estátuas que poderiam confirmar nada menos do que a presença no local do grande conquistador Alexandre Magno e seu exército.
"Na primavera (no Hemisfério Norte), foram encontradas duas esculturas. Um homem e uma mulher. Uma se parece com Afrodite, deusa da beleza (e do amor). A outra poderia ser Alexandre Magno", explica Nuraddini, de 62 anos, apontando para o solo.
A descoberta é extraordinária, mas no sítio, onde há uma semana ainda ressoava o barulho de picaretas e pás, hoje impera o silêncio das pedras.
Como consequência do referendo de independên…

Facebook testa botão de 'contexto' para combater notícias falsas

Imagem
O novo recurso permitirá que os usuários vejam o contexto da fonte de uma notícia com um único clique, sem sair do Facebook. A iniciativa é a mais recente do Facebook para conter o fluxo de notícias falsas e desinformação. (Facebook/Divulgação)
O Facebook informou nesta quinta-feira que está testando um novo "botão" para permitir que os usuários obtenham mais contexto sobre a fonte de uma notícia, em mais uma tentativa de reduzir a desinformação na rede social.
O novo recurso permitirá que os usuários vejam o contexto da fonte de uma notícia com um único clique, sem sair do Facebook.
"Estamos testando um botão que as pessoas podem clicar para acessar facilmente informações adicionais sem precisar ir para outro lugar", disse um post no blog do Facebook assinado pelos gerentes de produtos Andrew Anker, Sara Su e Jeff Smith.
"A informação contextual adicional é puxada de todo o Facebook e de outras fontes", como a Wikipedia, acrescenta o texto.
"Ajudar …

Os 10 últimos vencedores do Nobel da Paz

Imagem
Presidente americano Barack Obama ganhou em 2009 por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. Nobel da paz premia personalidades e instituições que promovem o diálogo entre os povos. (Pete Souza/ TWH)
Seguem abaixo os 10 últimos premiados com o Nobel da Paz, concedido nesta sexta-feira à Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (Ican).
- 2017: Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (Ican) por seus esforços para acabar com este tipo de armamento.
- 2016: Juan Manuel Santos por seus esforços para acabar com meio século de guerra interna na Colômbia.
- 2015: Quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.
- 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.
- 2013: Organização para a Proibição de Armas Quí…

Maioria das crianças das classes D e E acessa internet apenas pelo celular

Imagem
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Pesquisa TIC Kids Online aponta que a maioria dos jovens de 9 a 17 anos das classes D e E acessa internet apenas pelo celularValter Campanato/Agência Brasil A maioria das crianças e dos adolescentes das classes D e E, pertencentes a famílias que recebem menos de 3 salários mínimos, acessa a internet exclusivamente pelo celular. Segundo a pesquisa TIC Kids Online, divulgada hoje (5) pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), 61% dos jovens de 9 a 17 anos nessa faixa de renda que, no período de três meses, usaram a rede ao menos uma vez fizeram o acesso apenas pelo telefone móvel. O índice cai para 12% entre crianças e adolescentes das faixas de renda mais altas, classes A e B. No total dos jovens, 37% acessam a internet apenas pelo celular. Enquanto 54% navegam no mundo virtual tanto pelos dispositivos móveis quanto pelo computador, apenas 7% acessam a rede exclusivamente por computador. De acordo com o estudo, em relação a toda a população com id…

Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares ganha Nobel da Paz

Imagem
Da EFE* Ativistas da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN, sigla em inglês) protestam contra uma base norte-americana em Alice Spring, Austrália, em setembro de 2016Arquivo/Tim Wright/EFE A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN, sigla em inglês) foi premiada, nesta sexta-feira (6), com o prêmio Nobel da Paz, anunciou o Comitê Nobel Norueguês, alertando sobre as "consequências humanitárias catastróficas" desses arsenais e pelos seus esforços para fazer um tratado que os proíbe. A informação é da agência EFE. Esta união de associações que estende por 100 países foi uma "força motriz" e um "ator líder da sociedade civil" do movimento contra as armas nucleares e juntou esforços para "estigmatizar, proibir e eliminar" este tipo de armamento, diz a argumentação do prêmio. O Comitê enfatizou o "sofrimento humano inaceitável" como um "argumento importante" para a proibição de armas…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira